Hoje, Dia do Coração, na capital tem serviços gratuitos para prevenir as doenças cardiovasculares a partir das 14h





29/09/2015 06h53 - Atualizado em 29/09/2015 06h53

Fortaleza recebe serviços para prevenir as doenças cardiovasculares

Dos 11 fatores de risco, apenas três não podem ser controlados.
Atendimento ocorre em shopping de fortaleza, nesta terça.


Nesta terça-feira (29), Dia Mundial do Coração, a Secretaria da Saúde do Estado levará à população serviços para orientar e prevenir as doenças cardiovasculares. O público poderá verificar a pressão arterial, fazer teste de glicemia, medir o índice de massa corporal (IMC) e se informar sobre alimentação saudável, das 14h às 18h, no Shopping Benfica, na Avenida Carapinima, número 2200.
Dos 11 fatores de risco para as doenças cardiovasculares, apenas três não podem ser controlados pela própria pessoa – hereditariedade, idade e gênero (masculino ou feminino). Por outro lado, o tabagismo, colesterol alterado, hipertensão arterial, sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, elevada circunferência abdominal, diabetes e alimentação inadequada são fatores de risco que podem ser controlados com ajuda dos profissionais de saúde ou com simples mudança de hábitos.
De acordo com o Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), Fortaleza tem 56% da sua população maior de 18 anos com excesso de peso, 19% com obesidade, 30,1% que costumam consumir carnes com excesso de gordura,  7.2% de fumantes, 21,3% com diagnóstico médico de hipertensão arterial, 7,5% com diabetes, 19,2% fisicamente inativos e 38% que praticam o recomendado de atividade física no tempo livre.
Para prevenir o surgimento de doenças cardíacas, é necessário adotar hábitos e prevenir riscos, como controlar o colesterol sanguíneo, prevenir e controlar o diabetes, prevenir e controlar a hipertensão (pressão alta), não fumar, ingerir álcool com moderação, manter um peso saudável, praticar exercícios físicos regularmente e adotar uma dieta saudável.

Fonte: G1 Ceará 



PUBLICIDADE:






    


Comentários