FROTA DE ÔNIBUS NA CAPITAL CEARENSE VOLTA A CIRCULAR NORMALMENTE NESTA QUINTA (26) COM POLICIAIS DENTRO. SEGUNDO O SINDIÔNIBUS

O transporte público de Fortaleza voltou a trafegar com frota máxima na noite desta quarta-feira (25), de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). O transporte público estava com a operação reduzida devido à onda de ataques que ocorre no Ceará há seis dias.
Ao todo, o estado já contabiliza 67 ataques em Fortaleza, Região Metropolitana e interior. As ações tiveram início no dia 20 de setembro. Segundo o secretário da Segurança do Ceará, André Costa, a onda de violência é uma reação de detentos que querem a volta de "regalias" nos presídios do estado. Até o momento, a polícia capturou 63 pessoas suspeitas de envolvimento nos atos.
O Sindiônibus informou que um esforço conjunto da Secretaria de Segurança Pública, Guarda Municipal, Etufor e Sindiônibus o transporte coletivo atendeu à população com 80% da sua capacidade operacional. Mesmo operando com a capacidade total, ainda serão necessários desvios de algumas rotas em regiões que ainda apresentam riscos à vida de passageiros e trabalhadores do setor de transporte, conforme o órgão.
Os veículos ainda saem escoltados por veículos policiais ou com policiais militares no interior do ônibus. Em pelo menos uma ocasião, policiais que estavam no ônibus impediram um ataque incendiário do veículo no Bairro Jóquei Clube.
"O apoio e a ação efetiva da Guarda Municipal e da Polícia Militar ainda serão preponderantes pela sua presença efetiva em toda a cidade e principalmente nos ônibus com a presença de policiais embarcados o que tem ajudado sobremaneira e proporcionado condições para que o transporte coletivo possa atender à população na sua necessidade de deslocamento", comunicou.
Já o serviço de coleta de lixo domiciliar e especial também opera com suporte policial, mas sem prejuízos ao serviço. Segundo a Ecofor Ambiental, a coleta acontece regularmente.

Ataques, prisões e transferência

Desde sexta-feira (20), membros de uma facção criminosa realizaram pelo menos 67 ataques em 20 cidades do Ceará, seguindo ordens de chefes do bando criminoso de dentro de presídios. Dez detentos que comandaram o ataques serão levados a presídios federais, conforme a Secretaria da Segurança Pública.
Até esta quarta-feira, sexto dia da onda de violência, 63 pessoas foram presas. Pelo menos cinco pessoas se feriram nos ataques, incluindo um suspeito que tentou incendiar um veículo.

Motivo dos ataques

Policiais circulam em ônibus de Fortaleza no sexto dia de ataques comandados por facção criminosa — Foto: Helene Santos/Sistema Verdes MaresPoliciais circulam em ônibus de Fortaleza no sexto dia de ataques comandados por facção criminosa — Foto: Helene Santos/Sistema Verdes Mares
Policiais circulam em ônibus de Fortaleza no sexto dia de ataques comandados por facção criminosa — Foto: Helene Santos/Sistema Verdes Mares
Segundo o secretário da Segurança do Ceará, André Costa, detentos querem a volta de "regalias" nos presídios do estado e por isso ordenaram a sequência de crimes.
"Tem um pequeno grupo de detentos trabalhando pra um grupo criminoso especificamente e eles estão revoltados, querem o retorno das regalias, querem que volte a ter visita íntima, querem que volte a ter tomada em cela. Por conta disso, eles estão incomodados, estão fazendo essas ações nas ruas, pessoas ligadas a eles. Essa é a motivação."
Policiais militares de férias foram convocados para retornar às atividades, e servidores que estavam em cursos tiveram as aulas suspensas para reforçar o policiamento ostensivo, informou a secretaria.
O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que "não iria recuar" das medidas mais rigorosas nos presídios do estado.
"Não recuaremos em absolutamente nada nas medidas que foram tomadas até aqui. Muito pelo contrário, seremos cada vez mais rigorosos com quem desrespeitar a lei. A possibilidade do retorno às regalias nos presídios é zero."
Ônibus saem dos terminais escolatados por policiais em Fortaleza — Foto: Marina Alves/TV Verdes MaresÔnibus saem dos terminais escolatados por policiais em Fortaleza — Foto: Marina Alves/TV Verdes Mares
Ônibus saem dos terminais escolatados por policiais em Fortaleza — Foto: Marina Alves/TV Verdes Mares

Com as informações do G1 CE

#Artigo_de_23_09_2019
AINDA É MITO? POLÍTICO QUE FICOU MILIONÁRIO NA GESTÃO PÚBLICA DE MARACANAÚ SAIR DO PODER PRESO? FICAR COM CABELO RASPADO DE UNIFORME E SEM REGALIAS POR TEMPO INDETERMINADO? É
MITO QUE O CICLO ROBERTISTA ACABA EM 2020?
Mais cedo ou mais tarde o que é justo acontece. Que tinha que a corrupção do grupo político Robertista em Maracanaú, durante uma década e meia, ter um basta..Chegou no último dia 10 de Setembro no comando do Poder Legislativo. Chegar no Poder Executivo ainda é mito? A gestão Robertista vai continuar praticando corrupção, segundo as denúncias que tramitam no MP, como se nada tivesse acontecido? Os outros 20 vereadores que pressupõe que também praticam a "rachadinha" ao escaparem vão continuar praticando? Ou estão muito receiosos, pensando que se pegaram o Chefão, para pegar eles é só o MP querer? E os laranjas dos políticos de Maracanaú vão continuar como se nada tivesse acontecido? Ou temendo ser presos também igual o Tio Maneco e a sogra do Chefão vão cair fora das negociatas? E quem se submete as "rachadinhas" na câmara municipal e em outras repartições temerosos em serem chamado para testemunharem vão cair fora?
Levando em conta o que acontece ultimamente no combate aos políticos corruptos, pode acontecer sim de chegar no Poder Executivo maracanauense e na cúpula do grupo Robertista. Que a corrupção em Maracanaú vai ser estancada parcialmente e os políticos não vão poder mais comprar uma imensidão de votos nas eleições. Com isso não se reelegerão. As duas dezenas de vereadores que escaparam vão buscar andarem nos trilhos com receio de serem os próximos presos. Mesmo assim pode serem. Ou cassados se confirmarem candidaturas laranjas em 2016. Diante da abertura de precedente que aconteceu no Piaui que os vereadores eleitos de uma chapa todos foram cassados. TUDO ISSO SÃO MAIS MOTIVOS PARA A CHEGADA DA TERCEIRA VIA EM 2020. Para ser afastado o CÂNCER DA VELHA POLÍTICA. Isso só pode ser feito por "sangue novo". Um maracanauense de coração com mais de 20 anos de trabalho social quer com os muitos interessados na mudança ter a nossa oportunidade de mostrar como o nosso Maracanaú deve ser. 

--:--/--:--



Comentários