Capital Cearense que comemorará 289 anos nesta 2ª (13), já foi palco de muitos filmes nas últimas décadas, veja a lista


11/04/2015 11h03 - Atualizado em 11/04/2015 11h03

Veja lista de dez filmes com cenas gravadas em Fortaleza

Filmes revelam Fortaleza dos últimos 70 anos e da atualidade.
Lista inclui documentários, ficções e a animação Brasil Animado.

Do G1 CE
Nas vésperas do aniversário de Fortaleza, o G1 prepara uma lista com 10 filmes que destacam os cenários da capital cearense. São documentários e ficções que revelam Fortaleza dos últimos 70 anos, com histórias de personalidades e locais.

Documentário foi gravado a partir de cenas descartadas do diretor Orson Welles (Foto: Divulgação)Documentário foi gravado a partir de cenas
descartadas do diretor Orson Welles
(Foto: Divulgação)
É tudo verdade
Documentário feito a partir de trechos das filmagens que Orson Welles – direitor de Cidadão Kane – fez no Brasil, com passagem por Fortaleza. Na década de 1940, a pedido de estúdios cinematográficos dos Estados Unidos, Orson Welles veio ao Brasil para gravar um documentário mostrando as belezas do país, como parte da política de boa vizinhança americana. Os objetivos dos Estados Unidos era obter aliados durante o período de guerra.

Welles, com sua visão crítica, acabou relatando as pobrezas do Brasil, incluindo a penúria dos pescadores cearenses. As filmagens foram descartadas pelos estúdios americanos até a década 1990, quando foram reencontradas e deram origem ao É tudo Verdade.

O documentário é uma excelente oportunidade para ver imagens antigas do litoral fortalezense, a vila de pescadores e o cotidiano dos pescadores.

Cidadão Jacaré mostra o trabalho dos jangadeiros cearenses na primeira metade do século XIX (Foto: Divulgação)Cidadão Jacaré mostra o trabalho dos jangadeiros
cearenses na primeira metade do século XIX
(Foto: Divulgação)
Cidadão Jacaré
Documentário de Firmino Holanda sobre a passagem de Orson Welles pelo Ceará. O filme destaca a saga de um grupo de jangadeiros cearenses liderado por Jacaré. Eles foram filmados por Orson Welles quando o diretor americano visitou o Brasil, na década de 1940.

Jacaré e os companheiros viajaram de jangada de Fortaleza ao Rio de Janeiro, então capital brasileira, para reivindicar melhores condições de trabalhos e direitos aos pescadores de todo o país. Os jangadeiros ganharam muito poder de barganha devido à repercussão da saga filmada por um dos maiores cineastas de todos os tempos. O governo brasileiro não entendeu – ou fingiu não entender – o objetivo da viagem e os recebeu com festa.

Assalto ao Banco Central
Os atores Eriberto Leão e Hermila Guedes em cenas de 'Assalto ao Banco Central' (Foto: Divulgação)Os atores Eriberto Leão e Hermila Guedes em cenas de 'Assalto ao Banco Central' (Foto: Divulgação)
Versão cinematográfica do maior assalto a banco do Brasil e um dos maiores do mundo, ocorrido no Centro de Fortaleza, em 2005. O filme é infiel aos fatos, e o roteiro prioriza o drama em detrimento da história. Na época, o diretor do filme, Eriberto Leão, diz que a película foi “livremente inspirada” no caso.

O filme mostra o planejamento do roubo de R$ 164 milhões dos cofres do Banco Central de Fortaleza e o trabalho da polícia para prender o bando. O filme relata também romances e traições entre membros do grupo.

Praia do FuturoWagner Moura em cena de 'Praia do Futuro' (Foto: Divulgação/Alexandre Ermel)Wagner Moura em cena de 'Praia do Futuro' (Foto: Divulgação/Alexandre Ermel)
Karim Ainouz filma parte do longa em um dos seus locais preferidos da capital cearense, a praia que dá título ao filme. Wagner Moura interpreta um salva-vidas que trabalha na Praia do Futuro, na capital cearense. A história começa quando Donato “perde alguém pela primeira vez” no mar.

A partir daí, Donato conhece e se envolve com o alemão Konrad, interpretado pelo ator Clemens Schick, um piloto de motovelocidade. O guarda-vidas vai para Berlim e desaparece, deixando o irmão mais novo Ayrton para trás. Anos depois, Ayrton, já adolescente e vivido por Jesuíta Barbosa, viaja em busca do irmão que considerava seu herói.

Sunland Heat: No Calor da Terra do Sol
Lutadora escolhe Fortaleza para esquecer os erros do passado e recomeçar a vida (Foto: Reprodução)Lutadora escolhe Fortaleza para esquecer os erros do passado e recomeçar a vida (Foto: Reprodução)
Filme americano gravado também em Fortaleza. O filme realizou o sonho de Halder Gomes de ser diretor de cinema. Mais tarde ele filmaria outro filme de “porrada” no interior do Ceará, o sucesso nacional Cine Holliúdy.

Em Sunland Heat, Jennifer é uma campeã olímpica de artes marciais que após um casamento conturbado com um milionário manipulador e compulsivo, tenta recomeçar sua vida e reconquistar as glórias do passado após quebrar um juramento das artes marciais. Ela escolheu Fortaleza para essa virada na vida. No entanto seu passado a persegue e ela terá que lutar por sua vida e de sua filha para ter uma segunda chance.

O Homem de Papel
O Homem de Papel é repleto de cenas de perseguição pelas ruas de Fortaleza da década de 1970 (Foto: Canal Brasil/Reprodução)O Homem de Papel é repleto de cenas de perseguição pelas ruas de Fortaleza da década de 1970 (Foto: Canal Brasil/Reprodução)
Filme nacional rodado inteiramente em Fortaleza, dirigido pelo cineasta paulista Carlos Coimbra e rodado em 1976. O filme tem várias filmagens externas que mostram a Fortaleza de cinquenta anos atrás, de poucos prédios e nenhum congestionamento nas ruas, o que facilitou as filmagens das cenas de perseguições.

Na trama, o repórter policial Carlos se infiltra entre traficantes de armas de fogo enquanto realiza uma reportagem investigativa denunciando os criminosos. O jornalista emerge de forma perigosa no submundo do crime, deixando de lado inclusive a noiva para prioridade ao trabalho.
'Bezerra de Menezes' (Foto: Divulgação)'Bezerra de Menezes' (Foto: Divulgação)
Bezerra de Menezes
Filme sobre o líder espiritual Aldolfo Bezerra de Menezes, influente entre os adeptos do espiritismo e que batiza uma das principais avenidas de Fortaleza. A obra é dirigida pelos cearenses Joel Pimentel e Glauber Santos. O elenco é integrado por Carlos Vereza no papel título, Caio Blat e Paulo Goulart Filho, e Lúcio Mauro.

Além de Fortaleza, o filme tem locações em Pernambuco, Brasília e Rio de Janeiro. Boa parte dos R$ 2,7 milhões do orçamento da obra foi destinada a obras que deixaram a capital cearense de 2008 (ano de lançamento do filme) com a cara de 100 anos atrás.

Brasil Animado
O personagem Relax, de "Brasil animado", em cena filmada na orla de Copabacana. (Foto: Divulgação)O personagem Relax, de "Brasil animado", em cena filmada na orla de Copabacana. (Foto: Divulgação)
Animação nacional que utiliza filmagens de várias cidades brasileiras, destacando os aspectos turísticos e culturais. No Ceará, além de Fortaleza, o espectador pode apreciar as paisagens da praia de Canoa Quebrada.

A narrativa é contada pelo ponto de vista de uma dupla canina, Stress e Relax, um a antítese do outro. Eles buscam um exemplar do jequitibá-rosa, a árvore mais antiga do Brasil. Relax aproveita a saga para se divertir e conhecer as cidades por onde passa, enquanto Stress mantém o foco na saga do jequitibá.

Rânia
Graziela Felix e Mariana Lima estrelam o filme 'Rânia' (Foto: Divulgação)Graziela Felix e Mariana Lima estrelam o filme 'Rânia' (Foto: Divulgação)
Um filme com belíssimas paisagens das praias e da periferia de Fortaleza, com destaque para o Morro Santa Terezinha, o mirante da Praia do Mucuripe. A adolescente Rania passa seus dias entre a escola municipal, os afazeres domésticos e o trabalho em uma barraca.

Seu grande sonho, no entanto, é de se tornar dançarina. Com sua melhor amiga, Zizi, Rânia descobre o Sereia do Norte, regado a festas e orgias, e passa a ganhar dinheiro com a vida noturna. Quando conhece a coreógrafa Estela, a garota tem sua grande chance de enfim se tornar dançarina profissional, mas para tanto precisa enfrentar a intransigência dos pais.

Meu Passado me Condena
  •  
Miá Mello e Fábio Porchat em 'Meu passado me condena - o filme' (Foto: Divulgação/Páprica Fotografia)Miá Mello e Fábio Porchat em 'Meu passado me condena - o filme' (Foto: Divulgação/Páprica Fotografia)
Filme pipoca brasileiro com Fábio Porchat e Miá Melo adaptado do tablado para as telonas, com passagens por Fortaleza. Na trama Fábio (Fábio Porchat) e Miá (Miá Mello) se encontram e é amor à primeira vista.
Eles se casam um mês depois de se conhecerem e decidem viajar à Europa em um cruzeiro em lua de mel. Só que, durante a viagem, eles encontram seus antigos namorados, Beto (Alejandro Claveaux) e Laura (Juliana Didone), que hoje estão juntos e também passam sua lua de mel.

Fonte: G1 Ceará


Comentários