Polícias se passando por passageiros circularão nos ônibus para reforço na segurança


Ataques a ônibus e prédios públicos e privados ocorrem desde a noite de quarta-feira (2), em um total de 57 crimes. Quarenta e cinco pessoas foram detidas e três pessoas se feriram desde o início da onda de violência. Moro autorizou envio da Força Nacional para o Ceará.

bairros Siqueira e Papicu, em Fortaleza, estão sem circulação de ônibus nesta sexta-feira (4). O serviço de transporte público da capital cearense está prejudicado devido à onda de ataques que ocorrem no Ceará desde a noite de quarta-feira (2). Até 0h desta sexta-feira, apenas 36 ônibus vão circular na Grande Fortaleza, todos com equipes policiais embarcadas.

Desde o início dos ataques, 18 ônibus foram incendiados, tiros foram disparados contra prédios e bancos, e artefatos caseiros incendiários foram arremessados contra delegacias. Uma bomba foi colocada na coluna de um viaduto na BR-020, em Caucaia, que corre risco de desabar. Segundo o secretário da Segurança do Ceará, André Costa, 45 suspeitos foram detidos desde quarta-feira, entre adultos e adolescentes. Um casal de idosos e um motorista ficaram feridos até o momento.

Anteriormente, a frota de ônibus disponível em Fortaleza e Região Metropolitana estava reduzida a 30%, o que representava quase 600 veículos em operação nesta sexta-feira (4). Por medida de segurança, eles circulavam apenas com escolta policial.

No entanto, com a continuidade dos ataques, o Sindicato das Empresas de Ônibus do Ceará (Sindiônibus) anunciou a redução da frota para apenas 36 veículos, ao todo, sendo 32 urbanos e quatro metropolitanos.

Corujão e fim de semana

Os corujões vão permanecer com circulação da frota habitual, mas também sob escolta. Com 20 ônibus urbanos e quatro metropolitanos, segundo o sindicato.

No sábado (5), vão circular 40 ônibus na Grande Fortaleza, com a mesma programação emergencial.

operação dos ônibus disponíveis depende do reforço garantido pela polícia, de acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira.

Conforme o Sindicato das Empresas de Ônibus, os veículos tiveram que desviar as rotas após o início dos atentados. Carros da polícia foram enviados para as sedes das empresas para garantir a segurança dos veículos.

“Quando o dia começou, 100% da frota estava disponível. Mas os ataques recomeçaram, e os motoristas tiveram que fugir, desviando do itinerário”, explica.

A expectativa do Sindicato era de que os quase 600 veículos disponíveis estivessem operando até o fim da manhã desta sexta-feira.

Metrô

As linhas Sul, Oeste e o VLT Parangaba-Mucuripe, do Metrofor, encerram as operações às 20h desta sexta-feira.

No fim da tarde, dezenas de passageiros se aglomeram na estação do Papicu para tentar garantir a volta pra casa.
Com as informações do G1 Ceará

PORQUE NÃO É BOM PRA MARACANAÚ A DISPUTA SÓ ENTRE A PRIMEIRA E SEGUNDA ALTERNATIVAS, QUE SÓ ESTAS EXISTIAM ATÉ NOVEMBRO DE 2018?
Estudo aponta que o ciclo de um grupo politico em qualquer lugar do mundo se encerra em cerca de 16 anos. Segundo a informação da Cientista Politico e Professora Universitária Carla Michele. Isso porque a sociedade chega a conclusão que o melhor é um novo modelo, comandado por novas caras. Por conta que quem está ou já passou pela gestão pública de uma cidade não empolga mais, e não conseguiu realizar uma gestão condizente com a condição que sua cidade tem. Então, o grupo político do Roberto Pessoa já 'deu o que dá', e não dar sinalização que tem capacidade ou queira realizar as mudanças radicais necessárias para Maracanaú ter melhores serviços públicos. Porque este grupo político não se interessa de reduzir a folha salarial consideravelmente para ter mais recursos públicos para a Saúde, para politicas públicas para a juventude e para infraestrutura  da cidade, e assim atrair mais empresas e milhares de empregos. Também este grupo político não vai de uma hora pra outra parar com os desmandos que ocasiona dezenas de denúncias no Ministério Publico. Sinalizando ser um grupo político corrupto em que o maior desvio, a suspeita que foi o de R $ 47 Milhões que culminou com o afastamento de um vice-prefeito. A SEGUNDA ALTERNATIVA  é voltar ao passado. A alternância é fundamental, até porque todos tem o direito de gerir a sua cidade.  Em Maracanaú têm centenas de munícipes, compondo A TERCEIRA ALTENATIVA, querendo também contribuir para uma cidade melhor. FELIZ ANO NOVO! SEGUIMOS ABRAÇADOS!


Comentários