NESTE DOMINGO (17), CRIANÇA CORDELISTA DE MARANGUAPE DECLAMA CORDEL, NA TV, SOBRE A AGRICULTURA DO CEARÁ; ANUNCIA A PARTICIPAÇÃO EM EVENTO INTERNACIONAL

A imagem pode conter: 2 pessoas

Após participar do Programa da Fátima Bernardes, neste final de semana Samya a Abreu participou do Programa Nordeste Rural, na TV Verdes Mares, neste domingo de manhã. Na ocasião além de emocionar a todos com a declamação de um cordel sobre os agricultores em momento muito oportuno com uma quadra invernosa espetacular, Samya disse que em 2019 participará de um evento literário da América Latina que acontecerá no sul do Brasil.

Depois de ser convidada pela a Prefeitura de Maranguape, em Agosto de 2018, para declamar um cordel sobre a Lei Maria da Penha ficou bastante conhecida que já participou de um programa de TV na Rede Globo.

Tudo começou quando viu seu pai ganhando um prêmio por ter realizado uma declaração com um tema referente a uma problemática social. Samya falou para o pai que era fácil e com dias depois, depois de decorar,,começou a declamar o que ouviu do pai dela.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TALENTO LITERÁRIO JUVENIL

Samya Abreu já foi convidada pela Prefeitura de Maranguape, a declamar o cordel no dia da celebração de 12 anos da Lei Maria da Penha, na Casa da Mulher Brasileira.

"Toda mulher tem direito
A viver sem violência
É verdade, está na lei.
Que tem muita eficiência
Pra punir o agressor
E à vítima, dar assistência."

O trecho faz parte da obra "A Lei Maria da Penha em Cordel", de autoria do poeta e músico cearense, TiãoSimpatia. O atilho de palavras e poesia, que trata de tema forte, circula nas redes sociais, junto com a surpresa recente: a pequena moradora de Itapebussu, distrito de Maranguape, Samya Abreu, de oito anos, que declama as palavras com propriedade de gente grande.

O vídeo possui dezenas e dezenas de milhares de visualizações, registrou o momento em que a maranguapense recita o cordel, em homenagem ao aniversário da Lei Maria da Penha, que completou 12 anos em 2018 — mais tempo de vida que a própria Samya.

O público aplaude enquanto as palavras percorrem a Casa da Mulher Brasileira, onde aconteceu a celebração. Na plateia, Samya dedica os versos à mulher que batizou a lei: Maria da Penha, que apesar da data, cede o protagonismo do momento à menina.

Com microfone na mão, os versos seguem com uma firmeza na voz, que decorou cada palavra do cordel. A mãe de Samya, Layenne Macedo, revela que a segurança vem da prática. "O meu esposo gosta de cordeis. Ele não faz, nem declama, mas gosta. E uma dia, eles estavam assistindo juntos a um cordel, e ela falou 'pai, eu sou capaz de declamar esse cordel'. Aí ele imprimiu, e entregou a ela. Depois de três dias, ela já tinha decorado tudo", revela Layenne. De acordo com a mãe, a menina possui 15 cordéis decorados. "Campanha Eleitoral", foi a primeira obra memorizada, aos seis anos de idade.

"Ela é criança, tem apenas oito anos, mas a gente é bem aberto com ela. E ela tem a cabeça muito aberta. O que ela está declamando, ela entende tudo. Não é só por declamar", completa a mãe da menina que revela o envolvimento que Samya apresenta com as obras que performa.

A menina foi convidada pela Prefeitura de Maranguape, a declamar o cordel no dia da celebração, devido à fama que acumula recitando cordeis, inclusive em um canal no YouTube. "O meu esposo achou na internet esse cordel do Tião Simpatia, e mostrou a ela que falou 'pai, isso aqui num instante, eu aprendo'. Foi até uma surpresa, porque ela ia declamar outro cordel, e quando chegou lá, apresentou esse para a Maria da Penha", conta Layenne sobre a escolha da obra do cearense.

Emoção

O autor do cordel ficou encantado ao assistir o vídeo de Samya no Facebook. "Vê uma criança recitar o cordel Maria da Penha, que é um cordel de teor jurídico, que tem seis minutos de duração, e com aquela desenvoltura, realmente foi surpreendente. Isso é a renovação de uma semente que a gente plantou há 12 anos, e começa a germinar", declara Tião Simpatia.

O poeta, que se alegra com a situação, revela uma curiosidade com relação ao fato. "No mesmo momento que ela recitava em Fortaleza, eu estava recitando em Brasília, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados", conta o cearense, que foi convidado a compor uma programação especial na Capital brasileira, em alusão ao aniversário da Lei.

Tião, que além de poeta e músico, também é cordelista, foi convidado por Maria da Penha a compor o cordel em homenagem a lei. "Como eu sempre gostei de temas sociais, ela me pediu para fazer um tema sobre a recém-criada lei. E eu fiz uma música chamada 'Maria da Penha'. E depois, ela disse 'por que você não faz um cordel também?'", rememora o artista sobre o pedido feito em 2009.

Com as informações do Diário do Nordeste


PORQUE AS MULHERES MARACANAUENSES, QUE É
SÃO A MAIORIA DA POPULAÇÃO EM MARACANAÚ TEM POUCAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA PREFEITURA? 
A gestão pública municipal do Grupo Político Robertista, quase finalizando um ciclo em Maracanaú, cada vez mais desgastado depois de 14 anos no poder mostra não está muito interessado em fazer o que deveria no que se refere a prática de políticas públicas que atendam razoavelmente a maioria da população composta por mulheres. Maracanaú com renda de MAIS DE MEIO BILHÃO ANUALMENTE porque não existe também uma grande  política pública igual a renda do município   para as mulheres?
Deveria ter mais creches para  as mães poderem trabalhar e estudar e não sobrecarregar em  as outras mulheres familiares, e muitas vezes as mães não tem nem esta opção.
Deveria as jovens terem uma Secretaria da Juventude que trabalhasse mais por elas, proporcionando oportunidades de capacitação para o primeiro emprego e para prosseguir nos estudos. Como também a existência de projetos sociais que dê a oportunidade as mulheres que tenha habilidades esportivas e artísticas se tornar uma profissional.
Deveria ter uma Secretaria da Mulher repleta de ações sociais que desse apoio devido às mulheres que sofrem algum tipo de violência. Que tenha muitas ações para atender as mulheres de acordo com o que estas mais precisam no dia a dia. Essas e tantas outras coisas é para ter em Maracanaú, pois recursos públicos tem. Entretanto , na atual gestão não tem. Mas, tem ações corruptas, segundo denúncias no Ministério Público. Tem folha salarial estourada em DEZENAS DE MILHÕES DE REAIS anualmente, segundo o Tribunal de Contas do Estado, para poder empregar amigos e parentes de políticos até dizer chega. Por isso que cada vez mais os maracanauenses alargam mais a fileira dos ANTI-GRUPO ROBERTISTA que querem uma TERCEIRA ALTERNATIVA. Pois também não querem mais ser administrados pelo GRUPO COSTA LIMA, Os números mostram isso. Nas eleições 2018 a votação dos possíveis Prefeituráveis destes grupos foi baixíssima.  A ideia PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE capitaneada pelo Prefeiturável premiado por um grande trabalho no esporte e na comunicação em Maracanaú, onde mora há cerca de 30 anos, quer numa gestão popular juntos mostrarmos como se faz. Vamos que vamos encorpando o MEGA FUTURO MARACANAUENSE. SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!

Comentários