Em Maracanaú, índio é morto; adolescente suapeito é apreendido horas depois

Mãe da vítima sofreu atentado em 2018.
O índio foi morto a pauladas e o corpo somente encontrado na manhã por outros ocupantes da reserva.


Um adolescente de 16 anos foi apreendido e confessou ter assassinado um índio da reserva indígena Pitaguary, no Município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na madrugada desta quinta-feira (7). Em depoimento na Delegacia Metropolitana, o menor disse que o crime deveu-se a uma discussão banal durante uma bebedeira. O índio foi morto a pauladas e o corpo somente encontrado na manhã por outros ocupantes da reserva localizada no bairro São João do Pitaguary.

De acordo com a Polícia, o adolescente foi detido horas após o crime e estava escondido não muito distante do local onde o corpo do índio Israel Basílio Guedes, 31 anos, foi encontrado em meio a uma poça de sangue. Ele recebeu várias pauladas na cabeça, conforma constatou a Perícia Forense do Ceará (Pefoce).  O caso está sendo apurado pelo delegado Jurandir Braga, titular da Delegacia Metropolitana.

O índio assassinado na madrugada desta quinta-feira era conhecido pelo apelido de “Neguinho da Madalena”, numa referência à sua mãe, a cacique Madalena, da tribo dos Pitaguary. Em 2018, a mulher também foi vítima da violência, sendo alvo de um atentado a tiros. A cacique Madalena ficou em estado grave, mas sobreviveu.

Em nota publicada em seu site nessa quinta-feira (7), a Federação dos Povos e Organizações  Indígenas do Ceará (Fepoince), lamentou o assassinato do índio Basílio.

Com as informações do CN7

Artigo_de_04_05_2020
A NÃO PRÁTICA DO ISOLAMENTO SOCIAL COMO DEVERIA, ESTAR VITIMANDO MUITOS MARACANAUENSES;
GRUPO  ROBERTISTA CADA VEZ MAIS É DESMASCARADO,  A SER INCAPAZ DE
DECRETAR MEDIDAS DE ACORDO COM A SITUAÇÃO DA CIDADE, COMO FISCALIZAÇÃO E PUNIÇÃO; ALIÁS, NADA AINDA DE REDUÇÃO DE SALÁRIOS E CORTES NAS SECRETARIAS E CÂMARA PARA AUXILIAR AS DEZENAS DE MILHARES DE MARACANAUENSES DE BAIXA RENDA E A SAÚDE
Percebe-se que muitas  pessoas só cumprem medidas e leis se forem monitoradas e até punidas. A gestão pública tem a obrigação estas ações, para o bem estar da população. Nada de se esconder atrás de uma máscara e jogar toda a culpa pra cima da população, dizendo que estão descumprindo o isolamento estadual. Enquanto aumenta  muito o número de mortos, infectados e casos suspeitos por novo coronavirus. NO QUE A GESTÃO MUNICIPAL AGE ERRADO? Em não ter medidas cabiveis.. Nada de usar a desculpa que é o Estado que determina o isolamento, pois a justiça federal determinou que os municípios  tem a liberdade de decretar medidas de combate à Pandemia de acordo com a necessidade da localidade. ENTÃO, PORQUE A PREFEITURA NÃO EVITA MUITA GENTE SEM MÁSCARA NAS RUAS,  ESTABELECIMENTOS E VISITAS? Parece que por falta de vontade de não seguir as medidas do opositor político, governador do Estado. Além disso, o grupo Robertista também é simpatizante ao Bolsonarismo. Não deu outra, a população maracanauense agora sofre muito. Com a taxa de letalidade na Pandemia quase o dobro da média nacional.  Correndo o sério risco de ter ainda dezenas de mortes e centenas de infectados. O QUE A PARTE DA POPULAÇÃO INDIGNADA PODE FAZER? Além de con tinuar dando bom exemplo, deve exigir mais ainda da gestão Robertista, nas redes sociais e imprensa. Como cortes nas secretarias, câmara e dos salários de milhares de servidores púbicos que não estão trabalhando, pra ter mais recursos na saúde, pra desinfecção das ruas e auxílio financeiro municipal as famílias de baixa renda como acontece em outras cidades. E também uma grande fiscalização nas ruas 24h. JORNALISTA 3a. VIA ESTÁ DE OLHO E EXPLICANDO TUDO A POPULAÇÃO, A CAMINHO DE UMA NOVA ERA EM MARACANAÚ A PARTIR DE 2021.


Comentários