Você envia vários currículos e não é chamado(a) para entrevistas. O que pode estar acontecendo?


Essa situação é uma das mais comuns que vejo em processos de recolocação, então resolvi compartilhar com vocês algumas percepções e dicas que podem ser úteis para diminuir esse problema. Veja se é aplicável ao seu caso.

1. O Currículo e a visão dos recrutadores

O currículo é essencial. Já sabemos disso, mas tem muitas pessoas que não dão a devida importância a ele. É ele quem te “descreve” como profissional e te diferencia dos demais. Mesmo parecendo fácil, não é uma tarefa simples tornar o seu currículo mais assertivo e de forma a chamar a atenção do recrutador; um pequeno erro pode ocasionar na perda da oportunidade de trabalho.
O trabalho dos recrutadores é entregar os candidatos mais aderentes ao perfil da vaga que ele está trabalhando, e como sabemos, eles recebem centenas de currículos por vagas. Aqui, você pode não estar sendo chamado para entrevistas por dois motivos:
  • Você pode estar enviando o CV para as vagas erradas. Aqui, infelizmente não vale muito enviar CV para diversas vagas para “tentar a sorte”, as triagens são feitas com as pessoas que atendem mais aos requisitos. A recomendação é prestar muita atenção nas exigências do anúncio, e fazer um checklist sobre a aderência do seu perfil à vaga.
  • Ou você tem todos os requisitos para a vaga, mas não está sendo chamado. Você está conseguindo destacar no seu CV seus diferenciais para a vaga? Está ajustando seu CV para cada oportunidade, destacando aquilo que  está sendo pedido? O recrutador precisa conseguir ver isso no seu currículo. Sabia que adaptá-lo de acordo com cada vaga pode aumentar as suas chances de conseguir a oportunidade? Destaque os itens que você possui e que está em concordância com os requisitos de cada vaga. Também se pergunte: o que eu tenho de diferencial perante aos concorrentes, sabendo que são muitos para as vagas? Como posso apresentar melhor os meus diferenciais?


2. O antes e o depois do envio do currículo

E não é só isso. É também o antes e o depois. É o cuidado na hora de enviar, saber se apresentar via e-mail ou link de candidatura quando você envia suas informações para a vaga, é a forma como você se posiciona. Encaminhar o currículo por e-mail escrevendo somente “segue anexo”, não dá. Elabore uma carta de apresentação, resumindo suas principais qualificações e competências. Chame a atenção do recrutador. Já escrevi uma matéria sobre isso, e você pode conferir aqui.


3. A data da publicação da vaga e a fonte de divulgação

Se atente à data de divulgação da vaga e também a fonte de divulgação.
Se você viu uma vaga aberta publicada há 1 mês atrás, provavelmente essa vaga já foi preenchida ou o processo está em andamento. Sempre fique de olho também nas fontes de divulgação de vagas. Existem sites que replicam vagas antigas, vá nos mais famosos e confiáveis, não deixe de cadastrar seu CV em sites de empresas que você gostaria de trabalhar, e também participar de grupos de emprego de sua região (no facebook, no whats, etc.). Hoje em dia eles estão funcionando mais que antigos sites de vagas.


4 – Tenha foco, e não desista!

Procurar trabalho dá trabalho! É preciso estratégia, dedicação e foco constante. O segredo está em não desistir, reveja suas estratégias de busca de emprego e como você pode potencializá-las. Mantenha sua atitude mental positiva e se necessário recorra à ajuda de especialistas para te auxiliar de forma mais rápida e assertiva na busca pelo tão sonhado emprego.

Com as informações do Tribuna do Ceará



#ARTIGO_DE_22_07_2019
O QUE DÁ PRA FAZER COM MAIS DE R $ 6 BILHÕES EM 15 ANOS? SÓ ASFALTAR RUAS?
SÓ UMA FESTA ANUAL?
SÓ ENFERMEIROS CONSULTANDO EM ALGUNS POSTOS EM VEZ DE MÉDICOS? SÓ QUADRAS ESPORTIVAS DETERIORADAS SE A POPULAÇÃO QUISER É QUE REFORME? ETC. 

Por isso e muito mais que a população de Maracanaú já não aguenta mais o grupo político Robertista na gestão municipal de Maracanaú, há 15 anos. Com a maioria dos maracanauenses cada vez mais indignados, pois o chefe político, deste grupo, nao para de realizar ações antipopulares com graves consequências. Se não fosse o "Modus Operandis' da velha política em Maracanaú, que se foi comprado a "alma" de influentes na política local. Com cargos públicos e os órgãos públicos transformados em posses do grupo politico Robertista. Cheio de amigos e parentes trabalhando só para trocar serviços públicos em apoio político e usufruindo de R $ Centenas de Milhões ao longo de 15 anos. Ocupando cargos e repletos de regalias que não eram para existirem. Se isso não tivessem sido criados só para usar a Prefeitura como cabide de empregos, com certeza Maracanaú seria uma cidade referencial na educação, em vez de Sobral, no Esporte, em vez de Horizonte, etc.
Na verdade o grupo político Robertista demostra que é incompetente e/ou desinteressado para administrar uma cidade da forma como tem que ser de acordo com os recursos existentes. Mas como tudo tem "início, meio e fim" para alegria da maioria dos maracanauenses que querem uma grande  mudança em Maracanaú, o ciclo político Robertista está prestes a encerrar. De acordo com a Ciência Política, que em cerca de uma década e meia surge um novo ciclo político na gestão pública. Depois que a  sociedade não suporta "as mesmas caras que cads vez mais deixam a desejar".
Daí como historicamente é cada vez mais raro um grupo político voltar a ocupar o poder executivo na gestão pública, a TERCEIRA VIA em Maracanaú já tem um nome declarado como Prefeiturável desde Novembro de 2018. Há cerca de 30 anos em Maracanaú e cerca de 20 anos de trabalho social na comunicação e no esporte ergue a bandeira PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE e sair das mãos de quem mora fora. SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!



Comentários