ASSOCIAÇÃO DE CONSUMIDORES PROTESTE, ALERTA O CIDADÃO PARA OS RISCOS DE SER ENGANADOS NA PROMOÇÃO 'DIA DE FRETE GRATIS' REALIZADA EM SITES COMERCIAIS



O primeiro minuto desta sexta-feira marca o início da segunda edição do “Dia do Frete Grátis”. São 40 lojas virtuais que prometem oferecer frete gratuito para locais onde o preço da entrega costuma ser mais alto, como as regiões Norte e Nordeste, assim como para produtos com volume e peso maiores.

A Proteste Associação de Consumidores, porém, alerta sobre a importância de avaliar se a compra é realmente necessária para evitar o consumismo ou endividamento. Os riscos podem ser grandes se o consumidor for atraído apenas pelo preço e esquecer-se de checar se a empresa é séria. É importante observar se as páginas de cadastro são seguras, antes de fornecer dados pessoais e o número do cartão.

O consumidor também deve pesquisar nas redes sociais e nas entidades de defesa do consumidor se há queixas não atendidas da empresa na qual deseja comprar. Não deixe de desconfiar de preços muito abaixo da média do mercado. Salve todas as etapas da compra ou imprima as telas para se documentar em caso de problemas futuros.

Condições de contratação
Também é preciso ficar atento às condições gerais de contratação. É importante identificar o fornecedor na página inicial do site, com a denominação e sua forma comercial, o endereço do estabelecimento principal, quando houver; endereço postal e o endereço eletrônico ou outro meio que possibilite contatar o fornecedor, além do CNPJ. Avalie se há uma comunicação rápida, fácil e eficiente. Verifique se há mecanismos de pagamento seguros e de fácil utilização, bem como alertas e informações sobre a segurança que esses mecanismos proporcionam.

É necessário também ter cautela quanto ao prazo de entrega e recebimento de produtos com defeito, principalmente nos períodos em que as lojas estão sobrecarregadas de pedidos. 






 

Comentários