SAIBA! 8 tecnologias prometem mudar práticas médicas

Oito tecnologias prometem mudar práticas médicas



A utilização de games, da realidade virtual aumentada, de acessórios eletrônicos, impressão em 3D e aplicativos projetados para smartphones fazem parte da nossa rotina, atualmente. A novidade está no uso dessas tecnologias para melhorar a eficiência dos atendimentos para a saúde de pacientes e ampliar a qualidade de vida, de modo geral.
Em linha com os avanços da medicina e de demandas cada vez maiores de uma população envelhecida, essas inovações aumentam o acesso ao atendimento médico com agilidade e precisão, antecipando projeções otimistas de tratamentos e intervenções médicas bem sucedidas.
Para falar sobre os principais avanços nessa área, ouvimos o médico Dr. Vitor Asseituno, CEO da Live Healthcare. Voltada para fomentar a sustentabilidade e o crescimento do setor de saúde, através da geração de conteúdo e negócios, a Live Healthcare acaba de consolidar oito tendências tecnológicas em saúde a partir da percepção de mais de 160 especialistas e referências mundiais dos segmentos de tecnologia e saúde que foram ouvidos pela Live Healthcare. Confira:
1) Dispositivos menores e com mais eficiência energética
Os chamados “wearable devices”, dispositivos tecnológicos, que podem ser acoplados ao corpo para diversas finalidades, já não são mais vendidos apenas em formato de relógios ou pulseiras. Dispositivos em forma de colares, cintos e até mesmo brincos têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida e acompanhamento da saúde das pessoas, com funcionalidades que permitem aferir a pressão arterial, temperatura do corpo, monitoramento de atividades neurais, qualidade do sono, entre outros. A tendência é vermos dispositivos cada vez menores, mais confortáveis e com otimização do consumo de energia.
2) Drones para primeiros socorros
Conhecidos por seu uso militar e em cenários hostis, os drones já têm sido estudados para prestação de primeiros socorros. Na Espanha, os equipamentos já estão em teste experimental com o objetivo de contribuir para o salvamento de banhistas, lançando boias ao mar. Na Holanda, um estudante desenvolveu um drone para levar desfibrilador a vítimas de parada cardíaca. Embora ainda haja muitas questões a serem consideradas, como as relacionadas ao tráfego aéreo, os drones têm um potencial imenso para a preservação de muitas vidas no futuro.
3) Uso de games ou Gamificação
Com seu apelo lúdico e interativo, os games têm contribuído para o aumento do engajamento de pacientes em programas de saúde, desde a prevenção até o tratamento. De acordo com um estudo publicado pelo NewZoo em abril deste ano, o Brasil ocupa a 11a posição em termos de faturamento no mercado de games no mundo. Seja para tirar adolescentes do sedentarismo, seja para incentivar hábitos saudáveis, os games estão entre as tecnologias adotadas pelo segmento de saúde.
4) Impressão 3D de órgãos inteiros
Hoje, já é possível protótipos de produtos, a baixos custos, por meio da impressão 3D. Na medicina, essa tecnologia tem permitido a reprodução de artigos ortopédicos, moldes de órgãos, esqueletos, instrumentos cirúrgicos, entre outros, contribuindo para a melhoria de procedimentos médicos em locais com poucos recursos. Especialistas já trabalham com a perspectiva da impressão de órgãos inteiros, o que contribuirá para agilizar os processos de transplantes e reduzir a incompatibilidade entre o doador e o receptor.
5) Telemedicina também para ampliar o acesso a tratamentos
Comumente associada à prática de consulta por vídeo com um médico à distância, a telemedicina tem sido a aposta dos profissionais que investem na crescente demanda por soluções virtuais. No futuro, acredita-se que apenas pacientes que necessitam de cuidados intensivos sejam internados nos hospitais. Para os demais casos, os pacientes poderão se beneficiar do monitoramento e cuidados remotos permitidos pela telemedicina em sua própria casa. A telemedicina terá impactos diretos na gestão hospitalar. Com a perspectiva do aumento dos tratamentos realizados em casa, hospitais já começam a pensar quais diferenciais competitivos poderão oferecer a seus pacientes no futuro.
6) Realidade virtual e aumentada para tratar fobias e melhorar bem-estar do atendimento
Popular no mundo dos games, a realidade virtual e aumentada já figura entre as tecnologias com amplo potencial colaborativo para o atendimento médico. Por meio da recriação de ambientes, que simulam a realidade, possibilita, por exemplo, ajudar estudantes e profissionais a praticar, de maneira segura e controlada. Além disso, irá contribuir para o tratamento de controle de fobias e em casos de reabilitação física, por exemplo. Essa tecnologia já tem sido usada, inclusive, com a finalidade de entreter pacientes durante a realização de procedimentos cirúrgicos.
7) Smartphones para saúde
Com sua ampla gama de funcionalidades, os smartphones têm facilitado a vida das pessoas. No âmbito dos cuidados com a saúde, ferramentas que permitem o registro, cálculo e monitoramento de dados para o controle de doenças, até sensores para monitoramento cardíaco, estão em desenvolvimento. Vale ressaltar que essas tecnologias não devem substituir as consultas a um médico, mas apoiar os tratamentos em andamento.
8) Uso e programação racional de Apps de mensagem instantânea
Para que a relação médico-paciente seja beneficiada, e não prejudicada, com o uso racional das mensagens instantâneas, o futuro será a configuração do aplicativo, pelo profissional, de modo a preservar sua privacidade quanto ao último horário em que esteve online, por exemplo. Além disso, pode-se combinar com o paciente um momento do dia para endereçar as respostas não urgentes.
Fonte: O Estado CE Online






Já falei outras vezes o quanto sou uma pessoa privilegiada por ter os leitores que tenho. Eles me honram com sua visita diária. Temos no blog uma pauta que nada mais é do que uma forma de muito servir aqueles que se dão ao trabalho de acessar a nossa página no www.maracanauensenews.blogspot.com  é emocionante mesmo saber que somos lembrados no cotidiano da vida de cada um. Por isso....

Agradeço demais a todos e a vontade de continuar é enorme, pois é sensacional saber que estou proporcionando a muita gente gostarem muito de ficar bem informados sobre diversos assuntos importantíssimos no nosso dia a dia. 









Comentários