Poucos aromas são tão acolhedores quanto o de pão assando no forno, preenchendo a cozinha com uma sensação de conforto e sabor caseiro. A textura macia e o calor de cada fatia tornam qualquer refeição mais especial, seja no começo do dia ou naquele intervalo da tarde. Para trazer essa experiência para a sua mesa sem complicações, reunimos 5 receitas rápidas de pães para fazer em casa, que combinam praticidade e sabor em cada preparo. Confira!
Pão de batata com requeijão cremoso
Ingredientes
45 g de fermento biológico fresco
2 xícaras de chá de água morna
500 g de batata cozida e espremida
2 colheres de sopa de açúcar
200 g de requeijão cremoso
1 colher de sopa de sal
1 xícara de chá de óleo
1 kg de farinha de trigo
2 gemas de ovo
1 ovo batido
Modo de preparo
Em um recipiente, misture o fermento, o sal e o açúcar até obter uma mistura líquida. Acrescente o óleo, a água, a batata e as gemas de ovo e misture até ficar homogêneo. Adicione a farinha de trigo aos poucos e sove até desgrudar das mãos. Faça bolinhas e deixe crescer por 20 minutos. Abra as bolinhas, coloque uma porção de requeijão cremoso no centro e feche. Disponha os pãezinhos em uma assadeira e deixe crescer por 20 minutos. Pincele com o ovo e leve ao forno médio preaquecido por 25 minutos. Sirva em seguida.
Pão doce com canela e uva-passa
Ingredientes
500 g de farinha de trigo
10 g de fermento biológico seco
1 xícara de chá de leite morno
3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de chá de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de sopa de canela em pó
1/2 xícara de chá de uva-passa
1 ovo batido
Manteiga para untar
Modo de preparo
Em um recipiente, misture o fermento com o leite morno e o açúcar e deixe descansar por 10 minutos. Acrescente a manteiga, o sal e a farinha de trigo aos poucos, sovando a massa até ficar macia. Misture a canela e a uva-passa. Modele bolinhas ou um pão único, coloque em assadeira untada com manteiga e deixe crescer por 40 minutos. Pincele com o ovo batido e leve ao forno médio preaquecido por 30 minutos. Sirva em seguida.
Pão de cebola com crosta crocante
Ingredientes
1/2 xícara de chá de água morna
7 g de fermento biológico seco
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de óleo
Óleo para untar
1 cebola fatiada finamente
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
Farinha de trigo para enfarinhar
Modo de preparo
Em uma tigela grande, misture a água morna com o fermento e o açúcar. Mexa até dissolver e deixe descansar por cerca de 10 minutos, até formar espuma (fermentação ativa). Adicione o óleo, o sal e cerca de 2 xícaras de chá de farinha de trigo. Misture com colher de pau até formar uma massa ligeiramente pegajosa. Aos poucos, incorpore a farinha de trigo restante até a massa desgrudar da tigela.
Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada com farinha de trigo e sove à mão por aproximadamente 5 a 8 minutos, até a massa ficar lisa e elástica. Forme uma bola. Unte uma tigela com óleo, coloque a massa e cubra com plástico-filme ou pano limpo. Deixe crescer em local morno por cerca de 1 hora, até dobrar de volume.
Enquanto isso, aqueça uma frigideira em fogo médio, adicione a manteiga e refogue a cebola fatiada com uma pitada de sal até ficar dourada e macia (cerca de 10 a 15 minutos). Reserve para esfriar. Após o crescimento, transfira a massa novamente para superfície enfarinhada, abra em formato de retângulo e espalhe a cebola refogada por toda a superfície. Dobre e enrole levemente, incorporando-a uniformemente à massa. Modele em forma de pão e transfira para uma forma de pão untada com óleo.
Cubra com pano limpo e deixe crescer por mais 40 minutos, até quase dobrar de volume novamente. Leve ao forno preaquecido a 190 °C por 35 a 40 minutos, ou até a crosta ficar dourada e o interior soar oco ao bater a base do pão. Retire do forno e aguarde pelo menos 10 minutos antes de fatiar. Sirva em seguida.
Pão de queijo de assadeira
Ingredientes
3 ovos
125 ml de leite
100 ml de óleo
Sal a gosto
250 g de polvilho doce
200 g de queijo muçarela ralado
1 colher de sopa de fermento
Óleo para untar
Modo de preparo
Bata no liquidificador os ovos, o leite, o óleo, o sal e o polvilho. Coloque em um recipiente e misture com o queijo e o fermento. Transfira a mistura para uma forma com um buraco no centro untada com óleo. Leve ao forno médio preaquecido por 45 minutos. Sirva em seguida.
Pão de ervas e parmesão
Ingredientes
500 g de farinha de trigo
10 g de fermento biológico seco
1 xícara de chá de água morna
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de ervas secas (orégano, tomilho e alecrim misturados)
Óleo para untar
Modo de preparo
Em uma tigela, misture o fermento com a água morna, o açúcar e 1 colher de sopa de farinha de trigo. Deixe descansar por 10 minutos até espumar. Acrescente o sal, o azeite, o restante da farinha de trigo e sove até formar uma massa lisa. Misture as ervas e o parmesão na massa. Modele uma bola, cubra e deixe crescer por 30 minutos. Faça cortes superficiais, polvilhe mais parmesão e coloque em uma assadeira untada com óleo. Leve ao forno médio preaquecido por 30 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.
(Com informações do Terra Online)
#Artigo_semanal_em_22_07_2025
PORQUE A PREFEITURA DE MARACANAÚ NÃO TEM INTERESSE DE PARTICIPAR DA PROVA NACIONAL DOCENTE (PND)? IGUAL A 37 MUNICÍPIOS CEARENSES, GARANTINDO A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES MAIS PREPARADOS? PARA ESTUDANTES E A CIDADE SE DESTACAREM NO RANKING NACIONAL DA EDUCAÇÃO E A POPULAÇÃO TER MAIS QUALIDADE DE VIDA?
A educação pública precisa cada vez mais realizar mudanças para que se tenha um ensino-aprendizagem que garanta a devida qualidade. Contudo, têm cidades que parecem não estar nem aí para isso. Mesmo a gestão propagandeando outra realidade na educação pública municipal, chega o momento que as suas atitudes demonstram a falta do devido compromisso, para com a população. Quando a cidade não participa de uma Prova Nacional Docente (PND), deduz-se que não quer professores mais capacitados. Prefere contratar de forma que apadrinhados de políticos sejam beneficiados, não se importando pela a qualidade de ensino, pois percebe-se que há uma necessidade de uma maior capacitação dos professores, e a não participação de uma seleção mais transparente, e nem tem um currículo mais robusto, isso não é bom, já que faz toda a diferença.
Nem quando é ofertado um processo seletivo sério e transparente, que não vai custar nada para a Prefeitura de Maracanaú, esta não aderiu o PND, que vai acontecer no dia 26 de outubro. Perde uma oportunidade de demonstrar também que está muita interessada em parcerias com o Ministério da Educação, para conseguir atender a população que reclama muito das condições do ensino público municipal. Sem haver um hábito de ter professores mais qualificados, somado a infraestrutura das escolas que deixa muita a desejar, a cidade está fazendo com que o índice escolar de Maracanaú não seja o que deveria. A partir de quando o grupo político que está há mais de 20 anos no poder, em Maracanaú, vai oferecer educação pública digna de uma cidade que tem grande arrecadação e centenas de milhares de habitantes? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário