CORREDOR DE ÕNIBUS PASSARÁ A SER EXCLUSIVO NA CAPITAL CEARENSE

Corredor preferencial para ônibus passará a ser exclusivo; AMC diz que população será orientada antes
Fortaleza possui, hoje, oito corredores preferenciais para ônibus do tipo Bus Rapid Sistem (BRS). Porém, até o fim do ano, estas vias se tornarão exclusivas, de acordo com o que preconiza o Código de Trânsito Brasileiro. A primeira será o da Avenida Bezerra de Menezes. Antes disso, entretanto, serão mudadas as sinalizações horizontal e vertical, que constam como preferencial e passará a ser exclusiva, além da instalação da fiscalização eletrônica e de agentes da Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza (Etufor).


Objetivo das vias exclusivas é diminuir o tempo de viagem dos usuários do transporte público. As mudanças começarão pela Bezerra de Menezes porque a avenida já possui oito câmeras, quatro em cada sentido
As informações são do diretor técnico do órgão, Antônio Ferreira. "A gestão passada implementou um projeto, mas faltou a fiscalização eletrônica e a sinalização vertical dizendo que a faixa é exclusiva, pois não existe no Código de Trânsito Brasileiro a faixa preferencial", explica.

Segundo ele, as mudanças começarão pela Bezerra de Menezes devido à avenida já possuir a fiscalização eletrônica. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), a via possui oito câmeras, sendo quatro em cada sentido. "Antes da aplicação das notificações, vamos orientar a população a cerca das regras", frisou o órgão.

De acordo com a Etufor, o objetivo da implementação destes corredores é diminuir os tempos de viagens do usuário do transporte público. "E isso nós só vamos conseguir criando uma cultura de priorização do transporte coletivo nos usuários de automóveis", disse Ferreira.

Dados da Empresa apontam que, desde que foi implementado o corredor preferencial na Avenida Antônio Bezerra, a velocidade média dos ônibus passou de 12Km/h para 24Km/h. A expectativa é que, com a faixa exclusiva e fiscalização eletrônica esta velocidade aumente mais.

Usuária de coletivos diariamente, a pedagoga Nilmanda Dias admite as dificuldades do transporte público, mas afirma que o BRS na Bezerra de Menezes facilitou a fluidez do trânsito. "O tempo de travessia diminuiu. Os ônibus andam com maior facilidade, e as divisões de paradas também ajudaram. Não tendo que dividir o espaço com os carros de passeio, o que antes demorava de 30 a 45 minutos, hoje, ficou de 20 a 30", ressalta.

Comércio
Enquanto a notícia é boa para uns, para outros ela não é tão bem-vinda. O presidente da Associação Empresarial Avenida Bezerra de Menezes (Assembem), Udilson Castelo Leite, conta que desde que foi implementada a faixa na Bezerra, pelo menos 40 estabelecimentos fecharam. "Isso porque o acesso as lojas ficou prejudicado, poucas têm recuo na calçada para os clientes estacionarem", conta.

De acordo com ele, o projeto original previa a faixa exclusiva para ônibus no canteiro central da Bezerra de Menezes, e não nas calçadas. "Por conta disso tivemos uma queda significativa nas vendas, 50% ou mais. Porém, a atual gestão nos prometeu que até 2014 esta faixa seria mudada para o canteiro central, onde é o seu lugar", diz.

O diretor técnico da Etufor garantiu que os corredores exclusivos previstos junto ao canteiro central serão rigorosamente implementados. "No caso da Bezerra de Menezes, eles vão ser mudados para o canteiro central, porém algumas obras ainda não foram finalizadas. Mas, logo que sejam, esta mudança será feita", esclareceu Ferreira.

A Etufor também informou que há projetos em fase de finalização para mais quatro corredores exclusivos de transporte público do tipo BRS. Conforme Ferreira, as seguintes vias são contempladas na proposta: Justiniano de Serpa e Domingos Olímpio, que constitui um corredor, Terminal da Lagoa/ Centro, Avenida da Universidade até a General Sampaio e Antônio Bezerra/ Messejana.

"Ainda não há data para instalação, porém, assim que finalizados e aprovados pelo prefeito Roberto Cláudio, devem ser implementados. Isso pode ser neste ano ou não, depende somente da aprovação", reforçou.

FIQUE POR DENTRO
Entenda a diferença entre BRT e BRS
Corredores exclusivos para transporte público podem ser de dois tipos. Nos de via segregada, conhecidos como Bus Rapid Transit (BRT), só circulam ônibus com suspensão a ar ou articulado, o pagamento é fora do veículo, é totalmente acessível, o câmbio é automático ou automatizado e possui motor traseiro ou central. Oito destes devem ser implantados na Capital, segundo o secretário de Infraestrutura, Samuel Dias.

Já nos corredores que Fortaleza já possui, os Bus Rapid Sistem (BRS), só circulam os ônibus convencionais. Carros particulares só podem usar essas faixas para acessar estabelecimento no lado direito da via ou fazer conversões à direita, devendo o condutor percorrer no máximo 100m. 


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