Como eliminar o mau cheiro do sofá com ingredientes que você já tem em casa

Sofá de tecido pode acumular odores fortes no dia a dia, mas dá para eliminar e prevenir com soluções caseiras acessíveis e fáceis de aplicar


Quem tem sofá de tecido em casa sabe que basta o uso contínuo, um dia mais quente ou a presença constante de pets para ele começar a apresentar um odor nada agradável. Isso acontece porque o tecido funciona como uma esponja, absorvendo o suor, os pelos, os resíduos da pele e até mesmo cheiros de comida. Além disso, a falta de ventilação e a limpeza inadequada favorecem a proliferação de bactérias que intensificam esse cheiro.

boa notícia é que dá para combater esse problema com soluções caseiras e baratas. Nada de lavar o sofá inteiro toda semana ou gastar com produtos caros, vinagre de álcool, bicarbonato de sódio e alguns óleos essenciais já fazem um excelente trabalho quando usados da forma certa.

Como eliminar o mau cheiro do sofá

Para neutralizar o cheiro do seu sofá, siga as instruções:

  • comece com a aplicação de vinagre de álcool branco;
  • borrife uma mistura de uma parte de vinagre para duas de água sobre toda a superfície do sofá;
  • depois, polvilhe bicarbonato de sódio sobre o tecido e deixe agir por pelo menos 20 minutos (o ideal é de 1 a 2 horas);
  • para finalizar, pingue de 5 a 10 gotas de óleo essencial (como lavanda, eucalipto ou capim-limão) diluído em água e borrife levemente sobre o sofá.

O vinagre age como desinfetante natural, eliminando bactérias e neutralizando odores e o cheiro forte do vinagre some após alguns minutos, além disso o bicarbonato ajuda a absorver a umidade e os odores impregnados.

Esses passos podem ser feitos a cada 15 dias ou sempre que o cheiro começar a incomodar.

Rotina semanal para manter o sofá sempre limpo e cheiroso

Mesmo sem cheiro forte, vale a pena adotar uma rotina rápida de cuidados semanais. Aspire bem o sofá para retirar pelos e sujeiras invisíveis, especialmente nas laterais e entre as almofadas. Se possível, abra janelas para ventilar a sala e permitir que o tecido “respire”.

Use um pano levemente umedecido com vinagre diluído em água para passar nas partes mais usadas, como os braços do sofá e o encosto. Caso prefira um perfume leve, borrife uma solução com água e algumas gotas de óleo essencial, sempre a uma distância de 30 centímetros do tecido.

Essa rotina, somada à limpeza mais profunda com bicarbonato a cada 15 dias, evita o acúmulo de odores e dá aquela sensação de frescor ao sentar no sofá.

(Com informações do Estado de Minas)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_07_07_2025

POPULAÇÃO DE MARACANAÚ TEM RAZÃO EM SE REVOLTAR COM O VALOR ALTÍSSIMO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PONTE, NO LIMITE COM PACATUBA, JÁ QUE DAVA PARA CONTINUAR OUTRAS OBRAS PARADAS EM MARACANAÚ: NOS QUATRO CANTOS DA CIDADE, CITADAS PELOS MORADORES INDIGNADOS, NA REDE SOCIAL DA PREFEITURA

Não dá para ficar calado com um descaso. Pois, já basta a grande falta de empatia, ética etc. de uma gestão municipal e do representante da cidade no Poder Legislativo Estadual. A população não aguenta calada, quando ver publicações que alardeiam a liberação de verba pública de alto valor para a construção de uma nova obra, se nos quatro cantos das cidades tem obras paradas, e outras precisando urgentemente começar a ser realizadas. Os/as maracanauenses têm o direito de que primeiro haja a conclusão das obras paradas, e quando for anunciar a construção de mais uma obra, seja um valor justo. Para poder ter recursos que dê continuidade a outras obras na cidade. A gestão tem que se destacar realizando muitas obras ao mesmo tempo, e jamais colocar muitos recursos só em uma obra. Que as pessoas já percebem na hora, assim que tem acesso a uma publicação, que é muito dinheiro para uma obra. PONTE DE MADEIRA ENTRE MARACANAÚ E PACATUBA POR MAIS DE R$ UM MILHÃO E MEIO, É REVOLTANTE. Em vez de uma quantia de recursos públicos só para uma nova obra a ser construída, poderia dividir o valor para retomar as outras obras paradas na cidade. Ou seja, priorizando-as, ao contrário, quando vai ser concluída uma obra de maior necessidade da população? Uma gestão que não tá nem aí para concluir obras é incompetente, e a população tem mesmo que se revoltar contra ela. Tem que detonar nos comentários nas redes sociais da prefeitura mesmo, compartilhar, denunciar a imprensa etc.  Já que é impossível ficar imóvel com tanta incapacidade de gerir os recursos públicos da forma devida. Ou má fé, querer tirar proveito político anunciando uma nova obra, se não foi concluída nem as que iniciaram antes. Porque com 20 anos depois um mesmo grupo político, em Maracanaú, continua agindo erradamente desse jeito? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 



Comentários