Tem pior e melhor? Veja 10 posições de dormir que afetam sua saúde

É sabido que sem conforto, segurança e boa postura durante o sono, a probabilidade de se ter ou piorar vários quadros clínicos, como dor nas costas, dificuldade respiratória, refluxo, ronco, apneia, é maior


Sua saúde física e mental depende muito da forma como você passa a noite deitado, sabia? Enquanto dormir bem pode trazer benefícios, dormir mal, problemas.

Não existe posição certa para dormir, isso é muito individual. Porém, é sabido que sem conforto, segurança e boa postura durante o sono, a probabilidade de se ter ou piorar vários quadros clínicos, como dor nas costas, dificuldade respiratória, refluxo, ronco, apneia, é maior.

Por isso, é importante mudar os hábitos e treinar o corpo para dormir melhor. Veja a seguir algumas posições de dormir, seus efeitos e como melhorar sua saúde e qualidade do sono:

1. Dormir de bruços

Ao dormir assim, de barriga para baixo, podemos sentir dores no pescoço e na parte inferior da coluna, que possui uma curva natural chamada lordose e fica tensionada e desalinhada. Fora que dormir de bruços pode prejudicar a circulação e a respiração, pois o tórax fica apertado contra o colchão e o rosto, virado, de lado.

Uma alternativa é usar um travesseiro mais fino ou nenhum travesseiro, para evitar que a cabeça fique muito elevada, e colocar outro travesseiro, mais fino, sob o quadril e a barriga, para diminuir a pressão na coluna. Mas, ainda assim, é a posição mais desaconselhada.

2. Em queda livre

Sabe posição de quem salta de paraquedas? Pois dormir assim, com os braços ao redor do travesseiro e a cabeça de lado, pode desencadear, para além do que já foi citado quando se dorme de bruços, risco de ronco e apneia (porque língua e amígdalas obstruem a passagem de ar na faringe) e torcicolo, devido à contração muscular muito forte na região da cervical.

Quanto a benefícios, poderia em alguns casos favorecer a digestão e diminuir o acúmulo de gases, porque o sistema digestivo fica "esticado". Haveria também relação com uma personalidade mais aberta, lúdica, sociável e extrovertida. Por outro lado, ansiosa e impulsiva.

3. Barriga para cima

Apesar de evitar rugas no rosto, pois não há pressão sobre a pele, e promover o relaxamento, pode favorecer o ronco e a apneia —e aumento do risco de hipertensão, arritmia, AVC, infarto—, pois os tecidos moles da boca acabam cedendo. Além de anteriorização da cabeça e hipercifose (corcunda), se o travesseiro for alto, e dor no fundo das costas, porque a lombar é pressionada e sobretudo sendo obeso.

Para dormir assim e não sentir dores, vale usar o travesseiro mais baixo, e, se possível, com um rolinho sob os joelhos, para ajudar o alinhamento dos quadris e reduzir a tensão na lombar.

4. Totalmente reto

Quem dorme com a barriga para cima, os braços retos, alinhados com as pernas, igualmente esticadas, na medicina do sono é conhecido como "soldado". Do ponto de vista mental, essa posição indicaria um comportamento mais calmo, reservado e disciplinado, sobretudo quando a pessoa consegue passar a noite inteira assim, denotando pouca ou nenhuma agitação. Mas é recomendado aos "soldados" que tentem se virar de lado para evitar roncos e apneia do sono.

5. Corpo de lado

Dormir nessa posição, ainda mais do lado direito e com as pernas pouco flexionadas e um travesseiro entre elas, ajuda a aliviar a coluna lombar. Quanto à cervical, para não entortar e intensificar dores locais e antecipar ou agravar hérnia de disco, compressão de nervos e danos neurológicos, é preciso um travesseiro que preencha bem o espaço entre o ombro e o pescoço.

Estudos sugerem que a posição lateral ainda evitaria doenças como Parkinson e Alzheimer e auxiliaria na redução da gravidade da apneia. Se for do lado esquerdo, pode ajudar na digestão e redução do risco de refluxo e melhorar o sono das grávidas, pois evita a compressão da veia cava inferior, que leva o sangue ao coração, além de ajudar a oxigenação para a mãe e o bebê.

6. Posição fetal

É uma das mais comuns entre as pessoas, que dessa forma se sentem seguras e relaxadas durante o sono. Além disso, pode aliviar a dor nas costas e na ciática, pois mantém a coluna alinhada e reduz a pressão no nervo ciático. Porém, essa posição tem algumas desvantagens. Dormir todo encolhido pode causar dores no pescoço e dificuldade na respiração, pois as vértebras cervicais e a caixa torácica ficam comprimidas, além de prejuízos na circulação.

Para dormir melhor na posição fetal, é recomendável estender pelo menos uma perna, colocar uma almofada entre os joelhos e usar travesseiro firme e ajustado à cabeça. Também variar a posição de sono ao longo da noite, para evitar tensões e dores.

7. De conchinha

Dormir abraçado com o parceiro pode ter vários benefícios para a saúde física e mental, mas também alguns inconvenientes. Em se tratando de prós, aumenta a oxitocina, o hormônio do amor, que promove relaxamento, bem-estar e felicidade no relacionamento.

Em contrapartida, pode causar insônia, fadiga, dores, se o parceiro roncar, se mexer muito ou tiver hábitos de sono diferentes. Sob o peso do parceiro, o braço ainda tem a circulação e os nervos afetados.

8. Estrela-do-mar

Conhece alguém que dorme todo esparramado na cama, com os braços e a barriga para cima e as pernas abertas? Pois esse jeito de dormir denota que o indivíduo pode estar passando por momentos de grande exaustão, além de priorizar espaço, liberdade. Se por um lado, promove o relaxamento do corpo, por outro pode causar os mesmos problemas de se dormir de costas, e com os braços por cima da cabeça tensão na musculatura dos ombros, pescoço e tórax.

9. Orador - ou múmia

Esse termo não tem a ver com o ato de se falar enquanto dorme (sonilóquio), mas com a posição de corpo de lado, pernas retas e braços esticados para frente, como discursando —ou imitando uma múmia. Poderia sugerir uma inclinação, ou abertura para o outro, mas o que se sabe realmente é que braços muito tempo esticados podem sofrer distensão, tendinite e lesão do plexo-braquial, ou seja, da rede de nervos motores, gerando dormências ou formigamentos.

10. Tronco reto

É classificada dessa forma a posição deitado de lado, com os braços e as pernas estendidos para baixo, com o tronco reto. É uma variante da posição "soldado", mas não tão rígida. Segundo pesquisas, quem dorme assim deixa a coluna alinhada, melhora a circulação e a respiração, previne ronco e apneia. Mas é importante usar travesseiro na altura do ombro, para evitar que a cabeça fique torta, e outro entre os joelhos, para alinhar as pernas com o tronco.

Fontes: Alberto Gotfryd, ortopedista e especialista em coluna pelo Hospital Albert Einstein (SP); Ellen Sodré, otorrinolaringologista do Hospital BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; e Júlio Barbosa, médico pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e neurocirurgião.

(Com informações do UOL)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_22_04_2024

SE NÃO BASTASSE DISPONIBILIZAR FARDAMENTO SÓ EM ANO DE ELEIÇÃO, PREFEITURA DE MARACANAÚ PARECE ACHAR POUCO A HUMILHAÇÃO E NÃO ENTREGA O TAMANHO CERTO, E NEM DUAS UNIDADES DE CADA PEÇA; CHEFES DE FAMÍLIAS COM MUITA INDIGNAÇÃO PORQUE ESTUDANTES VÃO TER QUE TODOS OS DIAS, DURANTE ANOS, USAREM UMA MESMA PEÇA DE ROUPA DETONAM A GESTÃO MUNICIPAL, NAS REDES SOCIAIS

Quando a gestão pública não tem o compromisso devido com a população, essa é capaz de mesmo tendo uma grande condição de realizar um serviço público razoável acaba é por deixar muito a desejar e a população indignada, principalmente quando esta passa anos esperando por uma ação da gestão pública, que deveria ser todos os anos. Tem grupo político que mesmo passando muito tempo no poder nunca faz as coisas da forma devida, até mesmo quando uma prefeitura é uma das que mais arrecadam no Estado, por exemplo. Uma má gestão municipal ela é capaz de não está nem aí até com uma área que é um dos pilares da gestão pública, como está acontecendo na educação pública municipal em Maracanaú. ALÉM DAS ESCOLAS E CRECHES COM INFRAESTRUTURA, CONDIÇÕES DE ENSINO E MERENDA ESCOLAR QUE DEIXAM MUITO A DESEJAR, ESTUDANTES NÃO ESTÃO TENDO O SEU DIREITO DE SE VESTIR DIGNAMENTE? Pois é! A prefeitura que parece que comprou fardamento praticamente com tamanho único, e as mães, nas redes sociais, dizem que seus filhos estão se sujeitando a vestirem peças de roupas enormes, e tem casos também que o fardamento fica apertado demais. É muita falta de compromisso, empatia e respeito com a população, pois é possível disponibilizar esse fardamento da forma correta, basta saber dos estudantes e seus responsáveis o tamanho que vestem, bastando  realizar um levantamento durante alguns dias. Para só depois a prefeitura realizar a compra. Era para todos anos ter novo fardamento para estudantes da Rede Pública Municipal, em Maracanaú. O que motivaria mais os estudantes irem para a escola todos os dias. É um absurdo esses já saírem de casa frustrados com um fardamento que devem vestir só porque é obrigatório. Para chegar na escola e não ter as devidas condições para estudarem: infraestrutura, condições de ensino e merenda escolar precárias, isso tudo acontece numa cidade que arrecada uma imensidão. Por isso Maracanaú, vergonhosamente, não se destaca na educação pública. Desta forma, o grupo político que está há duas décadas na prefeitura de Maracanaú continua tirando um bom futuro de dezenas de milhares de maracanauenses, que não tiveram e nem estão tendo a formação escolar digna de uma cidade Polo Industrial. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários