ESTUDOS PARA CONCURSOS: ESPECIALISTAS ABREM O JOGO E DIZEM QUE VALE MAIS É A DETERMINAÇÃO, DISCIPLINA E ESTRATÉGIA DOS CONCURSEIROS; VEJA VANTAGENS E DESVANTAGENS DE ESTUDAR EM CASA OU NO CURSINHO

Disciplina, determinação e estratégia. Estas três palavras certamente fazem parte do vocabulário de quem leva a sério a vida de concurseiro. Mas para quem está começando, o caminho da preparação para um concurso nem sempre é tão claro. Dúvidas como “é melhor estudar em casa sozinho ou fazer um curso presencial?” geralmente surgem nessa fase inicial. Em qualquer opção há vantagens e desvantagens.

Método eficaz

É mais eficaz estudar em casa, por meio de livros, apostilas e aulas online, ou em cursos presenciais, com professores e alunos numa sala? Para responder a essa pergunta é preciso analisar várias questões relacionadas à natureza dos dois métodos de estudo. Mas é preciso entender também que não há um jeito certo ou errado, pois é possível ter sucesso no objetivo das duas maneiras.

Especialistas são unânimes em afirmar que o sucesso depende muito mais da determinação do aluno, seja qual for o método escolhido. Estudando sozinho em casa ou fazendo cursinho presencial, é possível que um concurseiro acabe passando pelas duas experiências em algum momento da jornada de estudos e observando que há vantagens e desvantagens. Se optar por um curso presencial, o estudante se verá na condição de criar um compromisso de tempo para se dedicar aos de estudos em determinada instituição. Para quem não é muito disciplinado pode ser uma boa estratégia. Com a vida financeira também comprometida, poderá pensar duas vezes antes de faltar aula.

Outra vantagem do estudo em cursinho é ter com quem dividir as delícias e dissabores da vida concurseira, que pode ser solitária muitas vezes quando se têm que abrir mão de uma vida social mais ativa. Nos cursos presenciais, as chances de encontrar pessoas que estão com o mesmo propósito são maiores, gerando um sentimento de não estar caminhando sozinho. Além do suporte psicológico, a convivência com os colegas ajuda muito a entender o funcionamento das provas e saber as oportunidades em aberto. O contato mais próximo com os professores também é um ponto forte para quem opta pelos cursos presenciais. Apesar da possibilidade de tirar dúvidas nos cursos online, o contato olho no olho pode ser mais fácil para algumas pessoas.

No conforto do lar

Porém, se você é daqueles que já está acostumado com o ambiente dos concursos e já está nessa empreitada há algum tempo, estudar por conta própria pode trazer resultados, principalmente porque é possível estabelecer ritmo e programação de estudos próprios, de acordo com a sua necessidade e possibilidade. Além disso, não se perde tempo com o deslocamento até o local dos cursos e é possível progredir nos estudos sem a influência de ninguém. Nos cursos, como existem alunos dos mais diversos níveis, o professor precisa nivelar a turma, o que pode ser bom para uns e ruim para outros.

Muitos candidatos já foram aprovados estudando por conta própria, mas é preciso ter um perfil específico, com muita disciplina e determinação. Os cursos on-line são válidos para quem opta por estudar em casa e pelo fato de as aulas poderem ser assistidas em qualquer horário e por várias vezes (isso facilita em caso de alguma dúvida). No entanto, quando estiver conectado, evite checar e-mails e entrar em redes sociais para não se desviar do foco do estudo. Juntar amigos para estudar também pode ser positivo, pois ajuda a manter a motivação. Porém, é preciso muito cuidado para não se perder a produtividade nos encontros. Por fim, lembre-se de que o que faz o aluno ser aprovado em um concurso público é a dedicação. Cursos e outras ferramentas de estudo ajudam muito, mas a diferença quem faz é você.

Com as informações do Diário do Nordeste


#ARTIGO_DE_02_09_2019
AOS ARTISTAS DE FORA NO SÃO JOÃO DE MARACANAÚ TÊM MILHÕES VAPT VUPT AOS ARTISTAS LOCAIS TOSTÕES E MESES PARA RECEBEREM ; EM UM ANO ANTES  DA ELEIÇÃO ISSO  ACONTECE IMAGINE SE TIVER CONTINUÍSMO?
É mais uma prova que Maracanaú não pode continuar sendo administrada por quem mora fora. Maracanaú agora tem gente capaz para administrar os principais cargos da gestão municipal e se livrar do grupo Robertista e não voltar para as mãos de um grupo que já teve a sua oportunidade. A alternância é fundamental e estar nas mãos dos maracanauenses mudar em 2020. Só assim com "maracanauenses de coração"  capacitados, que moram há décadas na cidade, vai acontecer uma grande valorização dos talentos maracanauenses. Dá um basta em valorizar mais quem mora fora, que, muitos, de Maracanaú só querem os R $ MILHÕES. É uma humilhação o que acontece com os artistas locais que dão a originalidade ao evento anual São João de Maracanaú.
Pois não tem nada haver shows do Léo Santana, Anita dentre outros. Não tem justificativa convincente para os artistas locais ficarem sem saber quando receberão cachês e isso acontecer só meses depois. Primeiro tem que ser os de casa. Mas não, o grupo Robertista mesmo super desgastado e perto do final do seu ciclo , já que a duração é de cerca de 15 anos, segundo a Ciência Política, continua a desprezar os maracanauenses. Com tudo de bom sendo só para os amigos de fora. E cada vez mais inchando a Prefeitura com cargos de segundo e terceiro escalão para os amigos e parentes dos políticos locais que com receio de perderem esta "mamata" ainda não "pularam o barco Robertista". Devem fazer isso só na última hora como aconteceu com o grupo Costa Lima, há 15 anos.
Com a arrecadação que Maracanaú tem e por aer repleta de talentos tem mais é que haver políticas públicas que valorize-os bastante. E se não faz simplesmente a cidade vai ser violenta, podendo chegar até ser a primeira colocada em homicídios no País, como Maracanaú é. A prevenção é  com melhores políticas públicas feitas por quem é da cidade mesmo. A TERCEIRA VIA capitaneada por um destaque social no esporte e na comunicação maracanauense, em 20 anos, quer mudar pra transformar.

Comentários