DICA! Adicione à sua dieta 7 alimentos aliados da boa memória

Adicione à sua dieta 7 alimentos aliados da boa memória

Ricos em ômega 3, fisetina e flavonoides, esses alimentos listados por nutricionista garantem a saúde do cérebro e uma memória de ferro
Manter boa alimentação e exercícios, tanto físicos quanto mentais, ajudam o cérebro. (FOTO: Reprodução/Flickr Bruno Soares)


A partir dos 30 anos, todos nós passamos a perder cerca de 1.000 neurônios por dia. Cuidados com a saúde, que incluem boa alimentação e exercícios físicos e mentai, ajudam o cérebro a funcionar com toda a sua capacidade, indica a nutricionista Elisa Lerch. Confira os 7 alimentos que, se consumidos com frequência, ajudam a fortalecer a memória, a concentração e a aprendizagem.
1) Quinoa
Rica em proteína, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e em ácidos graxos – como o ômega 3 -, a quinoa fornece componentes indispensáveis na composição da membrana externa das células cerebrais. “Podemos dizer que é um alimento super completo. Os minerais presentes melhoram a capacidade de aprendizado e memória, favorecendo o sistema nervoso central”, explica Elisa.
2) Salmão
Importante fontes de ômega 3, um ácido graxo essencial, o salmão, assim como todos os peixes, ajuda nas funções neurológicas e na sensibilidade cognitiva, conforme explica Elisa. “O ômega 3 tem participação ativa na formação e manutenção do sistema nervoso e na constituição dos neurônios – células responsáveis pela transmissão de informações no cérebro -, sendo assim, favorece a comunicação entre os neurônios. E, assim, melhora a concentração, a memória e o aprendizado em geral”. Além disso, o salmão ajuda a melhorar a memória e reduz a incidência de Alzheimer.
3) MorangoOutro parceiro fundamental do cérebro humano é a fisetina. Pesquisas recentes comprovaram que a substância induz a diferenciação das células nervosas, influenciando diretamente as funções cognitivas e reduzindo o esquecimento. Além disso, o morango é rico em flavonóides. “Os flavonóides exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória porque protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória”, destaca Elisa.
4) Linhaça
A queridinha de quem faz dieta também é uma ótima amiga para quem precisa dar um upgrade na memória. Isso porque a linhaça é fonte de ômega 3. “A linhaça funciona no organismo de forma semelhante ao salmão, participando ativamente da manutenção do sistema nervoso”, observa a nutricionista. Além disso, a semente ajuda na aprendizagem e na prevenção de doenças cardiovasculares e Alzheimer.
5) Ovo
A gema do ovo é rica em colina, nutriente indispensável para a transmissão nervosa. É a colina responsável pela produção de hormônios, sendo parte importante no metabolismo de lipídios e colesterol. Sem ela, o funcionamento do cérebro fica comprometido, assim como a memória. “O ovo previne, também, contra a depressão. Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurônios”.
6) Chá verde
Rico em flavonoides, o chá verde ajuda a proteger o sistema nervoso, influenciando na regulação da morte de neurônios e na regeneração celular. Isso quer dizer que a bebida ajuda no desenvolvimento e na recuperação da memória. “Investigadores da Third Military Medical University, na China, descobriram que o chá verde influencia positivamente a produção de células cerebrais, aumentando a conectividade do cérebro e melhorando a cognição e a memória de curto prazo”, considera Elisa.
7) Tomate
Assim como o morango, o tomate é rico em fisetina, substância que contribui para a melhora da memória. Além disso, o alimento também possui licopeno que reduz os danos causados pelos radicais livres e previne o câncer. “O tomate é rico em ácido ferúlico, que preserva os neurônios da degeneração provocada pelo stress oxidativo, protegendo contra os males de Alzheimer, de Parkinson e a demência senil. Como fruto é um dos alimentos que mais retêm agrotóxicos em sua casca, prefira os orgânicos”, alerta a nutricionista.

Fonte: Tribuna do Ceará



Comentários