EM MARACANAÚ, MANDADOS DE PRISÃO E DE BUSCA E APREENSÃO FORAM EXECUTADOS APÓS INVESTIGAÇÃO APONTAR ADVOGADA EM ESQUEMA QUE USAVA VAGAS FICTÍCIAS DE TRABALHO EM CRECHES PARA LIBERTAR PRESIDIÁRIOS

A advogada Samya Brilhante Lima, uma das profissionais alvo de prisão preventiva na Operação Rábula, anexava aos processos de seus clientes propostas fictícias de emprego para tentar conseguir benefícios de progressão de regime de pena para os presos. Conforme a denúncia, a dona de uma creche infantil, em troca de dinheiro, produzia falsas cartas de emprego e entregava à advogada, que usava o documento inverídico para atestar a garantia de proposta de trabalho externo aos detentos.

Deflagrada na última sexta-feira (2), a operação realizada pelo Ministério Público Estadual e pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) tinha como alvo um grupo de advogados e servidores públicos envolvidos em fraudes de processos criminais no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e com crimes de furto a caixas eletrônicos.

O esquema de comercialização de cartas de emprego foi descoberto durante as investigações que contaram com a intercepção de áudios. A denúncia aponta a prática como crime de falsidade ideológica e fraude processual, pois além da documentação enganosa há também a solicitação do benefício ao qual os clientes em questão não tinham direito. O G1 não conseguiu contato com a defesa da advogada até a publicação desta matéria.

A Lei de Execução Penal (7.210/1984), no artigo 114, diz que as condições para o preso ingressar no regime aberto incluem: estar trabalhando ou comprovar a possibilidade de empregar-se imediatamente.

A Vara de Delitos de Organizações Criminosas expediu 15 mandados de prisão (sendo oito preventivas e sete temporárias) e 25 mandados de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos na última sexta-feira (2), em residências e escritórios de advocacia, em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. A advogada Samya Brilhante Lima foi alvo de mandados de prisão preventiva junto a outros quatro advogados.

Os advogados, segundo a denúncia, cometiam diversos crimes com o intuito de burlar o Sistema de Justiça e favorecer membros de facções criminosas. Além dos advogados, o esquema criminoso, incluía um servidor efetivo e dois funcionários terceirizados do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e um soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Os investigados são acusados de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, concussão, tráfico de influência, exploração de prestígio e estelionato, conforme a participação individual.

Com as informações do G1 CE

#A-r-t-i-g-o_d-e_29_07_2019
OLHA SÓ! QUER BEM DIZER QUE SE O CHEFE DO GRUPO  QUE ADMINISTRA MARACANAÚ A 15 ANOS MORASSE AQUI, HÁ DÉCADAS, A GESTÃO NÃO ERA MUITO MELHOR? E SE TIVESSE CUMPRIDO A PROMESSA DE DAR VEZ AOS MARACANAUENSES FORMADOS EM VEZ DOS APADRINHADOS DE FORA?

Aaah! Não tenho dúvida que a gestão do grupo Robertista não estava deixando tanto a desejar. Mas, só quis foi se aproveitar da cidade. Vem aqui "faz o que faz" e vão embora no final do dia. Queria ver se o chefe de um grupo político estando mais tempo possível na sua cidade se ele não tem muito mais compromisso em fazer uma "baita" de uma gestão. E o funcionalismo público do primeiro escalão sendo graduado e da cidade mesmo, a gestão dos serviços públicos seria muito melhor. Tiveram 15 anos para fazer isso. No entanto, preferiram a "velha politica". Por isso, Maracanaú nem parece que é a terceira cidade mais rica do Estado que mais se destaca no Nordeste, nesta década.
A TERCEIRA VIA mora há cerca de 3 décadas em Maracanaú e vai mostrar como se faz: Valorizar o máximo cada "metro quadrado" e principalmente os maracanauenses que vão ser apoiados para se destacarem nacionalmente. Vai ser mostrado que Maracanaú não só tem graduados o suficiente para fazer uma gestão pública condizente com a ARRECADAÇÃO DE R $ BILHÕES, como também para ser referência Nacional. E o Chefe Político e todo o staff  da nova era que vem em Maracanaú estará presente nos grandes acontecimentos.  Grandes eventos na cidade, maracanauenses também participando de outros eventos nacionais. A cidade entrando no radar da cultura, da educação, do esporte dos movimentos sociais nacionais etc. Percebe-se que em 15 anos não fizeram isso com vergonha de mostrarem Maracanaú para o Brasil. É o que dá uma cidade ser administrada por uma cúpula de grupo político que é de fora. Que acha que ainda está na época do COLONIALISMO DE EXPLORAÇÃO. A não fazer por onde a maioria dos maracanauenses usufrua da gestão pública. Esta ERA MALÉFICA está a menos de um ano e meio do fim. A TERCEIRA ALTERNATIVA e os ANTI-GRUPO ROBERTISTA e os ANTI-GRUPO COSTA LIMA estão chegando PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE. SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!

Comentários