Logo quando passam a fazer parte da família, os cachorros costumam escolher o seu "humano de estimação", aquele preferido que o rabinho balança mais rápido e pelo qual o pet dedica intenso afeto.
De acordo com especialistas em comportamento animal, a ligação mais intensa nasce da repetição de experiências positivas. O cachorro se aproxima de quem interage com ele de forma calma e respeitosa, gosta de brincar e está presente nos momentos difíceis.
Além disso, o olfato e a audição dos cães ajudam na escolha. Cada humano tem o seu cheiro e comportamento único, isso favorece para que o animar aprenda e identifique a associar o afeto, de acordo com o Uol.
Dou todo o cuidado mas não sou o preferido, e agora?
As pessoas responsáveis pelo bem-estar do mascote, na maioria das vezes, são eleitas o humano número um da casa. No entanto, existe a exceção. Alguns tutores ficam ressentidos por acreditar não estarem sendo reconhecidos pelo pet.
— Os critérios de seleção da mente rudimentar de um animal são intimamente relacionados à sobrevivência. Sendo assim, é verdade que o pet nutre especial interesse no par de pernas compridas que traz o alimento. Se ele não precisa caçar para manter-se vivo, já é meio caminho andado para viver atrás do dono da comida, mas não é apenas isso — explica Daisy Vivian, médica veterinária.
Depois de anos na mesma família e interagindo com os integrantes dela, os pets, porém, podem ter novos "humanos favoritos":
— De repente alguns pets se apaixonam pela namorada do filho ou pela nova empregada. Ingratidão? Em hipótese alguma. Assim como os humanos, cães e gatos também estão permeáveis a novos relacionamentos, e mais uma vez a afinidade fala mais alto.
Cães de segurança têm mais dificuldades
Animais destinados à segurança da casa, que foram criados com pouca interação, podem ter dificuldades para se adaptar a entrada de novas pessoas na família, explica a especialista.
Dessa forma, a questão do afeto não se sobrepõe à desconfiança, sentimento que pode permanecer por várias semanas ou até mesmo a vida toda.
— Uma outra forma do recente integrante ser aceito é por meio da alimentação. Um cão de guarda identifica a importância de quem o alimenta, permitindo sua aproximação. Mas, ainda assim, isso pode se mostrar insuficiente para garantir uma relação harmoniosa ou segura — pondera Daisy.
(Com informações do GZH)
#Artigo_semanal_em_22_07_2025
PORQUE A PREFEITURA DE MARACANAÚ NÃO TEM INTERESSE DE PARTICIPAR DA PROVA NACIONAL DOCENTE (PND)? IGUAL A 37 MUNICÍPIOS CEARENSES, GARANTINDO A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES MAIS PREPARADOS? PARA ESTUDANTES E A CIDADE SE DESTACAREM NO RANKING NACIONAL DA EDUCAÇÃO E A POPULAÇÃO TER MAIS QUALIDADE DE VIDA?
A educação pública precisa cada vez mais realizar mudanças para que se tenha um ensino-aprendizagem que garanta a devida qualidade. Contudo, têm cidades que parecem não estar nem aí para isso. Mesmo a gestão propagandeando outra realidade na educação pública municipal, chega o momento que as suas atitudes demonstram a falta do devido compromisso, para com a população. Quando a cidade não participa de uma Prova Nacional Docente (PND), deduz-se que não quer professores mais capacitados. Prefere contratar de forma que apadrinhados de políticos sejam beneficiados, não se importando pela a qualidade de ensino, pois percebe-se que há uma necessidade de uma maior capacitação dos professores, e a não participação de uma seleção mais transparente, e nem tem um currículo mais robusto, isso não é bom, já que faz toda a diferença.
Nem quando é ofertado um processo seletivo sério e transparente, que não vai custar nada para a Prefeitura de Maracanaú, esta não aderiu o PND, que vai acontecer no dia 26 de outubro. Perde uma oportunidade de demonstrar também que está muita interessada em parcerias com o Ministério da Educação, para conseguir atender a população que reclama muito das condições do ensino público municipal. Sem haver um hábito de ter professores mais qualificados, somado a infraestrutura das escolas que deixa muita a desejar, a cidade está fazendo com que o índice escolar de Maracanaú não seja o que deveria. A partir de quando o grupo político que está há mais de 20 anos no poder, em Maracanaú, vai oferecer educação pública digna de uma cidade que tem grande arrecadação e centenas de milhares de habitantes? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário