OLHA SÓ! DIA DO PADROEIRO DO CEARÁ COM PREVISÃO DE CHUVA EM TODAS AS REGIÕES



Agricultores cearenses acreditam que se chover no feriado, o restante da quadra chuvosa será favorável

Foto: Divulgação/Funceme
A semana começa com cenário favorável a precipitações em todas regiões do Ceará. Conforme a previsão do tempo realizada nesta segunda-feira (18), para hoje, o Estado terá céu nublado com eventos de chuva na faixa litorânea, região Jaguaribana e na Ibiapaba. Já nas demais regiões, as precipitações serão mais isoladas.
Para esta terça-feira (19), em que o Ceará celebra do Dia de São José, a previsão é de céu nublado com eventos de chuva em todas as macrorregiões. “Apesar do cenário propício para chuvas em todas as regiões Estado, a previsão não indica que choverá em todos os municípios. Porém, de maneira geral, chuvas expressivas devem ocorrer entre hoje e amanhã”, reforça o meteorologista da Funceme Raul Fritz.
Mais do que nos outros dias do ano, é no 19 de março que os agricultores cearenses olham para o céu em busca de alguma esperança. Acredita-se que se chover no feriado, o restante da quadra chuvosa – que vai até maio – será favorável ao Estado. Pelo contrário, a escassez será instalada.
Porém, a crença sertaneja não tem fundamento científico. O que acontece é que, nesta época, o Estado, assim como o hemisfério sul, sofre a mudança de estação, isto é, sai do verão para o outono, caracterizando o equinócio, que, neste ano, será no dia 20. “Existe a religiosidade que a gente respeita, com toda certeza. O dia 19 de março é próximo ao equinócio, que é quando o sol, na sua órbita aparente, passa a influenciar o hemisfério norte. Uma outra questão é quanto ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Se, até março, que é a metade da estação chuvosa, ela não tiver contribuído para chuvas no Nordeste, isso acaba frustrando a qualidade da quadra”, comenta a responsável pela Gerência de Estudos e Pesquisas em Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.
Ao longo dos anos, essa falta de relação foi observada nos números. “O fato é que se você observar os dados passados, das chuvas no dia 19 de março, a gente ver que não existe uma relação direta entre chover bem nesse dia e ter uma boa estação chuvosa. Por exemplo, em 1974, teve registro de chuva em poucas localidades e, no entanto, a estação chuvosa foi muito boa. Em 2009, também poucos postos (meteorológicos) informaram chuva e a estação chuvosa foi muito boa. E, no sentido contrário, em 2012 e 2013, o registro de chuva no dia 19 foi muito bom, no entanto a quadra invernosa não foi muito boa”, conclui.

Com as informações do 
 CNEWS

PORQUE A CIÊNCIA POLÍTICA MOSTRA QUE UM CICLO DE UM GRUPO POLITICO FINALIZA A CADA 16 ANOS? PORQUE BOA PARTE DO ELEITORADO NÃO QUER A VOLTA DE UM GRUPO QUE JÁ TEVE UM CICLO?
Conhecer a ciência política e a história para compreendermos como funciona a gestão pública é fundamental para a sociedade. Desta forma ela fica mais preparada para tomar as decisões referentes a escolha dos seus gestores públicos e reduzir as possibilidades de se enganarem e passar décadas nas mãos de quem não faz por onde ter mais um voto de confiança. Estudando a Ciência Política e os acontecimentos que faz parte da história das sociedades percebe-se que um Grupo Político tem um tempo de validade, que dura cerca de 16 anos, por conta das pessoas não suportarem mais uma gestão que deixa muito a desejar. Com isso a população, numa eleição, realiza uma mudança mesmo. Nem que decida minutos antes da votação, quando o grupo desgastado ciente de que continuará, depois de fazer de tudo para se manter no poder, é pego de surpresa sendo 'colocado pra correr' do poder. A História mostra também que a população que fez isso não quer voltar ao passado 'nem a pau' a não querer de volta um Grupo Político que já teve também um ciclo no poder que sem querer dar chance a outros quer voltar com a cara pálida. Isso porque boa parte do eleitorado foi quem botou este grupo pra fora e não se sentirá bem em já começar uma nova era dando um tiro no escuro. Diante deste contexto a TERCEIRA ALTERNATIVA em Maracanaú capitaneada por um premiado por realizar um grande trabalho social através do esporte e comunicação durante mais de 20 anos e residindo a cerca de 30 anos em Maracanaú, diferentemente dos outros que moram fora, se coloca a disposição dos maracanauenses para mostrar como se faz numa cidade que é a terceira colocada em arrecadação do Estado, que é destaque nacional. Será uma gestão digital 'super diferenciada' que a população vai decidir o que ela mais quer. Através do aplicativo da Prefeitura. SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!

Comentários