Em Maracanaú, quadrilha de roubo de cargas era chefiada por detento, diz polícia

Eletrodomésticos, móveis, produtos de limpeza e alimentos roubados foram recuperados pela Polícia Civil  (Foto: SSPDS/Divulgação)

Quadrilha de roubo de cargas no CE era chefiada por detento, diz polícia

Presidiário conhecido como "Feio" foi preso em 2016, pela polícia.
Duas pessoas foram presas na terça-feira (24) e quarta-feira (25).


A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desarticulou uma quadrilha especializada de venda de cargas roubadas. Quatro cargas que foram roubadas para serem revendidas ilegalmente foram recuperadas. Duas pessoas foram presas na terça-feira (24) e quarta-feira (25).
Segundo a polícia, todo esquema do crime era organizado e planejado por Antônio Fernandes de Amorim Filho de 31 anos, conhecido como “Feio” – preso desde o ano passado, em uma ação da DRFVC.
O homem, segundo a polícia, responde a 13 procedimentos policiais, sendo nove por roubo de carga e os demais por receptação, posse ilegal de arma de fogo e crime contra a fé pública. De acordo com o delegado Fernando Cavalcante, o presidiário também será indiciado nos inquéritos policiais que investigam os roubos das cargas.
Operação e prisão
Eletrodomésticos, móveis, produtos de limpeza e alimentos roubados foram recuperados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) em ações realizadas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). Os produtos pertencem a quatro cargas que foram roubadas para serem revendidas ilegalmente.
“As investigações sobre o roubo de uma carga avaliada em R$ 120 mil nos levaram ao motorista”, explica o delegado Fernando Cavalcante, titular da DRFVC e responsável pelo caso. O motorista mencionado por ele se trata de um homem de 26, apontado nos levantamentos policiais como responsável por transportar os produtos tomados nos assaltos. A carga subtraída era composta por produtos variados, como alimentos e itens de limpeza. Ele também atuava na quadrilha realizando transações bancárias com o dinheiro oriundo dos crimes.
O homem, que não possuía antecedentes criminais, foi preso em mais uma viagem clandestina. Ele foi interceptado por investigadores da DRFVC, quando seguia em um caminhão baú de cor branca e placas de São Paulo, em Caucaia – Região Metropolitana de Fortaleza. O veículo estava carregado com uma parte da carga em R$ 120 mil – roubada na última segunda-feira (23,) em Maracanaú. O suspeito pretendia levar a mercadoria para a cidade de Itapipoca, a fim de vendê-la lá.
O homem ainda apresentou várias notas fiscais aos policiais, emitidas pela empresa vítima do roubo e disse que foi contratado, por telefone, por um homem para fazer o frete do material. Mas segundo a polícia, esta não é a primeira vez que o preso participa do negócio ilícito. Ele transportou produtos roubados outras três vezes, de Pacatuba pra Fortaleza, de Maracanaú para Pacatuba e de Guaiuba para Horizonte.
Nesta última viagem, o endereço da entrega, de cereais, foi o estabelecimento comercial de um outro suspeito preso de 31 anos, também sem antecedentes criminais. No local, os policiais prenderam o homem e recuperaram os alimentos. Os outros produtos – móveis e eletrodomésticos, foram localizados na casa de Marcos, situada no Acaracuzinho, em Maracanaú.
Durante as investigações, os policiais também descobriram o envolvimento de outro homem que responde a doze procedimentos por lesão corporal, estelionato, homicídio e roubo de carga, entre outros. Ele é apontado como intermediário nas ações delituosas e também é procurado pela polícia.
Os dois presos foram conduzidos à sede da DRFVC, em Fortaleza. Eles vão responder por receptação, associação criminosa e na Lei das Organizações Criminosas.
Fonte: G1 Ceará











Comentários