Índios Pitaguarys de Maracanaú protestam contra a transferência de demarcação de terras da Funai

Lideranças foram à Defensoria Pública da União (DPU) e ao Ministério Público Federal (MPF) onde fizeram denúncias.




Indígenas do Ceará realizaram na manhã desta quinta-feira (31) protesto em defesa de direitos e contra a transferência de ações de competência da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Agricultura, como a demarcação de terras indígenas.

De acordo com a liderança indígena do povo Pitaguary Maracanaú, Maria da Conceição Alves Feitosa, a Ceiça Pitaguary, o ato é nacional e o decreto assinado vai prejudicar várias comunidades no estado. As invasões são uma delas.


"O decreto será uma grande derrota do nosso povo. Seremos prejudicados. Por isso essa marcha para tentar sensibilizar as autoridades competentes. As terras indígenas estão sendo invadidas em vários locais e ocupadas ilegalmente, após a aprovação da Medida assinada pelo presidente Jair Bolsonaro", disse.

Ceiça Pitaguary afirmou que o protesto teve início às 8 horas na Praça Luíza Távora, com a entrega do Livro Violações de Direitos Indígenas no Ceará: Terra, Educação, Previdência e Mulheres, aos grupos que estavam presentes. Depois, segundo a líder indígena, o grupo seguiu para a Defensoria Pública da União (DPU) e para o Ministério Público Federal (MPF), onde entregou reivindicações. O ato terminou na Praça da Imprensa Chanceler Edson Queiroz, no Bairro Dionísio Torres.
Com as informações do Diário do Nordeste.



COMO A TERCEIRA ALTERNATIVA ENCARA OS PRÓXIMOS DOIS ANOS, NA LUTA PARA OBTER O CRÉDITO DOS MARACANAUENSES E JUNTOS VENCER AS TRADICIONAIS PRIMEIRA E SEGUNDA ALTERNATIVAS?
Diante do quadro político de Maracanaú, a ideia da TERCEIRA ALTERNATIVA para 2019 e 2020 é mostrar as dezenas de milhares de maracanauenses anti-Grupo RP e anti-Costa Lima que podemos sim se safar destes grupos políticos que já tiveram a oportunidade de administrar Maracanaú. Que esses deixaram muito a desejar. Mostrar também as propostas e um novo modelo de gestão: sem corrupção, sem clientelismo (que só os amigos e parentes de politicos se dão bem com os empregos e serviços públicos da prefeitura) e acabar com esta do chefe político só pensar nele e ser "desunido" com o governo Estadual. Não se importando que Maracanaú deixou de ganhar muito com isso. O atual grupo político que administra Maracanaú desde 2005 sempre foi oposição ao governador, devido o Roberto Pessoa só pensar nele, que segundo uma apuração, este sempre desejou tomar o poder dos Ferreira Gomes. Não conseguiu, e Maracanaú "pagou o pato" não conseguindo se quer fazer um Estádio Municipal que era a principal proposta do chefe politico Roberto Pessoa quando buscava ganhar a Prefeitura, em 2004. 

Enquanto a SEGUNDA ALTERNATIVA não é do gosto da maioria da população maracanauense. que não quer mais que Maracanaú seja administrada pelos Costa Lima, que estes já tiveram esta oportunidade durante uma década e meia igualmente a PRIMEIRA ALTERNATIVA e deixou a desejar. 

Por isso a população se "assujeitou" a votar em um forasteiro que mora na beira da praia da capital. Agora é a vez da TERCEIRA ALTERNATIVA que mora há 30 anos em Maracanaú. Que tem um grande trabalho social e prestação de serviço através do esporte e da comunicação em Maracanaú. Que lhe rendeu uma homenagem no evento de destaques de Maracanaú, numa premiação da Prefeitura de Maracanaú no IFCE de Maracanaú em 2015.

O proposta PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE que foi lançado em Novembro de 2018, a cada dia ganha força, ganha simpatia e a grande confiança é que vai chegar em 2020 bombando. Todas as segundas-feiras uma nova mensagem é divulgada nas redes sociais e durante toda a semana nos Blogs do Prefeiturável. SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!




Comentários