SAIBA! Conheça os carros que são campeões de revenda e que menos perdem valor na hora de passar pra frente

SEMINOVOS. DESVALORIZAÇÃO 20/10/2015

Os seminovos que estão no topo



Ao sair da concessionária, veículos perdem até 30% de valor de mercado. Mas há "exceções" que se mantêm no topo da tabela na preferência das revendas

De cima para baixo, alguns dos seminovos mais vendidos no Ceará: Palio, Strada e Corolla



A lei natural da venda de carros é simples: retirar o automóvel da loja representa perda gradual do seu valor. Dependendo do modelo específico, o bem pode amargar uma desvalorização de até 30% no primeiro ano. Alguns veículos persistem e se mantêm na preferência dos que optam por um usado ou seminovo.




José Everton Fernandes, vice-presidente do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Ceará (Sindivel-CE), diz que existe uma relação de preferência dos consumidores. No caso dos populares, os campeões são Volkswagen Gol, Fiat Uno, Fiat Palio e Chevrolet Celta. Eles podem perder entre 5% e 8% do valor no primeiro ano.




Mas há carros que são temporais. O Jeep Renegade é um deles. “É um carro que está em evidência. Pouco se tem no mercado de seminovos. Quem comprou Renegade e quer vendê-lo perderá pouco”, adianta.




E há modelos que começam a ganhar terreno. Os asiáticos Toytota Etios e o Hyundai HB20 despontam nas vendas, segundo Karlos Queiroz, sócio-proprietário da KF Veículos. “Eles crescem na procura. Começam a ter espaço nas revendas”, adianta. No entanto, afirma que dois segmentos. “Os automóveis premium, como Mercedes-Benz e BMW, têm uma procura considerável na loja. Nos SUVs, indico a Toyota RAV4, Kia Sportage e o Honda CR-V”.




Luxo

O segmento que tende a ser mais desvalorizado é o de carros de luxo, com perda de até 35% de valor de mercado. No entanto, alguns figurões continuam na ponta da tabela, entre eles o Toyota Corolla e o Honda Civic. “Esses carros conquistaram a confiança do cearense. Isso se deveu à construção da imagem desses veículos para o público consumidor”, afirma o vice-presidente o Sindivel-CE.




De acordo com relatório da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), quem segue na liderança dos comerciais leves é a Toyota Hilux. Fiat Strada e Mitsubishi L200, além da Volkswagen Saveiro, completam o ranking.




Carros descontinuados – que deixaram de ser produzidos – podem encabeçam a lista de procura, mas também figurar no encalhe das revendedoras. “Tudo da demanda. Alguns clientes deixam de procurar um carro por causa da falta de peças de reposição ou descontinuidade do mesmo”, acrescenta.




DICAS

Quer adquirir um seminovo? Beleza. Mas é preciso seguir algumas orientações antes de comprá-lo. São regras básicas que, apesar de fáceis, pouca gente segue. A primeira delas é verificar se a parcela – no caso de um veículo financiado – cabe no bolso. Não pode comprometer mais de 30% do orçamento. A pesquisa também é importante. Evite comprar o carro na primeira oportunidade. Analise preços e condições.




Peça também para realizar um teste drive no modelo a ser adquirido. Assim você “sente” o veículo e se de fato ele agrada em termos de conforto e dirigibilidade. Se possível, vá acompanhado de um mecânico de confiança para observar eventuais problemas mecânicos ou componentes desgastados que não foram trocados pela revenda.



Números





8% É QUANTO um carro popular como Gol, Uno, Palio e Celta podem se desvalorizar ao ano, depois de perder os 30% quando saem da concessionária

Fonte: O Povo Online






Comentários