PAPA QUE RENUNCIARÁ NESTA 5ª FEIRA, DIZ QUE VIVEU MOMENTOS DE ALEGRIA E OUTROS DIFÍCEIS

Papa Bento XVI começa nesta quarta-feira, 27, sua fase final de despedidas, com a última audiência pública na Praça São Pedro; amanhã, ele deixa o cargo em definitivo


Em sua última audiência na Praça São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira, 27, o papa Bento XVI disse que em 8 anos viveu momentos de alegria e também momentos difíceis. "Estou comovido. Vejo que a Igreja está viva. O Senhor me colocou ao lado de muitas pessoas que sempre estiveram próximos a mim. A amizade dos cardeais foi essencial. Todos foram para mim uma fonte de segurança confiável", afirmou o pontífice.
Bento XVI poderá manter seu nome. Mas não seus sapatos. Em uma liturgia repleta de símbolos e protocolo, o papa começa hoje sua fase final de despedidas e amanhã abandona definitivamente o cargo. Ontem, o Vaticano anunciou que o alemão poderá conservar o nome de Bento XVI, porém, passará a ser chamado de "papa emérito".
Amanhã, Bento XVI se encontrará com cardeais, muitos dos quais apontados como seu sucessor. Às 17 horas (13 horas de Brasília), ele deixará o Vaticano e voará em um helicóptero para a casa de verão da Santa Sé, uma viagem de cerca de 15 minutos. Lá, aparecerá na janela para saudar a população local, no que deve ser sua última aparição em público. "Vou me esconder do mundo", prometeu o papa dias após ter anunciado que renunciaria.
Nesta manhã, em língua portuguesa, o papa agradeceu aos fiéis o respeito e a compreensão para sua decisão de renunciar. Para as milhares de pessoas que lotam a Praça São Pedro, Bento XVI disse que seu "papado teve águas agitadas e que confia no futuro da Igreja Católica.
O pontífice reforçou que não pretende voltar à privada. Minha decisão de renunciar ao ministério petrino não revoga a minha decisão de 19 de abril de 2005 (quando foi eleito Papa). Não regresso a vida privada, a uma vida de viagens, encontros, conferências... Não abandono a cruz, sigo um novo caminho com o Senhor Crucificado. Sigo ao serviço ao recinto de São Pedro. Bento XVI também reafirmou que tomou a decisão de renunciar ao ministério de forma "serena".

 

 

Comentários