REVOLTANTE! BEBÊ MORRE APÓS ERRO DE DIAGNÓSTICO NA UPA

Uma bebê de dois meses de idade faleceu na manhã dessa terça-feira (30), após ter sido atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Praia do Futuro. 
De acordo com a tia da vítima, Cristiane de Oliveira, a neném foi atendida no último sábado (27), com o diagnóstico de infecção intestinal. Na segunda-feira (29), a médica que realizou o atendimento teria encaminhado a bebê para casa, solicitando que ela retornasse em 48 horas, caso a medicação não melhorasse o seu quadro de saúde. Com 24 horas após ter recebido alta da Unidade, a neném faleceu. 
Segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte da criança foi pneumonia. A tia da vítima disse que a família moverá ação judicial contra a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). 
A Assessoria da Sesa enviou uma nota de esclarecimento. "A criança Liara Farias Fernandes dos Santos foi atendida pela primeira vez na UPA da Praia do Futuro há um mês, com virose e tossindo. Ela tinha apenas um mês de vida. No último sábado, 27, às 21h15 minutos ela foi atendida novamente na UPA da Praia do Futuro. Estava com diarreia e infecção intestinal. Foi tratada com soro e dipirona e a médica pediatra orientou que a mãe não desse mais o mingau de mucilon com leite em pó porque a bebê só tinha dois anos de nascida. Alimentasse a criança somente de leite materno já que a mãe tinha leite. Foi liberada para casa já sem febre, sem diarreia, sem vômitos. No domingo, 28, às 22h48min, a criança chega novamente a UPA e foi atendida de imediato porque estava com febre alta, tendo convulsão. Após dois exames de raio x, um abdominal e outro torácico, a constatação de que a criança estava cheia de mingau e com infecção intestinal. Sofreu parada cardiorespiratória", diz o comunicado.

Comentários