MAIS DA METADE DOS SEMÁFOROS DA CAPITAL CEARENSE SÃO MONITORADOS 24 HORAS

Fortaleza possui 654 semáforos em funcionamento, sendo 362 centralizados (ou 55,4% do total) – monitorados em tempo real, e 292 convencionais (que equivale a 44,6%). Os dados são do Controle de Tráfego Centralizado de Fortaleza (CTAFOR).

A meta do CTAFOR é maximizar a capacidade viária garantindo a fluidez do tráfego e a segurança dos motoristas e pedestres e para isso conta com a ajuda da tecnologia. “Os semáforos centralizados são sinais que possuem os chamados ‘tempos semafóricos’, marcados em tempo real com base no fluxo de carros que passam pelas vias em questão” explica Eduardo Aquino, chefe de controle de tráfego do CTAFOR. Aquino informa também que esse sistema de tempo dos semáforos é mantido por sensores instalados que detectam os carros nos cruzamentos das vias e é alterado em tempo real.
Já sobre a função das câmeras de monitoramento dos sinais, o chefe de controle de tráfego esclarece que “as câmeras são um subsídio a mais para a perfeita operação do sistema e servem como um auxílio do monitoramento, para dar alguma agilidade no caso de alguma operação específica”.
‘Onda Verde’
Por conta desses tipos de semáforos, os centralizados, existe de forma automática a aplicação da chamada ‘onda verde’ em algumas vias de Fortaleza. Isso ocorre porque o tempo de um sinal para o outro é alterado em tempo real, à medida que os carros cruzam os semáforos.
Mas existem também outros entendimentos de ‘onda verde’, dependendo das formas de utilização pela CTAFOR. “Podemos aplicar a projeção, durante o dia, que a gente tenta manter uma coordenação com esses semáforos abertos. Através do nosso sistema eu consigo abrir todo o corredor para a passagem de uma emergência, atendimentos, passagem de polícia e ambulâncias (em casos de transplante de coração, risco de morte, etc), por exemplo.”, descreve Aquino.
Já os semáforos convencionais possuem tempos diferentes, que variam ao longo do dia, os chamados ‘planos semafóricos‘. “Geralmente são oito planos ao longo do dia, definidos com base em pesquisas realizadas em campo, que identifica o volume de tráfego e com dados coletados faz-se a programação” relata o chefe de controle de tráfego que complementa ainda que “caso seja necessário, ao longo do dia ele pode ser alterado”.
Manutenção
Outra vantagem do semáforo centralizado se dá na rapidez em que ocorre sua manutenção. Ao apresentar qualquer tipo de defeito é detectado automaticamente. “Assim que ele para, por qualquer que seja o motivo, é emitido um sinal para a central e o sistema nos informa qual o problema de imediato – se lâmpada apagada, sinal queimado ou se problema no sensor” diz Aquino. Por outro lado, os convencionais são dependentes da informação. “Seja do nosso agente de campo, um vistoriador, técnicos ou agentes de trânsito e até mesmo a população, que pode avisar que está dando problema no sinal” informa Eduardo Aquino.
Twitter
Diferente de outros perfis colaborativos de trânsito em Fortaleza, onde os usuários que trazem a informação, o perfil do Twitter da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC) é alimentado por informações do CTAFOR e de agentes de campo. “Para o usuário é a informação mais confiável do que qualquer outro perfil do Twitter. É uma informação oficial, checada e postada pela AMC” arremata o chefe de controle de tráfego do CTAFOR.
Semáforos identificados
Os semáforos centralizados (ou monitorados 24 horas por dia), tem uma borda quadriculada e o nome CTAFOR no canto, enquanto os demais – ditos convencionais, tem a borda apenas em linhas amarelas, sem a aplicação do nome CTAFOR.

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