OLHA AÍ! Medo de fogos de artifício, veterinários orientam como lidar com o medo dos pets

É O BICHO! 26/12/2015

Contra o medo de fogos de artifício

Veterinários orientam os tutores a como lidar com este medo dos pets


Quem tem bichinhos de estimação em casa sabe que eles sempre correm para debaixo de mesas e camas para buscar proteção por conta do barulho dos fogos. Segundo os veterinários, isso acontece porque o ouvido canino é capaz de perceber sons com frequência entre 10 Hz (Hz = Hertz, uma unidade de medida da frequência de uma onda) e 40.000 Hz, já o homem percebe sons na faixa de 10 Hz a 20.000 Hz. Além disso, os cães conseguem detectar sons quatro vezes mais distantes que o ser humano. 

Segundo os veterinários, no momento do susto, muitos animais fogem de casa e correm o risco de serem atropelados na rua. Quando presos, alguns sofrem esganadura com a coleira. Dependendo do nível de estresse, é possível que o animal sofra, inclusive, um ataque cardíaco.“Acomode-o dentro de casa, em um lugar onde ele possa se sentir em segurança, se possível com o som ligado com música em alto volume. Espalhe petiscos gostosos pelo chão e feche portas e janelas para evitar fugas”, explica o adestrador Vladinir Maciel, sócio proprietário da Cão Gentil. Expor o animal a esse barulho e mostrar a ele que o fenômeno é comum faz parte do tratamento.


Punir seu cão irá apenas aumentar o medo e a ansiedade porque ele vai associar o trovão ao medo e à punição. “Os lugares mais comuns em que os cães costumam se refugiar são suas caixas de transporte, ou debaixo de camas, poltronas e armários. Caso seu cão ainda não tenha escolhido um lugar, providencie um”, conta Vladinir Maciel.

DICAS:


1. Experimente deixar alguns petiscos em um local seguro para estimulá-lo a ir para lá.

2. Tente diminuir sua sensibilidade para ruídos altos de forma que os barulhos se transformem em algo normal pra ele. Geralmente, isto pode ser feito através da reprodução, em um volume baixo, de um áudio com trovões por intervalos curtos de tempo, enquanto você monitora o comportamento de seu cão.

3. Tente distraí-lo durante a reprodução do ruído, brincando de atirar objetos para que ele busque ou envolvendo-o em alguma outra atividade agradável com guloseimas saborosas.


MEU PET É SHOW!
Ádila Araújo e Amelie. A cadelinha é do cunhado dela, mas ele tem amor pra dar a todo mundo!

ADOTE UM AMIGO
Cadelinha de porte pequeno, dócil e muito carente de amor. Disponível para adoção responsável. contato - 99760-6111Fonte: O Povo Online











Comentários