OLHA SÓ! No tempo chuvoso, Carro “morreu”? Especialista explica como enfrentar alagamentos sem sair com prejuízos
TEMPO CHUVOSO
Carro “morreu”? Especialista explica como enfrentar alagamentos sem sair com prejuízos
Alagamentos devem ser evitados. Mas, e quando você já está na chuva e não tem mais jeito? O especialista dá a dica
Enfrentar os alagamentos causados pelas chuvas, sem o conhecimento básico de direção, pode causar danos no veículo e no seu bolso. Por isso a Tribuna BandNews FM foi buscar informações e dicas importantes com especialistas em veículos automotores.
O colunista Roberto Costa, especialista em automóveis, é claro quando diz que enfrentar um alagamento com água acima do meio do pneu pode causar danos no motor do veículo.
“Não se deve passar o alagamento maior do que o centro da roda. O carro até tem condições de ir um pouco mais, mas muitas vezes um veículo grande em sentido contrário, acaba que essa água invade o carro, muitas vezes é até absorvida pelo motor, causando problemas graves”, explica.
Hamilton Cavalcante, gerente de uma loja especializada em veículos automotores localizada no Centro de Fortaleza, prefere não enfrentar a chuva. “A regra principal é não enfrentar trechos alagados, profundidades maiores, nem pensar. O motor pode aspirar água, parar e causar prejuízo financeiro muito grande”, diz.
E quando você já está na chuva e não tem mais jeito? “Manter a marcha de força, normalmente 1ª ou 2ª, que é para evitar que a água impeça os gases do escapamento de sair, e manter o motor bem acelerado segurando na embreagem”, orienta Roberto.
Os especialistas explicam, ainda, que se o carro ‘morrer’ no meio do alagamento, não se deve tentar ligá-lo novamente. Neste caso, a única coisa a fazer é ligar o pisca-alerta para sinalizar que o carro está com problemas e levar chamar o reboque.
Fonte: Tribuna do Ceará Online
Comentários
Postar um comentário