Em Maracanaú, policlínica segue sem previsão de inauguração nove anos após início das obras

A previsão inicial para a conclusão foi de 240 dias a partir do início das obras, em maio de 2010.


Policlínica de Maracanaú, no Ceará, segue sem data de inauguração nove anos após o início das obras — Foto: Anézia Gomes/SVM


Nove anos se passaram desde o início da construção da policlínica da Pajuçara, no município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e a população local ainda não foi beneficiada pelo empreendimento. A unidade começou a ser erguida em maio de 2010, com um prazo inicial de 240 dias para conclusão, e hoje acumula a vegetação que cresceu na fachada e nas laterais do prédio.
A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) foi contatada, mas nenhuma informação foi divulgada acerca da previsão de finalização da obra, nem da data de inauguração da unidade. “O equipamento vai atender a população dos municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (Cres): Acarape, Barreira, Guaiúba, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Palmácia e Redenção”, complementou a secretaria.
A Pasta acrescentou que a policlínica em Maracanaú está com 95% da obra concluída, e terá as seguintes especialidades médicas: oftalmologia, otorrino, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, endocrinologia, angiologia e neurologia.
Da porta de casa, a dona de casa Lúcia de Andrade observa o prédio que, se estivesse pronto, lhe garantiria ajuda médica a uma rua de distância, diferentemente da realidade vivida hoje. “Eu acordo 5h da manhã pra marcar uma consulta com uma médica que chega 10h, lá no Jardim Bandeirante. E se a pessoa tá passando mal, leva pra UPA lá perto do Dionísio, dentro da Pajuçara. A consulta não sai no mesmo dia. Eles marcam pra gente ir depois, remarcam, nunca dá certo”, desabafa.
Os moradores denunciam que há infiltração de água nas instalações do novo prédio, que ainda não está funcionando — Foto: Anézia Gomes/SVMOs moradores denunciam que há infiltração de água nas instalações do novo prédio, que ainda não está funcionando — Foto: Anézia Gomes/SVM
Os moradores denunciam que há infiltração de água nas instalações do novo prédio, que ainda não está funcionando — Foto: Anézia Gomes/SVM

A inauguração do hospital, após anos de espera, é o principal desejo da população, segundo o aposentado Adalberto Lopes. “Tem muita coisa aí. De vez em quando, chega caminhão aí com mercadoria e os equipamentos. Se você entrar lá, vai ver bastante equipamento guardado e deteriorado”. Segundo ele, há relatos de que a água das chuvas se infiltra pelo telhado, atingindo os materiais no interior das salas. “Há dois anos, esse telhado foi trocado pra poder inaugurar, e nada”, acrescenta.
“A gente gasta uns R$ 200 a R$ 300 com exames de rotina, tendo que ir até Fortaleza. Pelo SUS, não dá mais. Tá com oito meses que eu espero pelo exame de varizes. Tem que fazer um sacrifício e pagar o particular. Todo dia eu passo pelo prédio da Policlínica e me pergunto quando que isso vai ser inaugurado", lamenta Maria Luíza dos Santos, funcionária pública e moradora de Pajuçara há mais de 15 anos.



Com as informações do G1 CE 

MARACANAÚ NEM PARECE QUE ARRECADOU MAIS DE 5 BILHÕES NA GESTÃO DO ATUAL GRUPO POLÍTICO, DE 2005 PRA CÁ; COMO MARACANAÚ DEVERIA SER SE A CORRUPÇÃO E O INCHAÇO NA FOLHA SALARIAL DO FUNCIONALISMO PÚBLICO NÃO TIVESSE CONSUMIDO CENTENAS DE MILHÕES DE REAIS? 

Maracanaú poderia ser referência e ter uma população mais assistida nas áreas mais importantes da gestão pública municipal.
- Na área da Saúde dava para ter o auxílio da tecnologia e melhorar o atendimento consideravelmente. Ter um aplicativo que a população se livrasse 'do fura fila' e a melhoria no pré-atendimento; Ter Postos de Saúde com mais equipamentos e horário de atendimento maior. E, um grande convênio com a saúde privada para melhor atender a população. Etc.
- Na Educação era para ter Ensino Integral em quase todas as escolas. Era para Maracanaú ganhar os prêmios destinados aos municípios que se destacam na qualidade do ensino. Era para ter jovens se destacando em eventos que premia alunos mais inteligentes. Era para as escolas se destacarem no esporte e na cultura. Era para ter muitos jovens, advindo de escolas públicas, estudando e se formando nas melhores Universidades. Etc.
- Na Segurança Pública, era para Maracanaú ter as suas principais ruas monitoradas por câmeras. Era para ter uma Guarda Municipal e Autarquia Municipal muito mais equipadas com um efetivo ampliado. Tudo isso e com uma boa parceria com a Polícia, a população maracanauense sentiria uma redução considerável da insegurança. Etc.
- Na infraestrutura e saneamento básico, era para Maracanaú ter ruas mais 'cuidadas' principalmente nos menores bairros que estão abandonados. Mais Praças. Saneamento básico com as casas podendo mandar água de esgoto para uma estação. Etc.
- No esporte, era para ter uma política pública forte para a formação de atletas e a preservação da saúde através da atividade física. Com equipes e atletas se destacando no estado e nacionalmente. Com excelentes Praças Esportivas.Etc.
Entretanto por conta da gestão do Grupo Robertista que cada vez mais deixa a desejar, nesta reta final de um ciclo de 16 anos, quando um grupo político é banido nas urnas, segundo a Ciência Política. Este grupo preferiu comprar tudo que é de políticos, cabos eleitorais e seus familiares e amigos para garantir a permanência no poder cometendo corrupção que culminou com um mandato em que em cerca de 3 anos o Poder Executivo ficou incompleto porque o vice-prefeito foi afastado. Porque comandava uma quadrilha que fraudava licitações. Ainda tem muitas denúncias de desvios no Ministério Público. Ao todo, Maracanaú deixou de ter centenas de milhões de reais a mais em investimentos nos serviços públicos. Diante disso é que A TERCEIRA ALTERNATIVA se dispõe a comandar a nova era em Maracanaú a partir de 2021. PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE, saindo das mãos de grupos que querem se perpetuarem no poder sem merecerem. Um quer voltar com a 'cara pálida' depois de uma década e meia. Achando que Maracanaú não tem algo melhor. A TERCEIRA ALTERNATIVA, premiado por realizar trabalho social no esporte e na comunicação maracanauense durante cerca de 20 anos, e a maioria da população é melhor, juntos numa gestão popular vai mostrar como se faz. SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!

Comentários