CERCA DE 400 MULHERES CEARENSES SÃO POLICIAIS


Somente na Polícia Militar elas somam, hoje, 429 em todo o Estado, 47 oficiais e o restante é de praças, cabos, tenentes, sargentos, soldados e subtenentes. O quadro de mulheres policiais militares, no Ceará, existe desde 1994, em unidades operacionais e administrativas. No Corpo de Bombeiros, outras 22 mulheres compõem o quadro feminino das corporações militares.
A tenente Elizangela Feitosa, 38, é bacharel em Letras e já tem 18 anos na PM. Começou como sargento, depois de ser admitida através de concurso público. Hoje, o trabalho dela é fiscalizar o policiamento, acompanhando as equipes de PMs na rua. Elizangela contou que já passou por situações no trabalho onde o machismo predominou, porém, “só serviram para dar mais força no trabalho”. “Em Baturité, eu estava comandando o policiamento no Carnaval. Lembro que uma pessoa chegou onde estávamos e disse que precisava falar com o comandante, e ficou espantada quando soube que eu era o comando”.
Vinte e duas mulheres fazem parte do Corpo de Bombeiros, atualmente, em todo o Ceará. A admissão é através de concurso público e a última turma foi admitida em 2006. “O Governo já disse que pode haver concurso este ano, mas não se tem previsão de quando será esta prova”, disse, ansiosa, Lília Nascimento, 26. 

Veja esta e outras notícias também no Facebook.com/moacirnetomaracanau

Comentários