- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Aprimoramento da mastigação, deglutição e respiração estão entre os exercícios para manter a musculatura facial firme
A fonoaudiologia estética é focada no funcionamento dos músculos, na harmonia de expressões e movimentos faciais. Com a intenção de explorar o tema pouco conhecido no meio científico, a fonoaudióloga mineira Valesca Resende lançou o livro "Fono: função e estética", pela Benvinda Editora.
Especialista em motricidade orofacial, Valesca desenvolveu um protocolo próprio de técnicas e exercícios. "Há dez anos, quando fiz o mestrado na área, tive muita dificuldade em encontrar bibliografias especializadas. Desde então, venho coletando estudos, métodos e experiências, que agora compartilho neste livro", ressalta.
Valesca diz que a obra não é um manual para fazer em casa, e sim uma fonte de pesquisa e de referência, na qual a profissional propõe uma série de técnicas sequenciais para aprimorar a motricidade orofacial. Entre elas, drenagem linfática manual (DLM), manipulação muscular, crioterapia e eletroestimulação.
Protocolos
"A técnica da crioterapia diminui inchaço, olheiras e potencializa a contração muscular durante os exercícios faciais. Já a eletroterapia trabalha grupos musculares ou pontos motores que necessitam ser reabilitados em pacientes que sofreram traumatismo craniano encefálico, acidente vascular encefálico, paralisia cerebral ou facial, disfagia e alterações musculares na face e no pescoço", descreve Valesca Resende.
Os exercícios propostos pela especialista são divididos em práticas de mastigação, deglutição, sucção, postura correta de língua e outros. Aparentemente realizadas com facilidade, essas ações demandam rigorosa avaliação e orientação fonoaudiológica.
"Alguns movimentos que costumamos fazer no dia a dia, a exemplo da hipermímica e a mastigação unilateral, precisam ser evitados. Conforme a profissional, os hábitos frequentes provocam a desordem articular ou o enfraquecimento da musculatura facial", orienta Valesca.
Entre os pontos importantes a serem tratados, a fonoaudióloga aponta casos clínicos de flacidez, perda de contorno do rosto depois do emagrecimento, paralisia facial e assimetria de bochechas. "Pacientes entre 28 e 54 anos, que se submeteram aos procedimentos revelam o êxito dos tratamentos, quando realizados corretamente e com o acompanhamento profissional", alerta Valesca.
A flacidez do rosto pode ser amenizada com exercícios feitos sob a orientação de um profissional especializado
Com as informações do Diário do Nordeste
EM MARACANAÚ O QUE DEVERIA TER SIDO FEITO COM O MONTANTE DE CERCA DE R $ 6 BILHÕES ARRECADADO PELA A PREFEITURA, NOS ÚLTIMOS 14 ANOS?
Na visão da TERCEIRA ALTERNATIVA, Maracanaú era pra ter muito mais melhores serviços públicos e infraestrutura, em vez de folha salarial do funcionalismo estourada, segundo o TCE e muita corrupção,, segundo as denúncias no Ministério Público.
COM CERCA DE R $ 6 BILHÕES, numa cidade com cerca de 200 mil habitantes não era nunca para ser do jeito que Maracanaú é no momento. Tudo porque o Grupo Político Roberto Pessoa que deve está encerrando seu ciclo em 2020, pois completará 16 anos no poder e segundo um estudo este é um tempo de duração máximo de um ciclo, seja numa Cidade, Estado e País, o grupo robertista deixou muito a desejar. Por isso aumenta a passos largos o desejo dos maracanauenses de se ver livre do grupo político que ai está. Que o seu comandante não obteve se quer 1/4 dos votos dos maracanauenses em 2018. São cerca de 100 mil maracanauenses que querem um novo modelo comandado por uma nova cara que tenha um trabalho prestado na cidade. Forasteiro nunca mais.
COM CERCA DE R $ 6 BILHÕES, Maracanaú era para ser destaque na educação, com os maracanauenses se destacando nos prêmios estudantis e os jovens passando em melhores faculdades. E não do jeito que está que até alimentação estragada está tendo em escola. Como carne e massa contaminadas.
Na Saúde era para ter um atendimento mais organizado e que todos tenham direitos iguas e não só os amigos dos politicos, e as outras pessoas ficam a ver navios, pagam até R $ 120 quando precisam ir a um oculista. A juventude era para está em programas sociais, culturais e esportivos e os destaques tendo bolsas para se tornarem atletas profissionais e artistas de sucesso. Também uma boa base para obterem uma profissão interessante. Por fim, na mensagem desta semana, na infraestrutura: Maracanaú era para ter um Estádio, era para ter.grandes pontos de lazer, era para ter clubes, era para ter outro hospital público, era para ter mais avenidas, monitoramento em toda a cidade, escolas maiores, nao era para ainda ter ruas povoadas sem calçamento e saneamento, etc.
SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário