Escape60′! o jogo que te faz largar o smartphone 1h; recém-chegado a Capital, você tem uma hora para sair de uma sala trancada usando nada além do que seus instintos

Tribuna Testou: A gente adorou o jogo que te faz largar o smartphone

No Escape60′, recém-chegado a Fortaleza, você tem uma hora para sair de uma sala trancada usando nada além do que seus instintos



“Há 12 anos, você foi preso injustamente por um assassinato que não cometeu e agora foi condenado à pena de morte. O carcereiro voltará em uma hora para levá-lo para a cadeira elétrica, mas você tem um plano para fugir”, explica o monitor responsável pela equipe do Tribuna do Ceará, que recebeu a missão de testar a nova opção de entretenimento de Fortaleza, o jogo em primeira pessoa Escape60’.

Desprovidos de qualquer ajuda externa, seja de aplicativos ou do alento do santo Google, os participantes são convidados a se entregarem àexperiência da dedução natural. Em um grupo de no mínimo quatro e no máximo 16 pessoas, o objetivo é escapar de uma sala trancada em apenas 60 minutos.

A ideia de reunir grupos de pessoas em salas temáticas para resolver enigmas surgiu na Ásia. (FOTO: Fernanda Moura/Tribuna do Ceará)
A ideia de reunir grupos de pessoas em salas temáticas para resolver enigmas surgiu na Ásia. (FOTO: Fernanda Moura/Tribuna do Ceará)

Para isso, um complexo quebra cabeça espera espalhado por todo o cômodo. E uma vez confinados em uma das três salas da franquia do jogo em Fortaleza, é impossível não se deixar ser absorvido pela atmosfera do espaço. Imediatamente uma sensação de empolgação e ansiedade toma de conta do ar do ambiente.

De um lado da sala encontra-se o cronômetro que, em contagem regressiva, marca os minutos restantes para o fim da sessão. Com a história de seu personagem em mente, é fácil começar a resolver os enigmas, mas é importante não pular qualquer charada. O jogo é sequencial e isso pode lhe custar caro mais à frente.

À medida que o jogo avança, a identificação com o personagem e com a história proposta aumenta. A riqueza dos detalhes cenográficos da sala ajudam a entrar no tema, bem como as algemas que são adicionadas logo na entrada para dificultar um pouco mais a experiência. Pelo alto-falante ouve-se barulhos relacionados com o tema da sala e, eventualmente, uma voz robótica dá dicas genéricas que servem para dar ritmo e continuidade ao jogo.

Mas o verdadeiro objetivo da experiência não é decifrar as pistas espalhadas pela sala. Ao fim dos 60 minutos é possível entender que o Escape60’ tem uma proposta simples, porém extremamente desafiadora: observar mais e por mais tempo o que está ao redor. E é possível que o seu desejo de vencer o jogo seja proporcional à vontade de pesquisar uma das pistas em um site de busca.

Fonte: Tribuna do Ceará Online





Comentários