Especialistas ouvidos pelo O POVO Online dão dicas para vários perfis de foliões
Por falta de dinheiro, tem quem não aproveite o Carnaval como gostaria. Dicas de economia podem ajudar a cair na folia - ou descansar com mais qualidade, como viagens - neste ou nos próximos Carnavais.
O administrador Paulo Medina aprendeu a economizar e se planejar ao longo dos anos. Neste Carnaval, ele irá para Olinda (PE). “Combino com os amigos e separei uma parte do 13º salário, em dezembro. A excursão é relativamente barata. Assim, não fico com dívidas para depois do Carnaval”, compartilha.
Especialistas ouvidos pelo O POVO Online dão dicas:
Festas de rua
Nas festas com gastos variáveis, a recomendação é calcular o quanto é necessário e o quanto é possível gastar e daí separar valores para cada dia do Carnaval. Bom é chegar na Quarta-Feira de Cinzas com dinheiro no bolso, afinal, março vai estar apenas começando e ninguém quer surpresas desagradáveis. Endividar-se logo no início do ano não é boa receita.
“Faça um diagnóstico financeiro, reveja as contas e se perceber que o orçamento está apertado, evite fazer loucuras para não se comprometer com dívidas nos próximos meses”, orienta Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista.
2. Festas privadas
Às vezes, o custo de uma festa open bar (onde as bebidas já estão inclusas no valor do ingresso ou somadas ao abadá) pode ser mais vantajoso. Claro, depende do consumo de cada um. Neste caso, vale a pena para quem bebe consideravelmente. Eliminar os custos variáveis e programar-se ao máximo é solução de ter saúde financeira.
3. Fantasias
Se, em cima da hora, você ainda não planejou fantasias, certamente é melhor evitar este custo de compra ou aluguel. Às vésperas, os preços sobem. Então, considere reformar a fantasia do ano passado ou pegar emprestado com um amigo. Se tiver um pouco de tempo sobrando, explore a criatividade, customize a fantasia e use tutoriais gratuitos, disponíveis na internet. Os custos vão cair e sua fantasia vai ser diferente de todas as outras.
4. Inadimplente: cuidado redobrado
Caso tenha contas acumuladas, evite fazer novas dívidas no Carnaval. Economize, busque opções gratuitas na programação local, beba menos etc. Assim, o feriado de lazer não vai se tornar motivo de preocupação. E, sim, dá para se divertir fazendo algo simples.
5. Carnaval em grupo
Se vai passar o feriado com amigos, faça as compras no atacado, com o restante do grupo. Compartilhem os custos.
6. Viagens
Enquanto uns pretendem curtir, outros preferem viajar e descansar. Viagens somam custos, muitas vezes altos, com hospedagem, transporte, alimentação e passeios. Conhecer sua situação financeira atual e analisar as possibilidades é a recomendação de Ricardo Natali, educador financeiro da DSOP e do canal Lucro FC (youtube.com/lucrofc)
Por mais que não dê tempo viajar agora, guarde as dicas para os próximos feriadões, férias ou ainda para o próximo Carnaval. Nunca é cedo demais para planejar-se. Na maioria das vezes, pacotes e promoções são mais acessíveis quando comprados com antecedência.
Como gastos extras podem existir, a recomendação é levar cerca de 30% do valor total da viagem como reserva. “É importante ter flexibilidade para datas e destinos. Quando se tem muita gente procurando, a passagem vai ficar mais cara, principalmente se você deixa para última hora”, alerta Ricardo.
Outra dica dele é acumular milhas aéreas já para os próximos Carnavais. “Se você for bem educado financeiramente, pode fazer as compras do dia a dia com cartão de crédito e acumular milhas. Lojas parceiras multiplicam os pontos. Não precisa comprar em parcelas, para não se enrolar financeiramente”.
Pesquise passagens e hospedagens via aplicativos e sites, usando a tecnologia a seu favor. Sites como Google Flights e Skyscanner ajudam a identificar as companhias aéreas que têm as passagens mais baratas.
Caso tenha poupado dinheiro e planejado seu Carnaval com antecedência, agora só resta curtir, evitando ultrapassar o orçamento.
Com as informações do O Povo Online
EM MARACANAÚ, ALÉM DO FIM DO CLIENTELISMO NO NOVO MODELO PROPOSTO PELA TERCEIRA ALTERNATIVA A IDEIA É A VIABILIZAÇÃO DO PROGRAMA GESTÃO MUNICIPAL DIGITAL, ACABANDO COM 'O JEITINHO' E 'O POR DEBAIXO DOS PANOS' QUE SÓ BENEFICIA OS AMIGOS DOS POLÍTICOS E A MAIORIA DA POPULAÇÃO FICA A VER NAVIOS
Uma cidade como Maracanaú: terceira mais rica do Estado que mais se desenvolve na Região Nordeste, que tem mais de MEIO BILHÃO DE REAIS de arrecadação anual, com quase 250 mil habitantes é um absurdo que a gestão pública não seja informatizada para melhor oferecer os serviços públicos, combater a corrupção e os crimes de improbidade administrativa. Pergunta que não quer calar a VELHA POLÍTICA DO GRUPO ROBERTISTA se sustentaria no poder um horror de tempo com a super transparência que um Programa Gestão Pública Digital realiza?
A TERCEIRA ALTERNATIVA ao chegar no poder pretende colocar em prática este Programa que através da tecnologia via aplicativos a população vai acompanhar todos os passos da Gestão Municipal, desde a mais pequena repartição pública até a Prefeitura passando pela a Câmara Municipal. Tem muito mais. A população vai decidir como quer que seja gasto os Recursos Públicos. através de consultas públicas. Os Serviços Públicos poderão ser solicitados na comodidade do celular, isso vai beneficiar principalmente os serviços da área da Saúde, Educação e Assistência Social. A população vai ter no seu celular a facilidade de ver com que é gasto cada centavo dos recursos públicos maracanauenses. Também de vigiar e denunciar o que perceber de errado que aconteça no dia a dia da Gestão Pública. Não poderia ser diferente, pois só assim faz sentido o grito de guerra PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE depois dos cidadãos maracanauenses terem evoluído bem menos do que pode, com cerca 12 BILHÕES DE REAIS arrecadados de 1983 pra cá, quando Maracanaú se transformou em município. Que os Grupos Políticos Robertista e Costa Lima não foram capazes de fazer Maracanaú uma cidade digna de ser uma das mais ricas entre todas as Regiões Metropolitanas do Brasil. Sendo que Maracanaú só foi de toda sua gente quando a alegria foi unânime a ganhar a emancipação e foi por pouco tempo. Quando os dois grupos políticos desgastados por ter passado cerca de uma década e meia no poder cada um chegaram a Prefeitura, Maracanaú serviu mais só para os políticos destes grupos e os amigos deles. Com isso a Cidade e a maioria da população não evoluiu como deveria. Diante disso, um nome que encara o desafio de Prefeiturável e TERCEIRA ALTERNATIVA a morar cerca de 30 anos em Maracanaú e ser premiado depois de cerca de 20 anos de trabalho social através do esporte e comunicação quer junto com as dezenas de milhares de maracanauenses ANTI-GRUPO ROBERTISTA e ANTI-COSTA LIMA fazer todos se orgulhar da Gestão Pública de Maracanaú. SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!
Comentários
Postar um comentário