SE LIGUE! Uso do Wi-Fi nos ônibus na Capital esbarra no medo de roubos e na desinformação

NOVO SERVIÇO

Uso do Wi-Fi nos ônibus de Fortaleza esbarra no medo de roubos e na desinformação


Tribuna do Ceará testou o Wi-For, programa de implantação de internet Wi-Fi gratuita nos ônibus, nas duas linhas que já receberam a tecnologia: 026 – Antônio Bezerra/Messejana e 226 – Expresso/Antônio Bezerra/Messejana. “Pra quê internet no ônibus?”, “Só vai dar pra ladrão”, “O povo vai é perder a parada”, não faltam comentários e risos quando se toca no assunto, mas não demora para alguém ficar zapeando o celular despreocupadamente no coletivo.
A Prefeitura anunciou o projeto há pouco mais de um mês, mas os primeiros ônibus só receberam o serviço oficialmente há uma semana. O percurso, nesta terça-feira (6), começou pelo terminal da Messejana em direção ao terminal do Antônio Bezerra na linha expressa 226.
IMG_20160607_102341479
Programa Wi-For vai instalar Wi-Fi gratuito nas linhas de ônibus em Fortaleza. (Foto: Tribuna do Ceará/Jéssica Welma)
O primeiro ônibus a chegar para o embarque era modelo antigo, sem ar-condicionado. Ainda assim, possui cartazes indicando a internet gratuita. Perguntei ao trocador se o Wi-Fi estava funcionando, ele disse que “na teoria” deveria estar. Em cerca de uma hora de percurso, no entanto, a conexão não foi concretizada.
O estudante Iranilson Rocha de Sousa, de 17 anos, também tentou fazer a conexão em seu aparelho celular, mas não teve sucesso. Ele tem dúvidas sobre a necessidade de internet nos ônibus. O principal receio, segundo ele, é que propicie casos de roubo nos coletivos.
O medo do estudante é compartilhado por outros passageiros. A diarista Anaíla Aguiar, de 31 anos, diz que não gosta de levar o celular quando anda de ônibus por medo de assalto. “Imagina usar internet e deixar o celular exposto?”, questiona.
Fonte: Tribuna do Ceará Online

Comentários