Jornal Praça do Ferreira: Blogueiro Moacir Neto escreve editorial com o título 'Um Novo jeito, um novo Brasil' neste impresso que valeu como trabalho acadêmico do semestre 2017.1 do Curso Jornalismo do Centro Universitário Estácio - Ceará


EDITORIAL                                           
Um novo jeito, um novo Brasil
Para mudar a Federação da República brasileira, requer um novo jeito de a sociedade escolher os seus representantes no Poder Legislativo e Poder Executivo ; é necessário a reforma política e também a reforma no modo da sociedade escolher seus representantes na gestão pública. Buscar conhecer melhor os candidatos, as suas ações, o que já fez de benefícios para a sociedade, como está realizando a campanha e se as propostas são possíveis ser realizadas é fundamental para, a princípio, avaliar a honestidade e seriedade de um político. A sociedade tem que fiscalizar e cobrar sempre, desta forma os recursos públicos serão melhor investido e de saber quem está praticando corrupção e usando as várias maneiras existentes de combate, colocar os corruptos para bem longe da gestão pública, não reelegendo mais.                                                   
Neste momento que se discute e que antecede uma votação da reforma política no Brasil, até o mês de setembro do ano corrente, para já valer a partir das Eleições 2018, a sociedade tem que se engajar mais na luta: manifestando, cobrando e reivindicando que as mudanças mais importantes como a limitação dos gastos nas campanhas, grande redução do Fundo partidário, e penas mais rígidas para os crimes eleitorais. Subtende que estas mudanças não são boas para a maioria dos políticos que compõem o Congresso Nacional na atualidade, portanto, só farão as mudanças citadas, se veem uma grande mobilização da sociedade exigindo às mudanças necessárias de combate a corrupção. Acompanhando vários fatos que aconteceram no Brasil, percebe-se que muitas manifestações da sociedade foi o que fez algumas mudanças na gestão pública acontecerem.                                                      
Depois da reforma, a sociedade tem uma missão primordial, que é acompanhar as ações dos políticos, dando mais ênfase, quem disputará eleições no próximo ano: quem vai buscar a reeleição, quem tentará voltar à vida pública, quem tentará ingressar pela primeira vez. Desta forma a sociedade vai ter informações importantes que será fundamental para apostar na melhor opção do momento e acreditar que este faça um excelente mandato. Agindo desta forma, a chance de um dia se ter um novo Brasil com menos corrupção é considerável e isso só será possível se também houver um novo jeito dos brasileiros se comportarem no dia a dia, principalmente na hora de votar.                 

Comentários