Á 50km de Maracanau mais um açude sangra; fim de semana vai chover, diz a Funceme

Chove em mais de 100 municípios cearenses nas últimas 32h. A maior precipitação ocorreu em uma cidade da RMF, com 145 milímetros.


Ceará registrou chuvas em mais de 100 municípios no intervalo entre as 7h da quinta-feira (30) e as 7h desta sexta-feira (31), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação ocorreu no município de Redenção, na Grande Fortaleza, com 145 milímetros. Os dados ainda são parciais e podem ser atualizados no decorrer do dia.
Outro município que recebeu boas chuvas foi Palmácia, no Maciço de Baturité, com 113,2 milímetros. Com as precipitações, o açude Germinal, que já havia atingido a sua capacidade máxima na terça-feira (28), aumentou a sua lâmina de água em 41 cm nesta sexta-feira.
Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a válvula dispersora do açude teve que ser aberta. As águas correm, segundo a Cogerh, em direção ao açude Acarape do Meio, localizado na cidade de Redenção, distante 38 km de Palmácia. O Germinal foi construído em 2017, com 2,1 milhões de m³ de capacidade, e atende o município de Palmácia e localidades próximas. O açude serve, principalmente, para o abastecimento humano e perenização do rio Pacoti.
Chuva de 113 mm em Palmácia, no Ceará, aumenta o volume do Açude Germinal
Chuva de 113 mm em Palmácia, no Ceará, aumenta o volume do Açude Germinal

Transtornos em Fortaleza

Outras duas cidades registraram chuvas acima de 100 milímetros: Baturité (127 milímetros); Maranguape (112 milímetros) e Boa Viagem (105 milímetros). Em Fortaleza, a maior precipitação foi registrada no Posto do Pici, com 42,8 milímetros. A chuva deixou o Aeroporto Internacional Pinto Martins alagado e carros submersos na Avenida Heráclito Graça, no bairro Aldeota.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que a máxima em Fortaleza será de 31ºC e a mínima de 25ºC. A umidade mínima de 65% e máxima de 95%. A intensidade dos ventos é de fraco para moderado.
Maiores chuvas do dia no Ceará
Em milímetros
145145127127113,2113,2112112105105959590908888RedençãoBaturitéPalmáciaMaranguapeBoa ViagemSão Gonçalo do AmaranteParacuruPacatuba050100150200

Previsão do tempo para fim de semana

De modo geral, segundo a Funceme, seguimos com tendência de chuvas com acumulados significativos para hoje e para o final de semana (1º) e (2) para todo o estado. Para sexta-feira (31), as chuvas tendem a continuar no decorrer do dia, de intensidade moderada e forte, principalmente na porção norte do Ceará.
E para o final de semana, as chuvas previstas devem acontecer especialmente no período da tarde e noite, mas não descartando pancadas de chuva na madrugada e manhã nas regiões citadas na previsão para tais dias. Como foi mencionado no últimos dias, a causa da chuva se dá pela presença de um de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a atuação mais próxima da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Reservatórios

Os 155 açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que analisa o aporte diário nas barragens, têm capacidade para 18,62 bilhões de metros cúbicos de água. Atualmente, o volume está em tantos 2,66 bilhões de m³, o que corresponde a 14,30% da capacidade.
Ainda conforme o órgão, 94 reservatórios estão com volume abaixo de 30% (33 em volume morto e 13 secos). Apenas o Germinal se encontra com capacidade de 100%.
O açude Castanhão, maior reservatório do Estado, está com 2,5% da capacidade total. O Banabuiú, localizado no município de mesmo nome, é outro importante açude cearense castigado pela seca: está só com 6,11% de capacidade. Já o Orós, na bacia do Alto Jaguaribe, tem 4,88% de volume. Juntos, eles respondem por quase 20% do volume total do Estado.

Com as informações do G1 CE


#Artigo_de_27_01_2020
À CERCA DE 9 MESES QUE DEVE ENCERRAR O CICLO DO GRUPO ROBERTISTA EM MARACANAÚ, É ACUMULADO MAIS UM INDICADOR NEGATIVO QUE APONTA A CIDADE COMO AS PIORES EM GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS; JORNALISTA 3ª VIA MOSTRA COMO PODERIA TER EVITADO ISSO E QUAL A IDEIA PARA A RETOMADA DO DESENVOLVIMENTO
Dar saudade, né, de quando Maracanaú era a vice líder em geração de empregos no Ceará? Que a gente via a maioria das pessoas bem empregadas, evoluindo a passos largos, adquirindo e/ou reformando imóveis, adquirindo transporte, tendo plano de saúde, educação  particular, festas, comer fora, viajar, etc. Mas com a redução dos empregos em Maracanaú hoje a situação é muito diferente né? MAS COMO DEIXARAM "A MARACANAÚ PRÓSPERA" DESPENCAR TANTO? Incompetência, desinteresse, corrupção e improbidade administrativa do grupo Robertista. Que se não fosse o "modus operandi" do "toma lá da cá" poderia já ter saído do poder maracanauense a muito tempo. Imagine AS CENTENAS DE R $ MILHÕES torradas na má gestão, tivesse sido investido bem na Educação, formação de mão de obra qualificada, infraestrutura, qualidade de vida, empreendedorismo? Dando as empresas locais a oportunidade de crescerem muito e no "efeito dominó" muitos mais empresas tivesse sido criadas, gerando  dezenas de milhares de oportunidades, em Maracanaú? Mas não, o grupo Robertista que deixou Maracanaú chegar a liderança no Ranking das cidades mais violentas do Brasil estar próxima de liderar no desemprego também. Segundo estatísticas do Caged divulgada pelo Ministério do Trabalho em Janeiro de 2020.
Por não morar em Maracanaú, não ter o "espirito" do povo que sempre deseja que o lugar onde mora sempre evolua, que seja apaixonado pela a cidade, o chefe do grupo Robertista cada vez mais deixa evidente que só se aproveitou de Maracanaú pra tentar ganhar o Estado. Não conseguiu e "se ilhou" com Maracanaú perdendo recursos estaduais e federais "aos montes" deixando Maracanaú quase quebrada e apartada.

Comentários