Empresa de ônibus Fretcar é condenada a pagar R$ 360 mil de indenização à família de cobrador morto durante ataques




A Justiça do Trabalho do Ceará (TRT-CE) condenou a empresa de ônibus Fretcar a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 360 mil à família do cobrador de ônibus José Nunes de Sousa Neto, morto após ter 90% do corpo queimado durante ataque ao coletivo em que trabalhava, em abril de 2017, em Fortaleza. Cabe recurso à decisão. Viúva e filho também terão direito à pensão.
G1 entrou em contato com a empresa Fretcar, mas foi informado de que a "pessoa responsável" só poderia se posicionar sobre a decisão na segunda-feira (29).
Com dificuldade motora, Neto não conseguiu sair a tempo  — Foto: TV Verdes Mares/ReproduçãoCom dificuldade motora, Neto não conseguiu sair a tempo  — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Com dificuldade motora, Neto não conseguiu sair a tempo — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Neto era cadeirante e teve 90% do corpo queimado após criminosos atearem fogo no ônibus onde ele estava trabalhando na comunidade Jardim Fluminense, no Bairro Canindezinho. Ele não conseguiu sair a tempo do veículo e teve queimaduras de primeiro e segundo graus. Na época, Fortaleza sofria uma onda de ações criminosas, com incêndio a transportes coletivos e ataques a equipamentos públicos.
O cadeirante chegou a ser socorrido com vida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois foi transferido ao IJF, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo em 8 de maio. Ele tinha 56 anos, era casado e deixou três filhos, sendo um menor de idade.
A família entrou com ação na Justiça contra a empresa em setembro de 2018. Segundo o TRT, a Fretcar alegou que os fatos narrados pela família não ocorreram como o descrito.
No entanto, o juiz Germano Silveira de Siqueira, autor da sentença, considerou que a empresa não apresentou nenhum fato relevante que destoasse da narrativa acusatória. Reconhecendo, inclusive, que a cidade vivenciava, à época, “atos de vandalismo” e “onda enorme de violência urbana”.
O magistrado concluiu que “toda atividade que crie algum risco a outrem torna seu executor responsável pelos danos que vierem a ocorrer”. E que a empresa não foi prudente ao manter os veículos operando, sem a devida proteção, sujeitos à ação criminosa diante do cenário de ataques.

Pensão “vitalícia”

Além da indenização, a Fretcar foi condenada a pagar pensão mensal no valor de 1,5 salário mínimo para a viúva de Neto e para o filho mais novo, até que este complete 25 anos. No caso da viúva, o valor será pago por 23 anos, tempo calculado a partir da expectativa de vida do marido, se vivo estivesse, conforme estudos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com as informações do G1 CE

FUTEBOL DE MARACANAÚ: DO FUNDO DO POÇO DO ESTADUAL AO BRASILEIRÃO SÉRIE B E CONQUISTANDO UM TÍTULO NACIONAL EM 8 ANOS? COMO ASSIM? 
Então! é uma das grandes ideias da TERCEIRA ALTERNATIVA, numa nova era na gestão municipal de Maracanaú. Com experiência em gestão esportiva, em que boa parte da vida convive diretamente com o esporte, é pretensão sim da TERCEIRA ALTERNATIVA fazer da rica Maracanaú, uma cidade notável no esporte. A ideia é que o 'saco de pancada' Maracanã ganhe outra nome: CLUBE ESPORTE MARACANAUENSE - CEM com movimentação o ano todo, jogando no Estádio Municipal Pitaguary, o mesmo que em 14 anos ainda não foi concluído, que em cerca de 24 meses ganhará condições de sediar jogos profissionais e capacidade para 5 mil pessoas. Participando de todas as competições da Federação Cearense de Futebol, será priorizada a formação de atletas, ser bem sucedido em competições nacionais e projetos sociais para os maracanauenses praticantes de atividades fisica. A ideia que seja um clube empresa com inúmeros parceiros, não só a Prefeitura. Com um grupo gestor capitaneado por diretores remunerados, experientes e vitoriosos. Que já tenha levado clube intermediários para o Campeonato Brasileiro. Com a extraordinaria meta de logo a partir de 2021 o CLUBE ESPORTE MARACANAUENSE - CEM já ter acesso no Estadual. Na SÉRIE A conseguir classificação para a SÉRIE D 2023 e COPA DO BRASIL 2023. Campeão do Campeonato Brasileiro SÉRIE D 2024, Conquista do acesso para o Campeonato Brasileiro SÉRIE C 2025 e conquista do acesso para o BRASILEIRÃO SÉRIE B 2027. Além de vários títulos da Taça Fares Lopes e a participação em várias edições da Copa do Brasil, enfrentando clubes grandes do Brasil. O CLUBE ESPORTE MARACANAUENSE - CEM terá eleições periodicamente e sempre os mandados terá um grupo gestor. Unidos farão mandatos sensacionais e contarão com a participação de dezenas e dezenas de conselheiros e milhares de sócios, além da torcida lotando o Estádio. Depois de 2028 a meta será a TERCEIRA ALTERNATIVA fazer um sucessor na Prefeitura e a TERCEIRA ALTERNATIVA 2020 indo ser Presidente do CEM rumo a maiores conquistas e negociação de atletas formados durante os 8 anos anteriores.
Sem politicagem, com muito trabalho e amor a cidade de Maracanaú, todos os esportistas maracanauenses vão ter oportunidade de fazer parte deste MEGA PROJETO. 
Os outros esportes também serão alavancados pois o CEM vai ter múltiplas modalidades, queremos que milhares de maracanauenses sejam bem sucedidos através do esporte. Está nas mãos dos ANTI-GRUPO ROBERTISTA e ANTI-GRUPO COSTA LIMA querer isso. A TERCEIRA ALTERNATIVA que há cerca de 30 anos mora em Maracanaú e premiado por ter se destacado no trabalho social no esporte e da comunicação de Maracanaú está a disposição para ser aclamado e já começar a trabalhar semanas depois da aprovação nas urnas. SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!

Comentários