Em Maracanaú, mesmo com cobrança extra, consumo de água aumenta; em 2 meses houve elevação da média na Região Metropolitana de de 617 mil m³ em volume de água consumido nos dois primeiros meses do ano

Apesar da cobrança extra, consumo de água aumenta na Grande Fortaleza

Tarifa de Contingência foi instituída para quem não economizar água.
Cagece registra elevação de 2,5% no consumo, apesar da campanha.

Iniciativas em SP e MG tentam impedir o desperdício de água (Foto: Reprodução)
Consumo de água cresceu 2,5% entre dezembro e
janeiro, segundo a Cagece
Mesmo com a cobrança extra para quem não economizar água, em vigor há dois meses emFortaleza e em municípios da Região Metropolitana, o consumo de água aumentou nestas cidades, de acordo com levantamento da Companhia e Água e Esgoto do Ceará(Cagece).
De acordo com a Companhia, o consumo nos meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016 registrou elevação média de 2,5% nas cidades com tarifa de contingência. O percentual representa um aumento de 617 mil m³ em volume de água, consumidos nos dois primeiros meses do ano, quando comparado com média calculada entre os meses de outubro de 2014 e setembro de 2015. O aumento no volume consumido (617 mil m³) daria para abastecer uma cidade de 137 mil habitantes durante um mês.
A tarifa de contingência é aplicada aos clientes da Cagece que não reduzirem o consumo de água, conforme meta definida para cada cliente e informada nas contas de novembro.
Em dezembro de 2015, quando o mecanismo tarifário começou a ser aplicado, cerca de 70 mil clientes pagaram tarifa de contingência, o que representa um percentual de 7% do total de clientes da Cagece em Fortaleza e RMF. Neste mês, a Companhia registrou aumento de 310 mil m³ no consumo de água. O volume maior representou uma arrecadação de R$ 12,5 mil com a tarifa.
No mês de janeiro de 2016, a tarifa de contingência foi aplicada em cerca de 292 mil clientes, gerando uma arrecadação de aproximadamente R$ 1,6 milhão. O aumento do volume de água consumido em Fortaleza e RMF no primeiro mês do ano foi de aproximadamente 307 mil m³. Em termos percentuais, cerca de 29% do total de consumidores pagaram tarifa de contingência em janeiro.
Meta
Para atingir a meta estabelecida pelo mecanismo de contingência e evitar tarifas extras, os clientes de Fortaleza e RMF precisariam reduzir o volume consumido mensal em cerca de 1.200 milhão m³ do volume médio de água utilizada. No total, a média de consumo em Fortaleza e RMF é de 12 milhões de m³.
A meta da contingência é calculada a partir da média de consumo registrado entre os meses de outubro de 2014 a setembro de 2015. A partir desta média, é necessário reduzir em 10% o consumo de água (meta). A Cagece possui aproximadamente 1 milhão de clientes em Fortaleza e Região Metropolitana.
Fonte: G1 Ceará














Comentários