VÁRZEA DA VOLTA
Redemoinho chama atenção de moradores no interior do Ceará
O fenômeno aconteceu na última sexta-feira (24) e causou susto aos moradores
Após um possível “mini vulcão” em Maranguape, um raio caindo sobre a rocha em Quixadá e impressionando moradores, agora o Ceará registrou mais um fenômeno da natureza: redemoinho. A ação da natureza aconteceu na última sexta-feira (24) em Várzea da Volta, em Moraújo, interior do Estado.
Durante o vídeo é possível ouvir o susto das pessoas diante do fenômeno que é raro de acontecer e chama atenção pela beleza e também pela força do vento.
Mas apesar da cena que impressiona, não há motivos para preocupação, segundo explicou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Segundo o órgão, o que aconteceu foi um redemoinho de vento sobre a superfície líquida. Ele é uma circulação de vento ascendente. O vento sobe em espiral e suspende partículas próximas, que podem ser poeira, folhas ou água, como no caso em questão. A durabilidade é pouco e normalmente não causa danos.
Veja o vídeo:
*Imagens cedidas por Massapê Ceará
Fonte: Tribuna do Ceará
IMPRESSIONANTE
Morador de Quixadá registra momento de raio próximo à pedra da Galinha Choca
O vídeo impressionante mostra a explosão. Este ano, o Ceará já supera o número de raios registrados em 2016
Um raio que atingiu morro vizinho ao açude do Cedro e à pedra da Galinha Choca, em Quixadá, no sertão central do Ceará, causou uma explosão nesta quinta-feira (23). O fenômeno foi registrado por um morador que divulgou o vídeo em redes sociais.
“Olha o raio! Tu viu?“, diz o rapaz, assustado com a imagem que ele mesmo registrou. A queda do raio aconteceu em uma das regiões que mais sofrem com a estiagem, após cinco anos de seca.
Este ano no Ceará, a incidência de raios já é maior do que todo o ano de 2016, sinal de que 2017 está com maior incidência de chuvas.
De acordo com o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Enel, de 1º de janeiro até a quinta-feira (23), foram registrados 24.664 raios, número maior se comparado ao ano todo de 2016, quando foram registrados 22.596 descargas.
Veja o vídeo do momento:
Comentários
Postar um comentário