AGUARDANDO OPORTUNIDADE! Saiba 10 dicas para sua recolocação profissional repassada por cearense especialista em carreiras



Pessoa com a carteira de trabalho na mão
O país passa por um momento conturbado economicamente, enfrentando uma instabilidade que respinga nas empresas, que reduzem o quadro de colaboradores (FOTO: Reprodução)
O cenário não parece ser tão favorável. O país passa por um momento conturbado economicamente, enfrentando uma instabilidade que respinga nas empresas, que reduzem o quadro de colaboradores. Independentemente dos motivos de um desligamento, podemos e devemos enxergar esse momento como uma oportunidade de crescimento profissional. O clichê é totalmente verdadeiro: um novo desafio vem aí. Confira 10 dicas da cearense Lise Aguiar, profissional focada em mentoria e carreira.
1. Organize suas finanças:
Não ter condições de honrar as suas contas é a maior das preocupações enquanto ser responsável. Minimize o risco ao listar todos os gastos, eliminar o que você pode viver sem e reduzir o que é possível para que você tenha o mínimo para viver. De forma racional, organize suas finanças, e esteja preparado para ficar o máximo de tempo possível sem emprego. É uma boa saída para manter a tranquilidade até a chegada de um novo desafio profissional.
2. Crie uma rotina:
O desafio de encontrar um novo emprego deve ser encarado como sendo a sua ocupação atual. Determine sua rotina de atividades, e se mantenha ocupado, assim o seu próprio dia a dia o ajudará a otimizar o tempo livre, diminuir a ansiedade, melhorar o foco, organizar as informações e por fim, aumentar a sua eficiência durante o processo.
3. Atualize seu Currículo Vitae:
Atualize seus dados, atividades, experiências dentro e fora da empresa, incluindo os períodos corretos e cargos nas empresas em que atuou. E você também pode ir além, e adicionar os principais resultados alcançados, além das atividades exercidas. Em sites de recolocação e agências de emprego, busque oportunidades compatíveis com suas qualidades, se candidate às posições que realmente te interessam, e que vem de encontro ao seu perfil.
4. Profissional autônomo:
Ofereça seus serviços a terceiros, pessoas físicas e/ou jurídicas, antes mesmo de uma recolocação formal. Você não está desempregado, hoje você pode ser considerado um profissional autônomo. Pense como é possível você oferecer um serviço de consultoria enquanto não está empregado? Que tipo de serviço você poderia oferecer? Faça um cartão profissional com seus contatos, e abra suas próprias possibilidades, faça o seu caminho a partir do seu talento.
5. Aprimore seu conhecimentos:
Aproveite o tempo livre e se atualize. Procure cursos complementares ao perfil, como o de línguas estrangeiras e outras oportunidades de aprendizado. Há cursos gratuitos em sites como EDX, EDUK, Inead, Coursera e até FGV. Participe também de eventos e palestras, e até mesmo palestre se houver oportunidade. Muitas faculdades buscam profissionais para dar palestras, a maioria não irá lhe pagar por isso, mas a estratégia aqui é ganhar visibilidade. O momento pode ser bom para exercitar a sua forma de expressão, de se comunicar, se expor ao público e debater ideias. Ao frequentar cursos, e palestras da sua área, aproveite para trocar cartões. Cada vez mais as empresas buscam profissionais com uma boa comunicação e habilidades de relacionamento.



6. Invista em networking e cuide do seu marketing pessoal:
Networking indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Interaja com a sua rede de contatos, retome os bons contatos antigos. Mandar uma mensagem para ex colegas de trabalho, informando da sua nova disponibilidade às oportunidades. Envie um e-mail para o ex-chefe que manteve um bom relacionamento, se conecte com pessoas de outros departamentos para ser notado. Ditado antigo, mas válido, “quem não é visto, não é lembrado.”
7. Trabalhos temporários são oportunidades:
Nunca dispense trabalhos temporários, pois ao negar essa chance, uma porta pode ser fechada para uma oportunidade no futuro. Ao assumir uma vaga temporária, você pode mostrar todo o seu potencial, ainda agrega a sua experiência ao seu CV, e no final, pode ser até efetivado. Uma vez dentro da empresa e já treinado, se comprometa com suas obrigações, entregue bons resultados e depois colha os frutos de uma possibilidade de efetivação.
8. Analise sua carreira:
Faça uma auto-análise de você profissional, será importante para você pessoa. Repense até onde chegou, as experiências que agregou, o que você mais se identifica na função, o que menos se identifica, quais habilidades foram aprimoradas e o que merece ser melhorado, ou seja, quais competências precisa desenvolver. O momento pós-demissão, na preparação para a recolocação, é ideal para revisar sua vida profissional. Olhe sua carreira, veja se há como planejar uma adequação ao cenário atual ou se não há mais para onde percorrer. E se algo não pode ser mais mudado, pergunte-se a si mesmo, “Será que vale a pena explorar outro segmento?”
9. Mantenha a calma:
Com o objetivo de dar novos rumos à sua carreira, é fundamental manter a calma, respirar fundo e não pensar em ansiedade. Uma oportunidade de recolocação pode surgir de forma imediata, quanto pode demorar algum tempo. Talvez encurtar esses caminhos dependa de você. Contudo, dentro desse período, mantenha o foco, e exercite a paciência. Prepare corpo, mente e intelecto, se mantenha atualizado e atento, pois, no momento em que aquela vaga surgir, você estará plenamente pronto para ocupá-la.
10. Prepare-se para a entrevista:
Em muitos casos de recrutamento, o nome da empresa é colocada em sigilo até momentos antes da entrevista. Mas, caso você saiba o nome da empresa, pesquise o máximo de informações que puder a respeito. Ir tranquilo e se sentir preparado para esse momento é essencial, te deixando mais seguro e confiante na entrevista em si. O recrutador vai perceber o seu interesse, acredite. Pesquise na internet onde fica o endereço, anote o número de contato e a quem procurar. Se for de carro, verifique estacionamentos próximos, ou ruas em que é possível estacionar. Se for de transporte público, verifique os horários, e saia de casa com bastante antecedência. Chegar cedo é sempre bom, chegar atrasado pega mal.
> Lise Aguiar é psicóloga (Unifor), especialista em Administração de Recursos Humanos (UFC), Psicodiganóstico (Unichristus), e em Orientação Profissional, de Carreira e Preparação para Aposentadoria (INSTSEROP/SP). É também Consultora DISC (Etalent), Professional Coach (SLAC) e Mentora de carreiras (CLI/SP). Possui grande experiência nas áreas de Comportamento Organizacional, Desenvolvimento de Líderes, Assessment, Clima Organizacional, Orientação de Executivos, além de especialidade em Mentoria e Carreiras.

Com as informações do Tribuna do Ceará 


Artigo_de_15/07/2019
HISTORICAMENTE NUNCA UM POLÍTICO DE CARGO EXECUTIVO VOLTOU DEPOIS DE JÁ TER TIDO UMA REELEIÇÃO; AÍ UM EX-PREFEITO EM MARACANAÚ VAI É? SE A CADA DIA ELE E SEU GRUPO PRATICAM MAIS AÇÕES ANTIPOPULARES 
A tendência é que não vai, pois também  o grupo estará  concluindo um ciclo. Daqui a um ano e meio ao completar 16 anos. Quando se completa um ciclo, segundo a história,  nem o "Poderoso Chefão" é capaz de manter o continuismo. Isso porque a população cansada de tanto ver uma gestão que deixa a desejar, somando a isso ações revoltantes  fazem as pessoas contarem os dias para a grande mudança. Que em Maracanaú deve acontecer daqui a 15 meses. Só dentro das últimas três semanas 4 episódios deploráveis, provocados por integrantes do grupo politico que administra Maracanaú há 15 anos, aumentou o desejo de mudança:
1 - O Prefeiturável não se importando com a opinião da maioria dos maracanauenses votou a favor da Reforma da Previdência e da sonegação dos empresários. Pois o deficit previdenciário é grande porque os empresários sonegam os tributos a ser pago, junto com o que é descontado do salário dos funcionários. Tem muitas empresas que nem o INSS do trabalhador paga. E o Prefeiturável está no meio dos deputados que decidiram ser a favor só  na última hora depois da liberação de R $ Milhões. Ou seja de forma indireta vendeu o voto;
2 - Uma gestão de 15 anos medíocre que nunca deu o valor devido aos jovens esportistas, depois que um maracanauense se destacou internacionalmente e vai ser vendido por cerca de R $ 200 Milhões, na maior cara de pau um Prefeiturável vem dizer que foi no time da Prefeitura que o craque foi formado e vai atrás dos 10% do time do Fortaleza que foi o revelador.
3 - Chefes de Famílias feirantes foram humilhados a serem retirados de frente da CEASA e a Prefeitura não fez nada. A desculpa que a área  desocupada é do Estado não é aceitável. Pois há alguns meses um Secretário Municipal foi pra TV cobrar que a obra do Viaduto da Ceasa fosse logo concluída depois que teve reunião com Comerciantes da Ceasa e empresários da Região. 
4 - As mulheres se sentiram desesrepeitadas quando uma foi agredida verbalmente e por pouco fisicamente, no local de trabalho, depois que foi realizar uma cobrança de hospedagem a um Secretário Municipal organizador do Pão & Circo da Gestão, o São João de Maracanaú. Havendo até BO. 

Tem condições de continuar com esta "turma" gerindo Maracanaú? Por isso que A TERCEIRA VIA cada vez mais se fortalece PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE. SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!

Comentários