Seu cachorro senta ereto? Veja quando é sinal de alerta

Veterinária explica os riscos reais dessa posição e quando procurar ajuda


Você já viu seu cachorro sentar sobre as patas traseiras, com o corpo ereto, imitando a postura de um suricato? A cena, embora engraçada, pode deixar alguns tutores preocupados com a saúde da coluna do pet. Mas, afinal, essa posição é prejudicial?

De acordo com a médica veterinária Juliana Hirai, especialista em fisioterapia, quando o cão adota essa postura sem apoio, é sinal de que sua musculatura abdominal e paravertebral está bem fortalecida. Esses músculos atuam como um suporte natural, protegendo a coluna mesmo quando o animal fica na posição vertical.

Além disso, como essa postura geralmente ocorre quando o pet está parado, o impacto sobre a coluna é mínimo, reduzindo os riscos de lesões ou desconfortos. Portanto, se o seu cachorro costuma sentar-se assim, não há motivo para preocupação – pelo contrário, é um indicativo de boa condição muscular.

Quando ficar atento?

Apesar de ser um comportamento normal em muitos casos, é importante observar se o cão apresenta sinais de dor, dificuldade para se movimentar ou se adota a postura devido a algum desconforto. Nesses casos, a orientação é procurar um veterinário para uma avaliação detalhada.

Raças que mais adotam a postura

Algumas raças, como o Jack Russell Terrier, são mais propensas a sentar-se nessa posição, muitas vezes para observar o ambiente com maior atenção. Em 2021, uma cadela da raça Dachshund, apelidada de "suricata salsicha", viralizou nas redes sociais por seu hábito de "espionar" a vizinhança da janela.

Juliana Hirai reforça que a postura é segura quando o animal a mantém de forma natural e confortável.

"Se o cão consegue ficar nessa posição sem apoio, significa que sua musculatura está bem desenvolvida para sustentá-lo" , explica.

(Com informações do iG)

#Artigo_semanal_em_22_07_2025

PORQUE A PREFEITURA DE MARACANAÚ NÃO TEM INTERESSE DE PARTICIPAR DA PROVA NACIONAL DOCENTE (PND)? IGUAL A 37 MUNICÍPIOS CEARENSES, GARANTINDO A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES MAIS PREPARADOS? PARA ESTUDANTES E A CIDADE SE DESTACAREM NO RANKING NACIONAL DA EDUCAÇÃO E A POPULAÇÃO TER MAIS QUALIDADE DE  VIDA?

A educação pública precisa cada vez mais realizar mudanças para que se tenha um ensino-aprendizagem que garanta a devida qualidade. Contudo, têm cidades que parecem não estar nem aí para isso. Mesmo a gestão propagandeando outra realidade na educação pública municipal, chega o momento que as suas atitudes demonstram  a falta do devido compromisso, para com a população. Quando a cidade não participa de uma Prova Nacional Docente (PND), deduz-se que não quer professores mais capacitados. Prefere contratar de forma que apadrinhados de políticos sejam beneficiados, não se importando pela a qualidade de ensino, pois percebe-se que há uma necessidade de uma maior capacitação dos professores, e a não participação  de uma seleção mais transparente, e nem tem um currículo mais robusto, isso não é bom, já que faz toda a diferença.

Nem quando é ofertado um processo seletivo sério e transparente, que não vai custar nada para a Prefeitura de Maracanaú, esta não aderiu o PND, que vai acontecer no dia 26 de outubro. Perde uma oportunidade de demonstrar também que está muita interessada em parcerias com o Ministério da Educação, para conseguir atender a população que reclama muito das condições do ensino público municipal. Sem haver um hábito de ter professores mais qualificados, somado a infraestrutura das escolas que deixa muita a desejar, a cidade está fazendo com que o índice escolar de Maracanaú não seja o que deveria. A partir de quando o grupo político que está há mais de 20 anos no poder, em Maracanaú, vai oferecer educação pública digna de uma cidade que tem grande arrecadação e centenas de milhares de habitantes? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 



Comentários