Av. Osório de Paiva na Capital que dá acesso a Maracanaú terá mudança no trânsito

MESSEJANA E OSÓRIO DE PAIVA 31/08/2015

Ações em Messejana e Osório de Paiva devem começar ainda em 2015

Osório de Paiva é uma das áreas críticas a receberem ação
Ainda em 2015, a Prefeitura planeja redesenhar o trânsito próximo ao terminal do Siqueira. Em Messejana, foco será a segurança de pedestres e de quem se locomove em veículos. A fluidez do trânsito virá depoisAté junho de 2014, cruzamentos deveriam ter sido selecionados, as causas de congestionamentos deveriam ser apontadas e as propostas de solução, executadas. Esse era o projeto do Programa de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) para o centro de Messejana e para a avenida Osório de Paiva. Atualmente, as ações nos dois locais estão no âmbito de projetos com contextos diferentes do apresentado em 2013, mas já com data de execução.
Até o fim deste ano, o entorno do terminal do Siqueira, na Osório de Paiva, deverá ter novo desenho e a avenida ganhará faixa prioritária para transporte coletivo. “Não existe preferência nenhuma para ônibus, aí você precisa meter as caras e vê se passa. Ou então nem entra e nem sai do terminal”, narra o motorista de ônibus Renato Gomes de Sousa, 37 anos.


Engenheiro de transportes e membro da equipe do Paitt, Dante Rosado explica que o gargalo no trânsito do local é consequência de dois sinais de três tempos no entorno, que permitem a conversão à esquerda. “A intervenção lá depende da abertura de uma via de 100 metros, que, com a transformação dos semáforos para dois tempos e eliminação da conversão, servirá para o laço de quadra”, detalha.


O terreno onde a rua será implantada, conforme ele, pertence à Prefeitura e fica ao lado de onde será construído um centro de atenção psicossocial (Caps).


Messejana
A confusão do trânsito causada pelas irregularidades que envolvem carros, bicicletas, pedestres e ambulantes no centro de Messejana ainda não está nos projetos da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), que executa o Paitt.
“Nós fizemos o diagnóstico de Messejana e vimos que lá a ação é muito mais sistêmica do que imaginamos inicialmente. Não é fazer uma correção aqui e ali que vai melhorar. Hoje, a primeira ação foca a segurança viária, não é velocidade, não é fluidez”, analisa o secretário-executivo da SCSP, Luiz Alberto Sabóia.


Até a segunda quinzena de setembro, quatro escolas do bairro receberão o kit travessia, que inclui passagem elevada de pedestre, sinalização, requalificação de calçadas e displays educativos de velocidade. Será um projeto piloto, testado por três meses. Se aprovado, será replicado em outros locais.


“Com os displays, faremos uma coleta de dados para ter noção exata de quantas pessoas respeitam ou não e, a partir daí, tomar a decisão sobre a implantação de uma fiscalização eletrônica punitiva”, acrescentou Sabóia. (Sara Oliveira)
Números
20% foi o ganho de velocidade nas faixas de ônibus no binário da Aldeota


100% foi o crescimento do uso de bicicleta na Santos Dumont. Na Dom Luís, foi de 200%
Saiba mais
As avenidas que já tiveram faixas prioritárias de ônibus são: Universidade, Carapinima, Abolição, Bernardo Manuel, Perimetral, Alberto Craveiro, Domingos Olímpio, Antônio Sales, Gomes de Matos e Alberto Sá.


As avenidas que ainda receberão faixas são Engenheiro Santana Júnior, Washington Soares Godofredo Maciel, Osório de Paiva, Cel Matos Dourado, Raul Barbosa, Leste Oeste, Juscelino Kubitschek e Germano Franck.


Lançado em 2013, o Paitt é composto de ações de curto prazo que envolvem pouca ou nenhuma obra de infraestrutura e, portanto, têm baixo custo. Por meio da reformulação de fluxos e gestão, pretende trazer melhorias ao trânsito.
Fonte: O Povo Online









Comentários