OLHA SÓ! O que fazer para se manter no mercado; o desafio é se qualificar para não serem abalados com as mudanças

PERFIL PROFISSIONAL 30/08/2015

O que fazer para se manter no mercado


Eufrasina Campelo é analista financeira na Companhia Siderúrgica do Pecém, tem duas graduações, faz mestrado e é professora

Em meio a um cenário em que as empresas otimizam produções, as demissões muitas vezes são inevitáveis. Para os profissionais, fica o desafio de se qualificar para não serem abalados com as mudanças e não correrem o risco de demitidos, ficarem sem novo emprego.
Quem sempre busca novas graduações e especializações se destaca.
É o caso de Eufrasina Campelo. Com apenas 25 anos, possui formação em Economia e Comércio Exterior. Ela também faz mestrado em Logística Operacional, é professora de Estatística, Macroeconomia e Cadeia de Suprimento e é analista financeira na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).


Para ela, a busca pela qualificação com novos cursos ajuda o profissional a adquirir maior poder de barganha dentro do mercado de trabalho. “A gente conquista um grande respeito por parte dos colegas de trabalho. É bem interessante essa troca de experiência. Tudo é questão de organização e gerenciamento do tempo”.


Para Cayo Silva, 35, gestor de marketing na Conviver Urbanismo, a busca por novos conhecimentos sempre fez parte da sua carreira. Com MBA em Marketing através do IBMEC, e graduação em Marketing, Administração e Publicidade, ele pretende iniciar MBA em Marketing Digital e fazer curso de Gestão de Projetos.


“Eu vejo a graduação como uma oportunidade de complementar meu universo de trabalho. É fundamental porque você tem uma gama de conhecimento muito amplo sobre gestão e planejamento”, diz Cayo.


ESTRATÉGIAS
Proatividade, criatividade, inteligência emocional equilibrada, adaptação às mudanças e constante busca por atualização sobre a sua área de atuação são as características básicas dos profissionais que se manterão no mercado. Assim pontua a coach de carreira Dolores Affonso, especialista em Marketing pela FGV.
Ela defende que se manterão no mercado aqueles que abraçarem as mudanças, pois as empresas modificaram seu funcionamento. “Os profissionais mudaram de função. O que era feito por duas, três pessoas acaba sendo feito por apenas uma”, diz Dolores.


Nayara Fortaleza, coach e instrutora de treinamento e desenvolvimento empresarial, diz que a melhor estratégia para manter-se e crescer na empresa é estar atento para a inovação no intuito de buscar novas soluções e resultados. Ela ressalta que o profissional não deve esperar o líder, chefe ou patrão. “A própria pessoa é líder no cargo que fora contratada, portanto, foque na solução com novas ações”, diz.


Para o master coach Marcos Tito, em períodos em que os negócios estão mais frios, a maioria dos profissionais tendem a entrar na zona de conforto. “A primeira dica é não baixar a guarda, que é o que 90% das pessoas fazem”, diz.


Outro ponto destacado é que o profissional procure conversar com seu empregador sobre a sua produtividade.
Fonte: O Povo Online




Comentários