MARACANAÚ ESTÁ FORA! ANUNCIADA LISTA COM 24 CIDADES QUE GANHARÃO EM 2020 NOVAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO


O governador Camilo Santana, anunciou durante bate-papo com a população pelas redes sociais nesta terça-feira (17), que, em 2020, o estado ganhará mais 25 escolas de ensino médio em tempo integral.

“Essa é uma política extremamente importante para o estado, e que o aluno pode decidir a sua grade curricular ao praticar esportes, aprender línguas estrangeiras, fazer cursos de informática, estudar artes e outras atividades complementares. O Ministério da Educação paga cerca de R$ 2 mil por cada aluno matriculado, e o estado complementa com o valor necessário para garantir a integralidade do ensino”, explicou Camilo.

Atualmente o Ceará tem 130 escolas de ensino regular em tempo integral e, em 2020, vai passar para 155. O estado tem ainda outras 122 escolas profissionalizantes, totalizando 277 unidades de ensino nessas duas categorias no ano que vem. Durante o bate-papo, Camilo Santana informou o local de 24 das 25 novas escolas.

“O Ceará se inscreveu no edital do Ministério da Educação, e foi contemplado com 25 novas unidades, sendo que já temos a definição de onde serão 24 delas: Paracuru, Morrinhos, Acaraú, Tianguá, Massapé, Sobral (duas unidades), Irauçuba, Varjota, Quixadá, Ipaporanga, Poranga, Mombaça, Parambu, Cariús, Várzea Alegre, Jardim, Mauriti, Aboiara, Penaforte, Jati, Fortaleza, Jucás e Assaré”, listou.

Com as informações do CNEWS

MAIS INFORMAÇÕES

Governo do Estado anunicou os municípios cearenses que vão receber as novas 25 escolas de tempo integral em 2020. O modelo deve beneficiar mais de dois mil alunos. Das 25 unidades, 24 estão com municípios definidos. São eles:
  • Abaiara
  • Acaraú
  • Assaré
  • Cariús
  • Fortaleza
  • Ipaporanga
  • Irauçuba
  • Jati
  • Jardim
  • Jucás
  • Massapê
  • Mauriti
  • Mombaça
  • Morrinhos
  • Paracuru
  • Parambu
  • Poranga
  • Pena Forte
  • Quixadá
  • Sobral (2 escolas)
  • Tianguá
  • Varjota
  • Várzea Alegre.
Das 719 escolas estaduais cearenses, 252 são unidades de tempo integral, sendo 130 de ensino médio regular e 122 profissionalizantes, atendendo a cerca de 90 mil estudantes.
“Essa é uma política que considero muito importante pra educação do Ceará, que hoje é uma referência pra todo o Brasil”, frisou o governador Camilo Santana.
A ampliação das escolas de tempo integral no Ceará é fruto de parceria do estado com o Ministério da Educação (MEC), que vai repassar um valor de R$2 mil por ano pra cada aluno para garantir as condições de permanência do estudante integralmente na escola, informou o governador.
NOVAS REGRAS
A novidade é que o modelo pode ser ampliado com o incremento de matrículas a partir de novas regras, divulgadas na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC).
Uma portaria tornou ainda mais flexíveis os requisitos para participar do novo Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), que entra em vigor a partir do ano que vem. Segundo a Pasta, os principais objetivos são "beneficiar instituições em vulnerabilidade social e reduzir a evasão escolar". As mudanças tentam facilitar a adesão de estados que tinham dificuldade em se adaptar ao modelo.
Agora, a implementação pode ser gradual, inicialmente no 1º ano do Ensino Médio. Para isso, a escola precisa ter, no mínimo, 40 estudantes matriculados nesta série. Antes, eram necessários 120, com possibilidade de abranger as três séries do período já no primeiro ano de participação. "O objetivo é evitar a evasão escolar de estudantes da segunda ou terceira séries que, por qualquer motivo, não possam participar da rotina escolar durante todo o dia", explica o Ministério da Educação.
Outra modificação é que, ao final do terceiro ano de implementação do programa na escola, pelo menos 200 alunos devem estar incluídos no ensino integral. Antes, essa meta era de 350 estudantes. Também houve alteração na quantidade de itens obrigatórios na estrutura física das escolas interessadas. Antes, elas deveriam ter, pelos menos, quatro itens de uma lista com biblioteca ou sala de leitura, sala de aula, quadra poliesportiva, vestiário, cozinha e refeitório. Agora, serão três.

Com as informações do Diário do Nordeste 

#Artigo_de_16_12_2019
COMO QUE O GRUPO POLÍTICO ROBERTISTA SÓ ACUMULA AÇÕES ANTIPOPULARES PODE SUPERAR UM CICLO DE CERCA DE 16 ANOS DE ACORDO COM A CIÊNCIA? AS ÚLTIMAS: NÃO CASSAR CORRUPTO QUE JÁ ESTAR MESES PRESO E EM PLENA CRISE, ENQUANTO 62% DAS PREFEITURAS DEMITEM, EM MARACANAU CRIAM MAIS SECRETARIAS; TERCEIRA VIA SIM NÉ?

É muito fácil encontrar muitos motivos para dar adeus a gestão do grupo Robertista em Maracanaú, basta procurar estar bem informado que vai se deparar com mil e uma atitudes de um desgoverno gritante.
Como diz um ditado popular: "um dia a conta chega". Não adianta a gestão Robertista "viver" nas Redes Sociais e na Imprensa uma coisa, se quando é divulgado os Índices Econômicos e Sociais das cidades, Maracanaú obtém um resultado deplorável. Muito aquém do que uma das cidades do Top que mais arrecada no Estado deve  ter. ISSO PORQUE A GESTÃO ROBERTISTA É INCAPAZ. Olha só o que deu colocar gente de fora para governar Maracanaú. O chefe do grupo Robertista deixa a entender que Maracanaú foi usado pra trampolim político, pra ele buscar chegar ao governo dp Estado. Como não conseguiu até anos depois, negligenciou a gestão em Maracanaú que virou uma "Casa da Mãe Joana", com a corrupção no pescoço, todas as áreas deixando muito a desejar e Maracanaú tendo uma década perdida.. ENTÃO QUAL O MOTIVO PRA CONTINUAR COM A GESTÃO ROBERTISTA? Boa parte de cerca de MEIA DEZENA DE BILHÃO arrecadado ao longo de 15 anos parece que foi pra corrupção. Mesmo os corruptos sendo presos, a gestão Robertista dar um atestado que "não presta mesmo", a não cassar e dar uma resposta a população que não tolera isso. O GRUPO ROBERTISTA EXISTIRIA SE NÃO USASSE EMPREGOS COMO MOEDA ELEITORAL?  Pois é! Com quase meia década de crise econômica, a gestão Robertista demostra que não é capaz de "enxugar a maquina administrativa", mesmo caindo em todos os índices econômicos e sociais e a população a "mingua". Os políticos e amigos da "sungação" na gestão não se mexe. MOSTRANDO QUE SÓ A TERCEIRA VIA VAI MUDAR PRA TRANSFORMAR.

Comentários