OLHA AÍ! Pensa em estudar fora? Veja 4 dicas para planejar um intercâmbio

Pensa em estudar fora? Veja 4 dicas para planejar um intercâmbio

Um dos primeiros passos é fazer um planejamento financeiro, para entender se será possível arcar com os custos

Muitos estudantes costumam decidir fazer um intercâmbio ainda no colégio ou durante a universidade. As oportunidades para quem deseja estudar fora são cada vez maiores, fazendo com que mais estudantes procurem agências ou bolsas de estudo no exterior, por exemplo. Além de procurar pela melhor instituição de ensino, fazer um bom planejamento é fundamental antes de viajar.
Antes de começar um intercâmbio, é importante conhecer a instituição onde deseja estudar (FOTO: Reprodução)
Antes de começar um intercâmbio, é importante conhecer a instituição onde deseja estudar (FOTO: Reprodução)



Sabendo disso, separamos 4 dicas para se preparar antes de um intercâmbio. Confira abaixo:

1 – Faça um orçamento

Um dos primeiros passos para quem vai estudar fora é fazer um planejamento financeiro, para entender se será possível arcar com os prováveis custos durante a viagem, como escola ou universidade, hospedagem, alimentação, passagens, passeios, transporte e outros itens importantes. É importante ver se o seu orçamento é suficiente.

2 – Pesquise sobre a instituição de ensino

Antes de começar um intercâmbio, é importante conhecer a instituição onde deseja estudar. Faça uma pesquisa aprofundada, procurando conversar com professores ou amigos que conhecem ou já frequentaram o local, pedindo sugestões e recomendações. Uma boa dica é entrar no site da escola/universidade.

3 – Estabeleça um networking

É interessante conversar com pessoas que já passaram tiveram a experiência de participar de um intercâmbio, pedindo dicas e sugestões. Trocar ideias pode ajudá-lo a tomar melhores decisões durante o seu planejamento. Conversar com pessoas nativas do país para onde deseja viajar também pode ser muito interessante. Para facilitar o networking, você pode optar por usar a internet como uma ferramenta de conexão.

4 – Analise suas experiências anteriores

Se você já trabalhou com projetos voluntários ou possui um diploma em uma outra graduação, por exemplo, pense se pode ser útil para o seu intercâmbio. Muitas universidades estrangeiras consideram essas experiências parte do processo seletivo.

Com informações do Universia Brasil

Fonte: Tribuna do Ceará                                                                                                                                                                     



           




Comentários