- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Segundo a Enel, uma mudança no sistema comercial da companhia causou a situação. A empresa diz que a cobrança se refere a consumos de meses diferentes

Alguns moradores de Fortaleza e Região Metropolitana foram pegos de surpresa com duas cobranças da Enel Distribuição Ceará com vencimento neste mês de julho. Cerca de 10 pessoas relataram ao Sistema Verdes Mares terem recebido as contas dos meses de junho e julho, ambas, com vencimento para julho. A Enel informou que os casos se devem a uma mudança no sistema comercial da companhia, ocorrida a partir do início deste mês.
“Com a mudança, está sendo realizada uma regularização do procedimento de faturamento e, durante o período de adequação, alguns clientes poderão receber duas contas com o vencimento no mesmo mês. A distribuidora esclarece que são leituras de períodos diferentes, porém no sistema anterior alguns clientes tiveram seu vencimento postergado por mais de 30 dias”, esclarece a companhia, em nota.
Segundo a empresa, os consumidores foram avisados da mudança por meio de carta, enviada junto à fatura. No entanto, os moradores ouvidos pela reportagem disseram não terem sido alertados.
“Eu alugo imóveis e todos estão reclamando que estão recebendo contas em dobro”, disse Denilson Veras, que administra imóveis nos bairros Meireles e Porto das Dunas.
Moradora do Bairro José Walter, Ana Mikaelly foi avisada, em atendimento por telefone, de que a empresa estabelece, agora, o vencimento para pagamento dentro do mesmo mês em que é feita leitura do consumo. Com isso, cobranças antes referentes ao consumo de um ou dois meses anteriores não devem mais ter esse prazo estendido.
Prazo menor
Por exemplo, uma conta contendo a leitura do consumo de maio poderia chegar ao consumidor com vencimento para julho. Com a mudança, o vencimento da conta vem em cinco dias úteis após a leitura do consumo. Todos os clientes têm seis datas pré-estabelecidas de vencimento como escolha.
"O vencimento da conta segue as regras previstas pela Resolução 414 da ANEEL, que prevê 5 dias úteis entre o recebimento e a data de vencimento da conta", aponta a Enel.
Por isso, as leituras realizadas em julho também chegaram com vencimento para julho, acumulando com contas cobradas conforme o sistema anterior, justifica a companhia.
Parcelamento
A Enel afirma que não se trata de cobrança dupla ou indevida, já que as contas se referem a leituras realizadas em períodos distintos. Segundo a companhia, o cliente que não conseguir realizar o pagamento deve procurar um posto de atendimento da empresa e solicitar parcelamento, sem juros e multa.
A Enel também esclarece que o prazo antes estendido era dado automaticamente pelo sistema. E que a partir deste mês a cobrança vai ser regularizada, vindo apenas uma conta por vencimento.
O assessor jurídico do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), Ismael Braz, informou que o órgão já se reuniu com a Enel para tratar o assunto. “O consumidor tem que se atentar se a leitura foi feita corretamente”, alerta o assessor.
Sobre a forma de cobrança, ele ressalta que a companhia tem obrigação de dar alternativas para o consumidor, que foi pego de surpresa. “Se a companhia não der alternativa, o consumidor deve procurar o Decon.”
No entanto, a alternativa oferecida aos clientes não foi satisfatória para Ana Mikaelly. “Mesmo assim nos sentimos lesados. É complicado pagar uma conta no mês, imagina duas”, declarou.
Wandenberg Queiroz, morador de Maracanaú, também procurou um posto de atendimento para resolver o problema e não gostou da solução apresentada. “Recomendaram esperar vencer pra parcelar. Esperar cinco dias úteis. Minha esposa insistiu e outra atendente abriu reclamação. Entende-se que eles querem que a gente espere vencer e depois parcele o débito. Pois depois que vence eles não resolvem nada até que você quite ou parcele o débito”, expôs.
Com as informações do Diário do Nordeste
Artigo_de_15/07/2019
HISTORICAMENTE NUNCA UM POLÍTICO DE CARGO EXECUTIVO VOLTOU DEPOIS DE JÁ TER TIDO UMA REELEIÇÃO; AÍ UM EX-PREFEITO EM MARACANAÚ VAI É? SE A CADA DIA ELE E SEU GRUPO PRATICAM MAIS AÇÕES ANTIPOPULARES
HISTORICAMENTE NUNCA UM POLÍTICO DE CARGO EXECUTIVO VOLTOU DEPOIS DE JÁ TER TIDO UMA REELEIÇÃO; AÍ UM EX-PREFEITO EM MARACANAÚ VAI É? SE A CADA DIA ELE E SEU GRUPO PRATICAM MAIS AÇÕES ANTIPOPULARES
A tendência é que não vai, pois também o grupo estará concluindo um ciclo. Daqui a um ano e meio ao completar 16 anos. Quando se completa um ciclo, segundo a história, nem o "Poderoso Chefão" é capaz de manter o continuismo. Isso porque a população cansada de tanto ver uma gestão que deixa a desejar, somando a isso ações revoltantes fazem as pessoas contarem os dias para a grande mudança. Que em Maracanaú deve acontecer daqui a 15 meses. Só dentro das últimas três semanas 4 episódios deploráveis, provocados por integrantes do grupo politico que administra Maracanaú há 15 anos, aumentou o desejo de mudança:
1 - O Prefeiturável não se importando com a opinião da maioria dos maracanauenses votou a favor da Reforma da Previdência e da sonegação dos empresários. Pois o deficit previdenciário é grande porque os empresários sonegam os tributos a ser pago, junto com o que é descontado do salário dos funcionários. Tem muitas empresas que nem o INSS do trabalhador paga. E o Prefeiturável está no meio dos deputados que decidiram ser a favor só na última hora depois da liberação de R $ Milhões. Ou seja de forma indireta vendeu o voto;
2 - Uma gestão de 15 anos medíocre que nunca deu o valor devido aos jovens esportistas, depois que um maracanauense se destacou internacionalmente e vai ser vendido por cerca de R $ 200 Milhões, na maior cara de pau um Prefeiturável vem dizer que foi no time da Prefeitura que o craque foi formado e vai atrás dos 10% do time do Fortaleza que foi o revelador.
3 - Chefes de Famílias feirantes foram humilhados a serem retirados de frente da CEASA e a Prefeitura não fez nada. A desculpa que a área desocupada é do Estado não é aceitável. Pois há alguns meses um Secretário Municipal foi pra TV cobrar que a obra do Viaduto da Ceasa fosse logo concluída depois que teve reunião com Comerciantes da Ceasa e empresários da Região.
4 - As mulheres se sentiram desesrepeitadas quando uma foi agredida verbalmente e por pouco fisicamente, no local de trabalho, depois que foi realizar uma cobrança de hospedagem a um Secretário Municipal organizador do Pão & Circo da Gestão, o São João de Maracanaú. Havendo até BO.
Tem condições de continuar com esta "turma" gerindo Maracanaú? Por isso que A TERCEIRA VIA cada vez mais se fortalece PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE. SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário