EM MARACANAÚ: COM MADEIRA, PLÁSTICO E CANO DE PVC, ALUNOS CONSTROEM CADEIRAS DE RODAS



Depois de confeccionar as peças, as equipes participaram de uma competição em duas etapas (FOTO: Divulgação)
Alunos do Curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Ceará (IFCE) utilizaram materiais alternativos para produzir cadeiras de rodas. O desafio foi proposto pelo professor Rodrigo Freitas aos estudantes do campus de Maracanaú como atividade final da disciplina de Resistência dos Materiais.
Segundo o docente, seus objetivos eram de que a avaliação ganhasse um caráter lúdico e permitisse a aplicação prática dos conhecimentos teóricos.
“Não é só construir a cadeira. Os alunos devem fazer o projeto; mostrar os cálculos em que a cadeira deverá suportar uma determinada carga”, explica Freitas.
Madeira, plástico e cano de PVC estiveram entre os materiais utilizados.Depois de confeccionar as peças, as equipes participaram de uma competição em duas etapas.
Na primeira, uma corrida. Na segunda, uma volta pelo campus para identificar as dificuldades para os cadeirantes e, a partir das observações, gerar um relatório de melhorias a ser apresentado à direção da unidade.
Aluno do 5° semestre, Anderson Alves participou dos trabalhos e destaca a principal preocupação dos estudantes: “Procurar o menor custo e peso foram bases do projeto, visando à produção de uma cadeira que atendesse as demandas dos cadeirantes”, conta.

Com as informações do Tribuna do Ceará


MARACANAÚ NA ÚLTIMA DÉCADA E MEIA: QUE GESTÃO ROBERTISTA É ESSA QUE NEM O PATRIMÔNIO PÚBLICO E CULTURAL ESTÁ FICANDO EM PÉ? SERÁ SE O CHEFÃO EM VEZ DA BEIRA MAR MORASSE AQUI A INJUSTIÇA SERIA TÃO GRANDE ASSIM?
É o que dar uma cidade ser. administrada por quem mora fora e demostra que só quer se aproveitar. Com o passar do tempo o grupo político de muitos forasteiros vão de mostrando ações repugnantes e a população sendo injustiçada com a falta de ética e respeito. É inadmissível o que aconteceu na semana passada em Maracanaú com um patrimônio cultural, uma Igreja de 1935 que faz parte da história de muita gente, começar a ser derrubada e está com os dias contados para vim completamente ao chão. Mesmo com a justificativa de que é a evolução da cidade, mas deveria bem antes anunciar que isso ia acontecer e providenciar outro espaço para o imóvel. E não simplesmente apagar um templo histórico de repente.
É tradicional a prática de preservar os bens públicos e culturais. Uma gestão pública competente e justa desenvolve uma cidade sem sair destruindo a história municipal. Gestores comprometidos com a cidade por ser natural ou "um cidadão local de coração" ele defende com "unhas e dentes" as tradições da cidade deles. O grupo Político Robertista por ser capitaneado por quem mora fora e os principais cargos da Prefeitura também, só pensam neles, estão maculando Maracanaú. Que desde 2005, "ilhou-se" ao se desvincular politicamente do Estado por "ganância " do chefão do grupo Robertista que quer o Estado. Se isolou também do Governo Federal e Maracanaú ficou ao "léu", sem dialogar com os outros poderes. A história da cidade passa por momentos de completo descompromisso. Que seria muito diferente se os gestores fossem de Maracanaú mesmo. Com todo um histórico de envolvimento com a população maracanauense. PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE a TERCEIRA VIA quer com a maioria da população, que cada vez mais clama por mudança, administrar Maracanaú com sangue novo de quem sem estar na política já mostra como quer um Maracanaú digno e justo. Porque muitos recursos a cidade sempre teve e agora tem uma "nova geração" mais envolvida e sem os vícios da velha política. SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!

Comentários