NUNCA É TARDE! Vovô vira exemplo em formatura de turma de Administração na UFC; Luiz César Silva de Sousa, de 50 anos, teve uma surpresa na cerimônia, ao receber o diploma das mãos de neto vestido com beca

Vovô vira exemplo em formatura de turma de Administração na UFC

Luiz César Silva de Sousa, de 50 anos, teve uma surpresa na cerimônia, ao receber o diploma das mãos de neto vestido com beca

(FOTO:Reprodução/ Jr Panela/ UFC)
(FOTO:Reprodução/ Jr Panela/ UFC)


Vestido de beca, o pequeno Miguel atravessou a área da Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, na noite de 8 de março, junto com seu avó. Em cima do palco, deu boa noite aos presentes e completou com um recado simples: “Te amo, vovô”.
Essa poderia ser mais uma história sobre formaturas, excetuando o fato de Miguel ter apenas dois anos e cinco meses. Ao contrário do que poderia parecer, quem recebeu o canudo naquela noite foi seu avó, Luiz Cézar Silva de Sousa, de 50 anos, pelo curso de Administração em Gestão Pública, do Instituto UFC Virtual.
“Sou militar, da Aeronáutica, e o curso de administração e gestão pública tem o tratativo, já que já sou funcionário público e gosto de estar envolvido com todo esse movimento. Então o curso caiu como uma luva. Além disso, me garantiu o sistema semi-presencial. Assim eu não precisei sacrificar meu tempo de trabalho ou o tempo com a família para estudar”, explica o bacharel.
Para garantir o tão sonhado diploma, Luiz seguia um ritmo agitado. Desde 2011, duas vezes por semana marcava presença no polo da UFC Virtual em Maranguape, e o restante dos dias estudava em casa usando a internet. “No próprio polo eles oferecem algumas salas de estudos, mas eu preferia estudar em casa, perto da minha família. A internet tem suas limitações, mas nunca enfrentei nenhuma dificuldade em aprender por estudar a distância”, garante.
Além de aprender mais sobre sua área de interesse, Luiz César garante que também vivenciou tudo que a experiência na faculdade proporciona. Além das aulas virtuais, o militar também participou de encontros presenciais, trabalhos em grupo e inúmeras visitações. 
“Minha turma começou numerosa, com quase 50 alunos, mas terminamos em 20. Apesar da diferença de idade, estudei com adolescentes recém saídos do ensino médio e com pessoas da minha idade, que tinham seus empregos. E apesar das diferenças fiz muitas amizades, nos falamos até hoje pela internet”, relata.
Mas é quando fala do apoio da família que seu Luiz mais se emociona. Ele conta que teve a oportunidade única de fazer a mesma faculdade com uma de suas filhas. “Minha família me apoiou muito, desde o início. E uma das minhas filhas faz Administração na UFC presencial, e muitas vezes era eu ajudava ela com os trabalhos e as provas”, relata.
E mesmo quando teve que adiar a celebração da colação, o apoio familiar fez a diferença para tornar todo o processo especial. “Eu deveria colar grau em agosto do ano passado, mas tive que viajar. Na época eu também fazia 25 anos de casado, e minha esposa teve a ideia de preparar uma celebração de formatura só pra mim. Na hora da recepção o Miguel apareceu vestido de beca e trouxe o meu diploma simbólico”, relembra.
“Quem sabe uma pessoa que esteja em casa, vendo o tempo passar, se inspire com tudo isso e vá para a sala de aula”. (Luiz Cézar Silva de Sousa)
Quando a data da colação de grau na UFC chegou, a ideia da esposa tornou-se uma espécie de tradição e o pequeno Miguel entrou junto com o avô para receber o diploma real dessa vez. “No aniversário de casado, a homenagem foi uma emoção muito grande, e no dia da minha formatura, então, foi uma explosão total de emoção”, exclama.
Ver seu exemplo de superação e garra retratados para outras tantas pessoas emociona seu Luiz, mas não rouba sua calma ou seu dom com o discurso. “É outra grande homenagem poder tocar as pessoas com a minha história. Quem sabe uma pessoa que esteja em casa, vendo o tempo passar, se inspire com tudo isso e vá para a sala de aula. Eu espero tocar pelo menos uma pessoa”, finaliza, emocionado.
Fonte: Tribuna do Ceará Online




Comentários