Sono irregular em crianças é associado a alimentação menos saudável

Crianças em idade pré-escolar que dormem ou acordam tarde têm uma alimentação menos saudável aos sete anos de idade, sendo o impacto mais negativo nos meninos


Pesquisadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), em Portugal, descobriram que crianças com horários de sono irregulares correm o risco de desenvolver padrões alimentares menos saudáveis. O estudo envolveu 5.286 crianças.


De acordo com um comunicado divulgado pelo Instituto da Universidade do Porto nesta sexta-feira, 12 de abril, a pesquisa, publicada no Journal of Sleep Research, teve como objetivo avaliar a influência, ao longo dos anos, da duração do sono e dos horários de dormir e acordar na adesão a padrões alimentares menos saudáveis aos sete anos de idade. Liderado pela pesquisadora Sofia Vilela, o estudo utilizou dados da 'coorte' Geração XXI do ISPUP.


Aos quatro anos, as crianças foram divididas em dois grupos, baseados nas recomendações da Fundação Nacional do Sono Americana: sono noturno de curta duração (menos de 10 horas) e sono noturno de, pelo menos, 10 horas. Os pesquisadores também criaram quatro categorias relacionadas aos horários de dormir e acordar.


O estudo conclui que, independentemente da duração do sono, crianças que aos quatro anos iam dormir tarde (após as 21h45) e acordavam tarde (após as oito horas) tinham maior propensão a seguir uma alimentação rica em alimentos de alta densidade energética aos sete anos. Esse efeito foi mais pronunciado nos meninos, onde uma duração curta de sono aos quatro anos também foi associada a uma alimentação de pior qualidade aos sete.

Segundo a pesquisa, horários mais tardios de dormir e acordar são preditores de uma alimentação menos saudável na infância. Crianças em idade pré-escolar que dormem ou acordam tarde têm uma alimentação menos saudável aos sete anos de idade, sendo o impacto mais negativo nos meninos.

Citada no comunicado, a pesquisadora Sofia Vilela, do Laboratório associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Pública, destaca que "os horários de dormir mostraram mais associações consistentes do que a duração do sono em relação a padrões alimentares obesogênicos". "Os resultados desta investigação destacam que a hora de dormir e acordar são fatores importantes a serem considerados pelos profissionais de saúde, pais e jovens, mais até do que a duração total do sono", acrescenta.

(Com informações do R7)


#Artigo_Semanal_em_15_04_2024

GESTÃO MUNICIPAL NA EDUCAÇÃO, EM MARACANAÚ, É UM DESCASO ATÉ EM ESCOLA DE MODELO CÍVICO-MILITAR; POPULAÇÃO DETONA PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS, FICANDO EVIDENTE QUE TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS ESTÁ UM CAOS, O QUE PODE TER EFEITO CONTRÁRIO NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS

Quando na gestão pública tem falta de empatia dos gestores, sempre será visto um tratamento desumano à disposição da população. Sempre as coisas vão ser feitas de um jeito que pode acontecer de uma ação colocada em prática, que parece ser um feito extraordinário, mas é praticada a antiética por uma gestão municipal, por exemplo, o que deveria ser muito benéfico para a população, se torna algo de muita indignação. Com a população sofrendo cada vez mais. Em Maracanaú, que a Educação Municipal há muito tempo é um caos, desde quando começou a ser disponibilizadas algumas escolas de Tempo Integral, a crítica da população é muito grande. Isso porque a condição das escolas é bastante precária. O que em vez dos estudantes terem um ensino de maior qualidade, o que se ver são estes passando por “maus bocados”. Ao ter que passar o dia na escola sem as mínimas condições para uma escola de Tempo Integral, segundo o MEC. NEM AS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES QUE SE PENSA QUE SÃO EXCELENTES, EM MARACANAÚ PRESTA, SEGUNDO DENUNCIAS DA POPULAÇÃO NAS REDES SOCIAIS. Pois é! A população estar indignada com mais uma grande mentira da Prefeitura, que publicou recentemente uma notícia sobre a quarta escola Cívico-Militar que surgiu em Maracanaú. Pessoas que conhecem a realidade da escola, dizem que a escola não tem condição nenhuma para Tempo Integral: Que até a água tem gosto de lama; Não tem banheiros com uma condição necessária para os estudantes tomar banho; Não tem condições de realizar as atividades extraclasse que são necessárias em uma escola de Tempo Integral; O fardamento é de péssima qualidade e o tamanho não é do que estudantes deveriam ter; A alimentação deixa muito a desejar, e o estudante não pode levar uma melhor para a escola; Que tem profissionais recebendo salários só a cada 45 dias; Falta energia constantemente; e as salas são superlotadas e quentes. POR QUE PRATICAMENTE TUDO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE MARACANAÚ NÃO É FEITO COMO DEVERIA? Então, nem as novas estratégias para que se melhore a educação escolar né? Como o Tempo Integral que o MEC estar buscando ampliar por  todo o País. Em Maracanaú, percebe-se que é por falta de capacidade do grupo político que está no poder. Além de falta de ética, falta empatia e há menosprezo para com a população. O que se vê são recursos públicos sendo gastos com uma imensidão de funcionários públicos que entraram por indicação (que muita gente mora fora e é ligada a políticos de outras cidades), gastos enormes com festas, futebol profissional e obras que não têm muita necessidade. Dessa forma, acaba faltando R$ milhões para ter escolas públicas com as devidas condições, prejudicando o direito das crianças de ter educação escolar com as condições que a Constituição de 1988 define. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 



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