VEJA SÓ! Universidades e faculdades do Ceará estão proibidas de cobrar taxas a alunos


LEI VALE para instituições particulares de ensino superior.

Alunos das instituições particulares de ensino superior do Ceará não têm mais a obrigação de pagar taxas que geralmente são cobradas por universidades e faculdades para a emissão de documentos como comprovante de matrícula, histórico e declaração escolar. A lei nº 16.714, de autoria do deputado estadual Elmano Freitas (PT), entrou em vigor na última sexta-feira, 21, data em que foi sancionada pelo governador Camilo Santana (PT).

Além de comprovante de matrícula, histórico e declaração, também entram na lista cuja taxa está proibida os seguintes documentos: plano de ensino; declaração de disciplinas cursadas; declaração de transferência; certificado de conclusão de curso; certificado de colação de grau; segunda chamada de prova; e declaração de estágio.

Outras três taxas também não podem ser cobradas: de repetência, valor acrescido à mensalidade em caso de reprovação do aluno em uma ou mais disciplinas; de disciplina eletiva, que incide sobre o valor da disciplina obrigatória; e de prova, cobrança feita em virtude de algum procedimento de avaliação realizado pela instituição de ensino.

Para Elmano, tais documentos são necessários à defesa de direitos dos estudantes e utilizados frequentemente em situação de interesse pessoal, por isso, não podem ser emitidos mediante cobrança. Na opinião do deputado, as taxas se tornaram fonte de receita para universidades privadas.

"Essa previsão, além de constar na Constituição e na legislação, também foi confirmada pelo Conselho Nacional de Educação, que determina que as mensalidades são a única remuneração possível por todos os custos referentes à educação ministrada e pelos serviços diretamente vinculados", justifica.

De acordo com a lei, em caso de descumprimento, serão aplicadas às  instituições penalidades contidas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, lembra que a multa pode variar de R$ 700 a R$ 11 milhões. O valor é calculado com base em diferentes fatores, como reincidência no descumprimento da legislação e porte econômico da empresa.

"Nós, do Procon, já multamos instituições de ensino superior da Cidade por causa dessa cobrança abusiva. Vale lembrar que, por se tratar de uma prestação de serviço educacional, a emissão desses documentos já é para estar prevista no valor das mensalidades", reforça.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinep-CE), Airton Oliveira, diz que a entidade ainda não teve acesso à lei, mas vai analisar o teor do texto. "Porém, tudo o que é referente à educação deve ser legislado em âmbito federal, e não por estados e municípios. Se tiver alguma irregularidade, vamos questionar", afirma.

O QUE ESTÁ PROIBIDO

TIPOS DE DOCUMENTAÇÃO

1. Comprovante de matrícula

2. Histórico escolar

3. Plano de ensino

4. Declaração de disciplinas cursadas

5. Declaração de transferência

6. Certificado de conclusão de curso

7. Certificado de colação de grau

8. Segunda chamada de prova

9. Declaração de estágio

10. Taxa de repetência

11. Taxa sobre disciplina eletiva

12. Taxa de prova

 Com as informações do O POVO ONLINE

A PRIMEIRA ALTERNATIVA JÁ ESTÁ UMA DÉCADA E MEIA NO PODER E DEIXA MUITO A DESEJAR; EM NOME DA FUNDAMENTAL ALTERNÂNCIA, PORQUE A TERCEIRA ALTERNATIVA É A MELHOR PARA MARACANAÚ?

Desde 2005 o grupo político que está a frente da gestão municipal de Maracanaú comandado por Roberto Pessoa não foi capaz de proporcionar a Maracanaú uma condição condizente com a arrecadação de mais de 6 BILHÕES, neste período. Onde os serviços públicos nem parece com o que deveriam acontecer, numa terceira cidade mais rica de um Estado. O Ceará que é  destaque nacional por aumento considerável do PIB e por está com suas contas em dia. Por isso A TERCEIRA ALTERNATIVA que propõe um modelo PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE é o que os maracanauenses mais merecem e necessitam. Nada de voltar ao passado com a SEGUNDA ALTERMATIVA. Como Prefeiturável independente, instruído, se preparando cada vez mais e com idéias interessantes para transformar Maracanaú na Cidade da Gente, além de melhorar consideravelmente os serviços públicos, será dado a oportunidade a milhares de maracanauenses que desejam participar do funcionalismo municipal ter a sua oportunidade. Todos irão melhorar os serviços públicos e participar de dezenas de novos pogramas sociais que Maracanaú  vai ter para a população usufruir melhor do mais de MEIO BILHÃO  que  Maracanaú arrecada anualmente. Os recursos pra isso vão vim das reformas que serão feitas. Um pente fino que vai detectar quem ganha sem trabalhar, quem é funcionário fantasma e uma fiscalização rígida nas licitações, combatendo desvios que existem, segundo denúncias no Ministério Público. Os recursos também virão das parcerias públicas privadas  que desenvolverá Maracanaú consideravelmente aproveitando que a nossa cidade vai ficar mais perto da capital, com a duplicação do Anel Viário. Sempre a cada segunda-feira divulgo 'uma nova mensagem' que ao longo da semana é propagada nos meus Blogs (que estão na capa da minha página no Facebook). Também a nova mensagem é  propagada no Instagram, no WhatsApp e no Facebook. Obrigado a todos que a cada semana declaram estar gostando da TERCEIRA ALTERNATIVA. É  como já disse antes, saber que existem dezenas de milhares de maracanauenses antiRP e antiCOSTALIMA foi o que me impulsionou a disponibilizar o meu nome a esses... FELIZ NATAL! SEGUIMOS ABRAÇADOS!




Comentários