Oportunidade! Faculdade da dicas pra arranjar emprego durante a Pandemia


É fundamental ter foco, disciplina, dedicação e estar empenhado para intensificar a busca de vagas e se destacar entre os concorrentes”, explica a analista de carreiras.


O atual cenário de pandemia do novo coronavírus impactou diretamente o mercado de trabalho. Enquanto alguns setores apresentam cenário positivo e aumentam as contratações, outros veem a necessidade de cortar custos, suspender contratos ou reduzir o salário de seus funcionários.

Para quem está em busca de uma nova posição no mercado de trabalho, transição de carreira, recolocação ou primeiro emprego, é importante estar atento às transformações e as novas exigências do mercado. Por isso,  a analista de carreiras da Unifametro, Marta Brandão, dá dicas valiosas para quem está buscando uma nova empreitada. “O atual momento exige que os profissionais tenham mais flexibilidade e estejam abertos às mudanças. Além disso, é fundamental ter foco, disciplina, dedicação e estar empenhado para intensificar a busca de vagas e se destacar entre os concorrentes”, explica a analista de carreiras. Confira as dicas:

Atualize seu currículo
Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, um currículo bem feito pode se tornar uma vantagem competitiva. Muitas vezes, o documento é o primeiro contato da empresa com o candidato e, por isso, deve ser claro, objetivo e focado na área em que você está buscando. Não deixe de destacar: objetivo profissional; experiências profissionais/acadêmicas; formação e/ou cursos complementares. Mantenha suas informações sempre atualizadas, organize as informações em tópicos e opte por um modelo de currículo neutro.

Como encontrar vagas?
O primeiro passo é avaliar quais suas áreas de interesse e fazer um levantamento de sites de emprego, consultorias e empresas em que você gostaria de trabalhar. Depois disso, acesse diariamente o site e as redes sociais dessas organizações para que você possa estar atento às oportunidades. E, mesmo que a oferta de vagas seja menor em decorrência da pandemia, tente manter sua autoconfiança.

LinkedIn 
O LinkedIn é uma rede social exclusiva para relações profissionais e, se usada de forma estratégica, pode ajudar o profissional na busca de novas oportunidades. A plataforma permite disponibilizar o currículo online, fazer busca de oportunidades, ampliar rede de contatos profissionais, além de permitir que empresas busquem por novos talentos. Mantenha suas informações atualizadas, ative o alerta de vagas e utilize palavras-chave que facilitem que os recrutadores o encontrem.

Amplie seus conhecimentos
Aproveite o momento para adquirir e expandir conhecimentos tanto na sua área de formação como conhecimentos para se manter atualizado diante das mudanças no mercado. Grandes instituições estão oferecendo cursos online, gratuitos e com certificados. Essa pode ser uma excelente oportunidade para você dar um up no seu currículo e ficar ainda mais preparado para o mercado de trabalho.

Soft skills (habilidades comportamentais)
As soft skills dizem respeito às habilidades comportamentais e sociais. Cada vez mais as empresas têm utilizado as competências comportamentais como critério na hora da contratação, visando admitir pessoas alinhadas aos valores e cultura da organização. Estas capacidades são muito valorizadas pelo mercado de trabalho e importantes em profissionais de qualquer área. Por isso, identificar e ampliar suas capacidades é tão importante quanto ter uma formação específica na área de atuação. Alguns exemplos de soft skills que são requeridas no mercado e que convergem com o cenário atual: flexibilidade, capacidade de se adaptar às mudanças , resiliência, resolução de problemas, inteligência emocional, proatividade, comprometimento, comunicação eficaz e relacionamento interpessoal.

Networking 
Construir, ampliar e cultivar sua rede de contatos é fundamental para se recolocar mais rápido. Colegas e chefes de empresas anteriores, colegas da faculdade, professores, pessoas que você adicionou e as empresas em que você gostaria de trabalhar são, neste momento, bastante importantes. Mas, para garantir que você seja lembrado quando alguém precisar de um profissional com seu perfil, é importante que sua rede de contatos saiba que você está buscando novas oportunidades. Essas são as dicas do Unifametro Carreiras nesse momento delicado que estamos vivendo.

Com informações do Tribuna do Ceará


Artigo_de_20_04_2020
A EXPLOSÃO EM MARACANAÚ COM GRANDE No. DE INFECTADOS, SUSPEITOS E DE MORTES, QUE QUADRUPLICOU,  PELO COVID-19, E O IMPACTO NAS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA, DEIXARAM A CIDADE ABALADA, NA 4a. SEMANA DE ISOLAMENTO; PODERIA TER SIDO EVITADO; A 1a. E 2a. VIAS CADA VEZ MAIS DEMOSTRANDO INCOMPETÊNCIA, DEMORARAM COM AS MEDIDAS DE COMBATE; DESSE JEITO OS MARACANAUENSES CďADA VEZ MAIS REPUDIAM-OS
O poder público tem que ter integrantes, instruídos, capacitados para buscar no dia a dia realizar uma gestão pública diferenciada. Com o tempo, percebe-se que são muitos os casos de filhos de  políticos, "que já deram o que darem", demostrarem que não dão certo. Famílias com ganância pra se perpetuarem no poder. Colocam a população nas mãos de familiares incapacitados  Em meio a uma crise como a Pandemia do Coronavirus o sofrimento é muito maior, na má gestão de filhos de políticos que estão longe de serem iguais seus genitores. Como acontece em Maracanaú que o chefe do poder executivo e dois deputados filhos de políticos que um dia se destacaram, agora todos não fizeram o que deveria, no combate do Covid-19. Agora a cidade é uma das mais infectadas do Estado e muito impactada com a crise econômica. SE AS MEDIDAS TIVESSEM INICIADAS EM MARÇO, MARACANAÚ ESTAVA DESSE JEITO?

Estava não! As barreiras sanitárias realizadas, só a partir da terceira semana de isolamento, não evitaram que muitos contaminados viessem pra Ceasa, empresas e outros lugares que continuaram tendo mobilidade local. A Prefeitura tivesse disponibilizado recursos para a compra de testes, dentre outras necessidades, ou o Estado tivesse sido mais cobrado pela 1a. e 2a. Vias. Estas parece não conhecerem a realidade de Maracanaú. Também moram fora. DIFERENTEMENTE DA 3a VIA QUE SEMPRE MOROU EM MARACANAÚ DESDE 1990. As famílias de baixa renda, que as crianças e adolescentes dependem da merenda escolar, só vieram receber uma ajuda da Prefeitura semanas depois do início do isolamento. Parece que as famílias não vão ter auxílio financeiro municipal como acontece em outras cidades. DÁ PRA CONTINUAR COM O GRUPO ROBERTISTA  E A VOLTA DO GRUPO JULISTA? Pois a 2a Via aliada ao Governador pouquíssimo fez. QUE LUTEMOS!!!

Comentários