CRÉDITO FICA MAIS FÁCIL E BARATO PARA BONS PAGADORES A PARTIR DESTA QUINTA (01), TERÁ O CADASTRO POSITIVO

O Cadastro Positivo, que reúne informações de bons pagadores, ficará disponível para consulta a partir de amanhã para as administradoras desses dados – SPC, Serasa e Boa Vista. Atualmente, somente os bancos tem acesso às informações. Em até dois meses, comércio e consórcios poderão fazer consultas ao Cadastro. O acesso aos dados viabiliza que empresas ofereçam vantagens aos bons pagadores, como crédito mais fácil e barato.

Para usufruir dessas vantagens, o cliente precisa se cadastrar, autorizando o acesso a suas informações. De todos os dados consultados, o Cadastro disponibiliza apenas aqueles referentes a compromissos assumidos e o seu pagamento - já que a inadimplência consta no cadastro negativo. No financiamento de um carro, por exemplo, os dados disponíveis serão valor da compra, parcelas, vencimentos e pagamentos realizados.

Para Honório Pinheiro, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), o principal beneficiado será o consumidor. Ele explica que isso acontecerá porque o comércio terá acesso aos dados que indicam o baixo risco de conceder crédito ao cliente. “A principal consequência disso é a diminuição das taxas de juros ofertados aos clientes. Com os dados de que ele é um bom pagador, o setor poderá reduzir os juros, pois terá menor risco”, destaca Honório.

Com os seus dados em mãos, as empresas também podem trabalhar com crédito pré-aprovado, diminuindo a burocracia na hora da análise. “Com as transações de crédito já conhecidas pelo comércio e financeiras, os riscos serão menores”, enfatiza o presidente.

O Cadastro Positivo já está sendo abastecido pelos consumidores desde que entrou em vigor, em janeiro deste ano, após a sanção da presidente Dilma Rousseff. Esse banco de dados é o que será disponibilizado às empresas a partir de amanhã. Para se inscrever, o interessado deve acessar o site dos órgãos protetores de crédito.

Sem ônus
Para os consumidores que não desejam compartilhar suas informações, o SPC garante que não haverá restrições. Ele apenas deixará de ter benefícios segundo disse o órgão ao O POVO por meio de sua assessoria de imprensa. O SPC frisa, ainda, que o setor varejista também será beneficiado, pois terá redução na inadimplência.

O mestre em economia Ricardo Coimbra analisa que o princípio do Cadastro Positivo já foi aplicado para o empréstimo consignado.

“A possibilidade de mostrar a evolução do crédito das pessoas é uma segurança ao fornecedor. Ter só uma ou duas inadimplências é diferente de ter 20. As pessoas conseguirão captar com taxas de juros mais baixas”, explica Coimbra.

SERVIÇO

Sites para adesão ao Cadastro Positivo
SPC: http://bit.ly/11tbUnI
Serasa: http://bit.ly/13XELBm
Boa Vista: http://bit.ly/NMqZK6

Saiba Mais

Análise da credibilidade

O fornecedor do crédito analisa o cliente sob cinco principais aspectos, os chamados Cinco “C”.

Caráter: a intenção de pagar; Capacidade: histórico de vida do cliente, como estabilidade no emprego;

Capital: situação socioeconômica;

Condições: relacionamento social e comercial.

Colateral: tem a ver com as garantias a serem oferecidas pelo tomador.


Comentários